Você sabia que 77% dos funcionários gostariam que a empresa na qual trabalham fosse mais sustentável? Esses dados são do relatório Corporate Climate Crisis 2021 produzido pela consultoria PLAY.
Por isso, as companhias devem levar a sério a sustentabilidade no ambiente de trabalho para se posicionar não apenas diante de investidores e clientes, mas também dos funcionários.
Sem falar que quando o negócio tem metas sustentáveis bem definidas, o papel dos funcionários na conquista desses objetivos fica mais claro.
Além disso, uma boa comunicação interna para divulgar as políticas verdes da organização contribui para guias as boas práticas no dia a dia.
Continue a leitura do artigo e veja como a equipe contribui para o sucesso das empresas sustentáveis.
5 práticas de sustentabilidade no ambiente de trabalho
A construção e o fortalecimento da cultura organizacional depende do engajamento de todo corpo de colaboradores. Nesse caso, não se trata de repassar regras, mas de criar propostas com as quais as pessoas se relacionem e até levem para as suas casas.
Para isso, primeiro, a equipe precisa entender o que precisa fazer e o porquê. Uma vez que se engajam com a visão da empresa, o próximo passo é trabalhar ativamente para torná-la realidade.
O envolvimento da equipe com a sustentabilidade requer conversas sobre as melhores práticas que a empresa pode adotar para eliminar ou reduzir condutas prejudiciais ao meio ambiente na rotina do ambiente de trabalho.
Se os funcionários ajudarem a moldar as políticas sustentáveis, as chances deles se comprometerem com a implementação até que tenham sucesso é muito maior.
1. Inclua as opções de trabalho remoto e híbrido
O modelo de trabalho das empresas pós-pandemia ganhou flexibilidade e essa mudança contribui para a sustentabilidade no ambiente de trabalho. O trabalho remoto, 100% de casa, ou híbrido, que inclui idas ao escritório algumas vezes por semana, reduz a poluição do ar nas cidades.
Um estudo feito em Barcelona constatou que a adoção do teletrabalho dois, três e quatro dias por semana, reduziu as concentrações médias de Dióxido de Nitrogênio (NO2), gás que é subproduto da combustão de motores a diesel, em 4%, 8% e 10%, respectivamente, enquanto a de Ozônio (O3) aumentou moderadamente.
Além de contribuir para a melhora da qualidade do ar, com uma boa organização e ferramentas eficientes, a equipe pode realizar todas as suas tarefas on-line.
2. Digitalize os documentos da empresa
A produção de papel causa desmatamento, usa uma grande quantidade de energia e água e ainda contribui para a poluição do ar e problemas de geração de resíduos. 26% do total de resíduos em aterros é de papel.
De 2001 a 2019, um total de 386 milhões de hectares de floresta foram desmatados em todo o mundo, o que diminuiu em quase 10% a área coberta com vegetação.
Por isso, a digitalização dos processos e documentos das empresas, eliminando o uso de papel, é outra boa prática de sustentabilidade no ambiente de trabalho.
Soluções como Google WorkSpace, OneDrive da Microsoft, entre outros permitem que as equipes colaborem entre si e compartilhem dados por meio da nuvem.
Um passo importante para consolidar a cultura digital na empresa e contribuir para alcançar as metas de ESG da empresa.
3. Incentive a economia de energia
O desperdício de energia é um dos problemas mais frequentes em empresas. Para incentivar o consumo consciente e economizar de energia elétrica, algumas medidas podem ser implementadas, como:
- Desligar os computadores ao final do dia;
- Reduzir o uso do ar-condicionado, dependendo da estação do ano;
- Trocar as lâmpadas comuns pelas de LED;
- Aproveitar a luz natural para acender menos lâmpadas;
- Consumir energia limpa, como a gerada por fonte solar, por exemplo.
Essas dicas de sustentabilidade no ambiente de trabalho são simples, mas geram benefícios para a infraestrutura do negócio, tornando-o mais sustentável.
4. Reduza o consumo de água
Como estamos falando de sustentabilidade no ambiente de trabalho, a redução no consumo de água não poderia faltar, afinal, a disponibilidade da forma potável está cada vez mais escassa.
Além disso, no Brasil, a água é um recurso essencial na geração de energia nas hidrelétricas, termelétricas, usinas de hidrogênio verde, entre outros.
Pensar em formas de reduzir o consumo ajuda a melhorar os hábitos de consumo dos funcionários, como, por exemplo:
- Utilizar mecanismos de descarga que usam menos água;
- Colocar torneiras com acionamento liga/desliga automático;
- Ter bebedouros com sensor que evitam o contato e que ativam desativam ao encher a garrafinha ou copo;
- Reaproveitar a água da produção em outras atividades, como limpeza e irrigação.
Leia também >>> O que é água virtual? Entenda como surgiu esse conceito.
5. Incentive o uso de transportes sustentáveis
Quando o assunto é sustentabilidade, o tipo de transporte utilizado pela equipe é outro ponto importante. Isso porque, como vimos no tópico 1, se movimentar por meio de veículos invariavelmente gera gases poluentes como Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Ozônio (O3) e Dióxido de nitrogênio (NOx).
Uma iniciativa direta é reduzir o número de viagens da equipe, tanto de carro quanto de avião, pois são veículos bastante poluentes e movidos a combustíveis, cuja fabricação e uso elimina gases estufa (GEEs).
Incentivar as caronas entre pessoas da equipe, além do uso de bicicletas e do transporte público, dando flexibilidade para os funcionários fugirem dos horários de pico é uma prática que pode fazer a diferença.
Entenda o papel da energia renovável no vídeo abaixo, direto do nosso canal no Youtube:
Sustentabilidade na empresa e em casa
As ações de sustentabilidade no ambiente de trabalho podem ser um incentivo para a equipe levar as boas práticas para casa, contribuindo para o ciclo de preservação dos recursos e do meio ambiente.
Uma das despesas que mais dói no bolso do trabalhador é a conta de energia e, hoje, existem formas simples de economizar.
Se você mora em uma região atendida pela Cemig em Minas Gerais ou pela CPFL Paulista em São Paulo, dá para reduzir 16% na conta de luz com a Esfera Energia.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa e mais barata que abastecem a rede das distribuidoras. Assim, você recebe a sua conta de luz com o desconto todo mês, sem nenhum custo com adesão, obras ou taxa de fidelidade.
De forma complementar, as empresas também podem consumir a melhor energia. Para isso, basta falar com um especialista da Esfera.