Os altos índices de emissão de carbono, o uso de recursos não renováveis e as mudanças no meio ambiente são resultado do impacto que as atividades humanas causam no planeta. Por isso, a sustentabilidade industrial é uma pauta fundamental de todas as empresas do mercado.
O setor industrial tem um papel de extrema relevância na sociedade, gerando emprego e desenvolvimento nos países.
Por outro lado, as atividades desenvolvidas causam impactos econômicos, ambientais e sociais que não podem ser desconsiderados e precisam de atenção.
Cada empresa pode e deve fazer seu papel dentro da sua realidade para melhorar sua atuação, incluindo a sustentabilidade como um valor do negócio.
Quer entender mais sobre o conceito de sustentabilidade industrial? Continue lendo e entenda também a importância, princípios e exemplos de sustentabilidade industrial no Brasil.
Boa leitura!
O que é sustentabilidade industrial?
A sustentabilidade industrial é uma iniciativa das empresas que criam ações práticas para que as atividades priorizem o uso de recursos naturais e renováveis com o objetivo de desenvolver o negócio, sem causar danos que afetem as gerações futuras.
Quando falamos em indústria 4.0 e sustentabilidade, o conceito acima é a base do modelo industrial do futuro. A origem de recursos chave como matéria-prima, energia elétrica e água serão fontes renováveis ou produto de reciclagem, diminuindo o descarte de resíduos.
As indústrias que querem se tornar uma empresa sustentável revisam seus processos, analisam o impacto causado ao longo do ano e focam em medidas para mudar suas operações e evoluírem para a nova fase do mercado.
Tipos de sustentabilidade na indústria
É bastante comum associar sustentabilidade ao meio ambiente, mas a palavra abrange outros contextos do negócio que também são importantes ao se avaliar o impacto de uma empresa. São eles:
- Sustentabilidade econômica: envolve o compartilhamento de riquezas, aumento da capacidade de produção e geração de oportunidades de trabalho;
- Sustentabilidade social: considera o impacto das atividades de um negócio na comunidade local e as ações para promover o bem-estar das pessoas;
- Sustentabilidade ambiental: são as ações voltadas para reduzir ou eliminar o impacto da produção no meio ambiente para não comprometer a área no futuro.
Adotar os princípios sustentáveis envolve fazer um trabalho 360º de conscientização desde os líderes até a base, envolvendo funcionários, fornecedores e clientes.
Qual a importância da sustentabilidade na produção industrial?
A sustentabilidade industrial é um valor importante para as empresas que desejam ter longevidade em seus mercados.
Em um mundo com recursos finitos que, hoje, ainda são utilizados em larga escala por empresas em todo o mundo, escolher soluções naturais, renováveis e limpas é uma contribuição para a manutenção da qualidade de vida no planeta.
Por isso, as empresas estão se comprometendo com os objetivos do ESG, que analisa os parâmetros ambientais, sociais e de governança.
Os valores priorizados pelo ESG estão alinhados aos 10 Princípios do Pacto Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Adotar esses princípios é uma forma de reforçar que o crescimento a qualquer custo não vale a pena e limita os horizontes de crescimento de qualquer negócio.
Por isso, pensar em eficiência energética, cumprir as leis e os direitos trabalhistas e estabelecer condutas sustentáveis dentro da empresa é o caminho para contribuir com um futuro do setor industrial.
Leia também: O que são os ODS? Entenda a importância dos objetivos.
Exemplos de sustentabilidade industrial no Brasil
Em relação à sustentabilidade industrial no Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) é o órgão que incentiva o setor e articula ações com o governo e outras partes nessa área. Entre os princípios difundidas pela CNI em prol da sustentabilidade estão:
- Bioeconomia: prioriza o uso otimizado e sustentável dos recursos naturais e da biodiversidade brasileira;
- Economia circular: utilização mais eficiente de insumos naturais e maior competitividade da indústria;
- Gestão sustentável de energia: aumento da participação de fontes renováveis de energia nas próximas décadas;
- Licenciamento ambiental: estabelecimento de regras claras e mais rapidez nos processos de licenciamento ambiental;
- Segurança hídrica: envolvimento da indústria na criação de soluções para garantir a segurança hídrica no país;
- Resíduos sólidos: aproveitamento dos resíduos que são fontes de valor e úteis em cenários de escassez de recursos.
A indústria brasileira já está se mobilizando e já existem exemplos de trabalhos que geram resultados na prática. Confira:
Kitambar
A Kitambar, indústria de Pernambuco da área de telhas e tijolos, em parceria com a Sustainable Carbon, investiu na energia de biomassa a partir de resíduos do caju e casca de coco.
O resultado foram 41 mil toneladas de créditos de carbono que a empresa gerou e comercializa para outras empresas com a diminuição de emissões de gases de efeito estufa (GEEs).
Signify
A Signify, líder no setor de iluminação do país, é uma empresa 100% carbono neutro desde 2020. Na empresa, 94% da eletricidade consumida é gerada de fontes renováveis, além de reciclar mais de 90% dos resíduos industriais da produção.
Leia também: O que é energia sustentável e qual é sua importância? [Guia]
Flex Brasil
A Flex Brasil é uma indústria certificada pelo selo Zero Waste (resíduo zero) Platinum na UL 2799 em todas as suas unidades no país. Isso significa que mais de 90% dos resíduos são transformados em matéria-prima e inseridos novamente na cadeia de produção.
A conquista é resultado da iniciativa Sinctronics, um centro de inovação em sustentabilidade e reciclagem da própria empresa criado em 2012, na unidade de Sorocaba.
Leia mais >>> Selos de sustentabilidade: quais são? Por que são importantes?
Invista na sustentabilidade industrial
Quer levar a sustentabilidade industrial para o seu negócio? Que tal investir em fontes de energia limpa?
Migrando para o Mercado Livre de Energia, sua empresa tem acesso a fornecedores que geram energia elétrica a partir de fontes renováveis, onde também é possível negociar preço e demanda livremente.
A Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de negócios em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da empresa. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.