A responsabilidade ambiental das empresas é um dos valores que o mercado e a população esperam que os negócios demonstrem por meio de iniciativas para reduzir seu impacto, deixando um legado positivo.
Segundo o relatório da consultoria Deloitte, ‘Agenda 2023 – Estratégias e prioridades dos líderes empresariais para o ambiente de negócios’, 74% dos entrevistados afirmaram que suas companhias têm ao menos uma ação de responsabilidade ambiental implementada.
Os executivos ouvidos na pesquisa ainda consideram que as iniciativas de suas empresas na área ambiental trazem impactos positivos para a sociedade.
Esse cenário reforça a necessidade dos negócios avaliarem com mais atenção a questão ambiental, principalmente com a ascensão da abordagem ESG (sigla para Environmental, Social e Governance) nas gestões.
A metodologia integra os princípios de governança ambiental, social e corporativa, propondo às empresas uma revisão de processos em cada uma das esferas para desenvolver um modelo de negócio sustentável em longo prazo.
Os negócios que trabalham ativamente sua responsabilidade nesses setores saem na frente dos concorrentes e aumentam as chances de ganhar destaque dentro do seu mercado de atuação.
Sua empresa quer seguir esse caminho? Continue a leitura para entender o conceito de
responsabilidade ambiental, a importância de implementar ações nessa área, o que é necessário cumprir para ser responsável em relação ao meio ambiente e exemplos.
Boa leitura!
O que é responsabilidade ambiental?
A responsabilidade ambiental é o compromisso que empresas e indústrias assumem de consolidar processos que preservam o meio ambiente do impacto de suas atividades, comprometendo-se a seguir um modelo de desenvolvimento sustentável no presente para o legado das gerações futuras.
Ter um posicionamento bem-estabelecido nessa área traz reconhecimento. É comum ver corporações serem reconhecidas como “empresas verdes” por iniciativas para redução de seus impactos ambientais.
As indústrias que transformam matérias-primas ou produzem a partir desses insumos, como as fábricas de plástico, de alimentos, de extração de recursos naturais, entre outras, são exemplos de negócios que precisam ter a responsabilidade ambiental como dever.
Esses negócios são responsáveis por grandes emissões de gases poluentes e alta geração de resíduos, portanto, precisam ter iniciativas que protejam o meio ambiente dos perigos em curto e longo prazo.
Leia também: 6 exemplos de empresas sustentáveis no Brasil e no mundo.
Por que as empresas precisam ter responsabilidade ambiental?
As empresas devem priorizar a responsabilidade ambiental porque, em primeiro lugar, precisam obedecer à lei. Até porque há regras ambientais no país que punem os negócios que desrespeitam as leis de preservação do meio ambiente com suas atividades econômicas.
Existem leis no Brasil que estabelecem diretrizes em diversas frentes, como a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n.º 6.938/1981) que determina as regras e os mecanismos de controle para a preservação dos recursos ambientais do território nacional.
Outras iniciativas são: a lei de controle do uso de agrotóxicos, a lei de crimes ambientais e o Código Florestal.
Por isso, as indústrias precisam se informar sobre as leis vigentes e suas atualizações, principalmente se a operação trouxer impactos negativos devido à falta de processos para evitar a poluição do ar, da água e da terra.
O posicionamento como uma liderança sustentável destaca as empresas e suas iniciativas positivamente, aumentando o valor de mercado e ainda servindo como referência para outras organizações.
Sem mencionar que a repercussão positiva pode atrair a atenção de novos clientes, manter os atuais fidelizados ao negócio, além de chamar a atenção dos stakeholders, atraindo novos investimentos.
A escolha de se hospedar em um hotel ou resort, por exemplo, que tenha processos e regras de preservação ambiental é feita de forma consciente pelos hóspedes, pois o fator é visto como um diferencial.
Quais são as responsabilidades ambientais das empresas?
As principais responsabilidades ambientais das empresas são:
1. Assumir danos causados
A responsabilidade ambiental das empresas torna-se realmente um valor quando a gestão assume os danos causados pela sua ação e arca com os custos financeiros e institucionais de reconhecer e corrigir seus erros.
2. Implementar medidas preventivas
A responsabilidade mais efetiva é estabelecer medidas preventivas que reduzam ou evitem danos ao meio ambiente. Para ter ações efetivas, as empresas precisam investir em análises e estudos, gerando planos de ação para cobrir todas as áreas.
3. Apoiar iniciativas no seu local de atuação
Além da responsabilidade ambiental em relação aos processos internos, as empresas podem se envolver ativamente no seu local de atuação, auxiliando organizações a implementarem iniciativas de proteção e recuperação do meio ambiente.
4. Ter papel ativo para reverter as mudanças climáticas
A pegada de carbono, a produção de resíduos tóxicos e o uso de recursos naturais não renováveis são pontos de atenção aos quais indústrias e empresas devem se empenhar para reduzir a sua dependência e geração, contribuindo com a desaceleração das mudanças climáticas.
Leia também >>> Pegada de carbono de empresas: o que é + como reduzir
Como saber se uma empresa tem responsabilidade ambiental?
Para descobrir se a responsabilidade ambiental das empresas é um valor real da gestão, você pode verificar se existe certificação ESG, Certificado de Energia Renovável (REC), selos de sustentabilidade ou de eficiência energética ligado ao negócio.
As organizações que possuem esses reconhecimentos divulgam a informação publicamente em seu site oficial ou no relatório anual de sustentabilidade.
Exemplos de responsabilidade ambiental das empresas
O caminho que leva à responsabilidade ambiental é longo, mas os exemplos existentes mostram que as empresas estão atentas às suas obrigações.
A Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba, foi a primeira do país a receber a certificação ISO 14001, que comprova e certifica a eficiência dos sistemas de gestão ambiental existentes na unidade.
O hotel JUMA Amazon Lodge, localizado no meio da floresta amazônica, utiliza a energia solar para gerar energia e aquecer a água utilizada nas instalações, além de fazer o tratamento dos resíduos de esgoto, reciclar e manter uma central de resíduos.
Outro exemplo é a CPFL Energia. O grupo investe na geração de energia limpa, utilizando biodiesel e energia eólica para criar novas unidades geradoras de energia renovável no país.
Dê o primeiro passo na sua empresa
Se a responsabilidade ambiental das empresas é um dos compromissos da gestão do seu negócio, a Esfera Energia pode ajudar em um primeiro passo importante: mudar o abastecimento energético.
Abastecer as operações com energia renovável contribui não só para a sustentabilidade, mas também para a economia de recursos.
Conheça o Esfera Simplifica, a solução que vai colocar sua empresa em contato com a melhor energia e um potencial de redução de até 35% na conta de luz. Economize agora mesmo com a Esfera!