Já parou para pensar no quanto os seus hábitos de vida e de consumo impactam o meio em que você vive e até além dele? Se sim, quais trocas sustentáveis poderiam se encaixar na sua rotina?
Fazer esses questionamentos no momento atual mantém a consciência em alerta para o desperdício que gera toneladas de lixo por dia, o consumo desenfreado, o descarte inadequado de materiais e o problema de espaço em lixões e aterros sanitários.
Sabia que existe uma “ilha de lixo” três vezes maior que o território da França que bóia pelo Oceano Pacífico? E que o deserto do Atacama é um grande lixão de roupas descartadas pelos Estados Unidos e países da Europa e Ásia?
Sem falar do desperdício de energia que, só no Brasil, é de 43 terawatt-hora (TWh) por ano, um volume que abasteceria 20 milhões de casas.
O planeta já tem quase 8 bilhões de pessoas e se cada uma se propor a ter uma rotina sustentável, fazendo pequenas mudanças no dia a dia, o resultado total terá um impacto bastante positivo.
Que tal influenciar aqueles que estão perto de você a adotar mudanças simples no cotidiano? Listamos neste artigo cinco trocas sustentáveis que fazem a diferença para o planeta.
Continue a leitura e confira!
Quais trocas sustentáveis incluir na rotina?
De acordo com o estudo ‘Healthy & Sustainable Living’ da GlobeScan, divulgado em 2021, as pessoas se preocupam hoje, mais do que nunca, com os problemas ambientais, incluindo poluição da água, esgotamento dos recursos naturais, mudança climática, poluição do ar e perda de biodiversidade.
Ter uma rotina saudável é um desejo de 47% dos entrevistados que afirmam querer mudar “muito” o estilo de vida que levam. Porém, apenas 23% realizaram mudanças efetivas nessa direção.
Listamos exemplos de trocas sustentáveis que você pode fazer nos seus hábitos diários para diminuir a lacuna entre ideia e prática. Confira!
1. Priorize itens biodegradáveis
Um produto biodegradável significa que ele é fabricado com material que se decompõe no meio ambiente, ou seja, não gera resíduo e causa menos impacto ambiental.
Essa é uma das trocas sustentáveis possíveis em diversas categorias, como produtos de limpeza, utensílios de cozinha, itens de higiene pessoal, embalagens (bioplástico), entre outros.
Na hora da compra, fique atento às informações do rótulo dos produtos para ter certeza de que são realmente biodegradáveis. Algumas sugestões de troca são:
- Usar bucha vegetal em vez da bucha sintética para lavar louça
- Trocar a escova de dente pelos modelos de madeira com cerdas biodegradáveis
- Escolher produtos de limpeza biodegradáveis que levam menos resíduos para o meio ambiente
Leia também >>> Consumo consciente: o que é e qual a importância?
2. Evite itens de uso único
Os produtos de uso único, como sacolas plásticas, garrafas plásticas de água e canudos são prejudiciais ao meio ambiente e contribuem para gerar toneladas de lixo.
Em 2022, a geração de resíduos plásticos no Brasil foi de 13,7 milhões de toneladas — esse montante corresponde a 64 quilos por pessoa por ano —, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil.
Para eliminar esses itens da sua rotina, faça trocas sustentáveis, como usar sacolas de pano ou caixas de papelão para levar as compras do supermercado, utilizar recipientes de vidro que podem ser lavados e reutilizados, ter uma garrafinha ou copo para uso pessoal, assim como um canudo de metal que é reutilizável.
3. Monte uma composteira em casa
A compostagem doméstica faz parte das trocas sustentáveis, pois contribui para reduzir o volume de lixo descartado todos os dias para os aterros sanitários e lixões.
Uma composteira não requer muito espaço e o adubo natural gerado no processo é rico em nutrientes. Ele pode ser utilizado nas plantas domésticas, no jardim e na horta caseira.
A compostagem também contribui para implementar a coleta seletiva em casa, direcionando para o descarte correto, o que pode ser reciclado.
Materiais orgânicos, como cascas de batata, cascas de ovos, cascas de frutas, jornais velhos, entre outros, se decompõem naturalmente. Portanto, são itens perfeitos para adicionar à sua composteira.
Leia mais: Como reciclar o lixo em casa? Aprenda 5 formas
4. Tenha um consumo consciente de produtos de origem animal
Essa é uma das trocas sustentáveis que ainda é difícil para muitas pessoas, mas a melhor solução aqui é pensar na redução do consumo de produtos de origem animal e não na eliminação.
Um dos principais motivos para fazer essa troca é o grande impacto ambiental que a pecuária de corte tem no meio ambiente, especialmente na emissão de CO2. Um boi adulto, por exemplo, produz aproximadamente 1,7 tonelada de CO2 por ano. Imagine um rebanho!
Um estudo da ONG Oceana mostra que as emissões de Carbono na produção de queijo são quase duas vezes maiores que as de frutos do mar silvestres.
Como destacamos acima, a sugestão é pensar em maneiras de reduzir a pegada de carbono geral da sua dieta fazendo o consumo consciente.
5. Substitua a fonte de energia da sua casa
Além de bens de consumo, é possível fazer trocas sustentáveis na hora de escolher serviços. Um deles é a fonte de energia que abastece a sua casa. Já pensou na possibilidade de usar energia limpa e renovável?
Para uso doméstico, a principal fonte é a energia solar. A instalação de painéis permite gerar energia para abastecer a casa e ainda ganhar créditos com o excedente da produção que vai para a rede da distribuidora.
Se você já teve essa ideia, talvez tenha esbarrado no alto custo de um projeto, certo? Porém, a vantagem é que existe outra alternativa para que sua rotina sustentável tenha energia limpa.
A solução é consumir energia de plataformas de Geração Distribuída com as quais você pode ter acesso a energia de fontes renováveis, sem precisar gastar com infraestrutura ou participar de um consórcio com outras pessoas.
Entenda a importância da energia renovável no vídeo abaixo, direto do nosso canal no Youtube:
Invista em uma rotina sustentável
O principal ponto de fazer trocas sustentáveis é ser um cidadão consciente que entende o impacto que suas ações têm localmente e globalmente. Afinal, muitos dos itens que descartamos só irão desaparecer totalmente em milhares de anos.
Outro ponto importante é pensar nos impactos que os serviços e produtos causam, como a emissão de CO2. Diminuir o consumo e escolher o que gera menos impacto faz a diferença.
Por isso, quando falamos de energia elétrica, as fontes alternativas são destaque, pois o processo de geração causa nenhum ou pouquíssimo impacto. A vantagem é que, hoje, fazer essa escolha é mais acessível!
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa e mais barata que abastecem a rede das distribuidoras. Assim, você recebe a sua conta de luz com o desconto todo mês e sem nenhum custo com adesão, sem obras e sem fidelidade.
Se a sua casa ou apartamento está na área de atendimento da Cemig em Minas Gerais ou da CPFL Paulista, você pode economizar 16% na conta de luz com a Esfera Energia
Faça a sua adesão gratuita e comece a economizar.