O reflorestamento no Brasil é um tema em alta, principalmente devido à presença de grandes biomas, como a Amazônia e o Pantanal, no território nacional.
Nos últimos anos, o desmatamento dessas e outras áreas de flora preocupa e chama a atenção, pois os efeitos das mudanças climáticas já impactam a qualidade de vida e os ciclos naturais, como recuperação do solo e períodos de chuva.
Segundo dados do MapBiomas, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa entre 2019 e 2022.
Em 2023, o governo federal retomou a meta assumida no Acordo de Paris, em 2015, de recuperar 12 milhões de hectares de mata originária até 2030.
Esse objetivo exige comprometimento não só governamental, mas também do setor empresarial para reduzir os impactos das atividades econômicas no meio ambiente.
Por isso, entender a criação de projetos de reflorestamento no Brasil pela iniciativa privada é fundamental para a sustentabilidade e preservação do país.
Continue no artigo e entenda o conceito de reflorestamento, como funciona, a importância, benefícios e como implementar ações.
Boa leitura!
O que é reflorestamento?
O reflorestamento ambiental é a ação de recuperar uma área desmatada por meio do replantio das espécies nativas da região. Essa ação tem como meta devolver o habitat natural às condições originais, retornar o crescimento da vegetação e das condições para sobrevivência dos animais nativos.
A natureza consegue se regenerar naturalmente, porém a degradação severa das áreas compromete esse ciclo. Dessa forma, o homem entra em cena para promover o reflorestamento ambiental.
A manutenção das matas ciliares é outro objetivo-chave, pois evita o assoreamento das margens dos rios e preserva o seu curso original.
Para incentivar o reflorestamento no Brasil, o governo criou projetos, como o ‘Restaura Amazônia’ que vai destinar R$ 450 milhões para ações de restauração de grandes áreas desmatadas ou degradadas no bioma.
O Fundo Clima terá um orçamento de R$ 550 milhões para viabilizar a recuperação de áreas privadas. Os financiamentos terão taxas de juros reduzidas via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Leia também >>>> Responsabilidade ambiental nas empresas: o que é + ações.
Como funciona o reflorestamento ambiental?
O reflorestamento funciona a partir de um planejamento que analisa o terreno e o ecossistema local e organiza o trabalho em etapas para garantir as condições necessárias para o alcançar os objetivos de recuperação.
A análise parte de três pontos principais: solo, clima e fauna locais. Assim, a prioridade de replantio são das espécies nativas, tanto árvores quanto vegetações, porque as chances das mudas germinarem são maiores.
O tratamento do solo, antes do plantio, é fundamental no processo de reflorestamento e para a escolha da técnica adequada.
Além disso, o planejamento define como será o processo de monitoramento da área, a frequência e equipe responsável. Assim, os responsáveis evitam possíveis pragas, controlam incêndio e evitam novos desmatamentos.
As empresas que se comprometem com o reflorestamento no Brasil contam com profissionais especializados no trabalho para garantir o retorno do investimento e o desenvolvimento sustentável da operação.
Qual a importância do reflorestamento?
O reflorestamento no Brasil é importante porque evita a perda de biomas fundamentais para o equilíbrio do planeta e ajuda no controle das mudanças climáticas. As árvores capturam CO2 da atmosfera, o que reduz o efeito estufa, e mantém o ciclo de chuvas que garante a disponibilidade dos recursos hídricos.
A fotossíntese das plantas utiliza o gás carbônico presente no ar para converter energia solar em química e, assim, sobreviver. Em troca, liberam oxigênio, o que melhora a qualidade do ar para os seres humanos.
Menos CO2 no ar, um dos principais gases do efeito estufa, significa maior controle do aquecimento global, evento que já causa inúmeros desastres naturais, como as chuvas intensas no final de abril e o início de maio de 2024, no Rio Grande do Sul.
Por fim, as ações de reflorestamento, seja no Brasil ou no mundo, preservam os biomas e a fauna locais, o que evita a extinção de espécies vegetais e animais e o avanço dos bichos selvagens para as áreas urbanas em busca de comida.
Leia também >>> 5 formas de desenvolver consciência ambiental na empresa.
Benefícios dos projetos de reflorestamento no Brasil
Além dos macro-benefícios dos projetos de reflorestamento no Brasil, que alcançam a população na totalidade, as iniciativas de recuperação favorecem melhorias locais na qualidade de vida.
Cidades mais arborizadas têm mais áreas de sombra, o que ajuda a combater o calor extremo e melhorar a qualidade do ar. Nas zonas rurais, ajuda a criar áreas de floresta produtiva, sem desmatamento e perdas das características originais.
O Projeto Onda Verde do governo do Rio de Janeiro, já plantou mais de 2 milhões de mudas na região da Baixada Fluminense, além de conscientizar alunos sobre sustentabilidade e inclusão social.
A mineradora Vale tem como meta proteger e recuperar 500 mil hectares de áreas além de suas fronteiras até 2030. Para isso, a empresa investe em soluções de recuperação por meio de sistemas agroflorestais (SAFs), que desenvolvem novos arranjos produtivos.
As prefeituras fazem parcerias para reflorestar áreas urbanas. Em Belo Horizonte, o projeto Montes Verdes já plantou 30 mil novas árvores e recuperou mais de 10 hectares de área verde.
Independentemente do porte da ação, o comprometimento das empresas é o principal fator para impulsionar mudanças positivas no meio corporativo e chamar atenção para as soluções existentes.
Como implementar ações de reflorestamento?
As ações de reflorestamento no Brasil exigem que as empresas invistam capital na criação dos projetos e de um planejamento detalhado que envolve estudo de campo, definição das espécies e monitoramento.
Para negócios de menor porte, esse é um grande desafio, pois exige mais disponibilidade financeira
Porém, uma alternativa, caso seja inviável criar um projeto próprio, é fazer parcerias com ONGs para atrair investimentos e participar dos mutirões de plantio. Essa iniciativa pode envolver a equipe inteira e, assim, reforçar os valores como empresa sustentável.
Sustentabilidade nas empresas: uma necessidade atual
O reflorestamento no Brasil é uma necessidade atual e urgente e o caminho até as metas traçadas ainda tem um longo caminho. Por isso, a união do poder público e da iniciativa privada é fundamental para alcançar os benefícios projetados.
Quer conhecer outras iniciativas sustentáveis para empresas?
Baixe o e-book ‘Tipos de Geração de Energia’ e aprenda como escolher a melhor fonte de energia para a sua empresa e os tipos de geração que formam a matriz energética do Brasil. O download é gratuito!