A sustentabilidade das operações e a busca por minimizar os impactos das atividades empresariais são metas de muitos negócios. Entre as iniciativas ligadas a esses objetivos, está a logística verde.
O planejamento para execução correta dos processos, desde a compra de matérias-primas até o armazenamento e envio dos pedidos para o cliente final, é fundamental para criar uma logística eficiente, utilizando as melhores soluções.
Atualmente, as empresas estão mais atentas à sustentabilidade, pois tanto o mercado quanto os consumidores valorizam as soluções que preservam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
O investimento reflete no tamanho do mercado de logística verde. Uma projeção do site Fact & Factors destaca que o valor de mercado do setor deve alcançar US$ 1.481,5 bilhões até 2028, mantendo uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 6,10%.
A inteligência artificial e o uso de soluções de logística digital são as principais soluções para otimizar os processos operacionais de armazenamento e distribuição.
Quer fazer essa mudança na sua empresa? Então, continue no artigo e entenda o conceito de logística verde, a importância do processo e como implementá-lo.
Boa leitura!
O que é logística verde?
A logística verde é um conjunto de iniciativas cujo objetivo é garantir a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia operacional, reduzindo o impacto do transporte no meio ambiente, gerenciando melhor os resíduos e melhorando os processos internos de armazenamento.
A meta dessa abordagem é reduzir o uso de recursos naturais e energia, além de diminuir a emissão de gases estufa poluentes, como o gás carbônico, e mitigar a geração de resíduos.
A logística verde envolve todos os processos (armazenamento de produtos, acondicionamento e transporte) em busca de soluções e tecnologias para melhorar o uso de energia, estabelecer rotas de transporte otimizadas e aproveitar os resíduos.
Dessa forma, a empresa se torna mais sustentável e ganha mais eficiência operacional, utilizando métodos que causam menos impactos ambientais e sociais.
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Diferença entre logística verde e reversa
A diferença entre logística verde e reversa é uma dúvida comum. Os conceitos são diferentes, mas as metodologias são complementares.
A primeira aplica métodos para tornar o processo de distribuição, desde o armazenamento até a expedição do transporte e a reciclagem de resíduos, mais eficiente e responsável ambientalmente.
Já a segunda visa estabelecer um sistema que facilite o retorno dos resíduos e materiais relacionados aos produtos para a gestão correta, enviando para revenda ou reutilização.
As práticas da metodologia reversa já são aplicadas por empresas do setor de e-commerce, como os grandes marketplaces do mercado que também possuem ações de logística verde em seus centros de distribuição.
Ou seja, a logística reversa faz parte da logística verde. A implementação de ambas depende da organização interna e da definição dos ajustes para tornar o processo mais sustentável.
Vale destacar que a responsabilidade sócio-ambiental é um valor fundamental para as empresas no mercado atual. A iniciativa reforça o compromisso de cuidar do meio ambiente e incentivar a adoção de soluções mais sustentáveis, unindo a tecnologia para otimizar o aproveitamento dos recursos.
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Qual a importância da logística verde?
A logística verde é uma iniciativa importante nos negócios porque reforça o alinhamento estratégico com os objetivos de desenvolvimento sustentável que visam ao crescimento socioeconômico, aliado à preservação dos recursos e incentivo ao uso de soluções que causam menos impacto.
Dessa forma, as empresas podem reduzir os custos operacionais utilizando métodos e tecnologias que facilitem o gerenciamento, como sistema de gestão de estoque, GPS e chips de rastreio de entregas e análises de Big Data com o apoio da inteligência artificial.
Além disso, a logística verde inclui o uso de energia renovável para abastecer os centros de distribuição e incentiva as trocas de combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, como etanol, biogás, biodiesel, hidrogênio verde e outros.
No Brasil, a Natura é um exemplo de logística verde, uma vez que utiliza tanto carros elétricos quanto bicicletas para a realização de entregas nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre, entre outros estados.
A DHL, que presta serviços na área de logística, é outro exemplo de destaque no mercado. A empresa tem um programa exclusivo, o GoGreen, para controlar a emissão de carbono e reduzir a poluição de suas operações.
Como implementar a logística verde?
A implementação da logística verde exige estudos e um planejamento estruturado para que os processos sejam adaptados de forma ordenada e utilizem soluções adequadas para a realidade da empresa. Veja o passo a passo para conduzir o processo:
1. Analise a logística existente
O primeiro passo para a implementação da logística verde é analisar os processos atuais, listando todas as etapas da distribuição da produção, destacando as que mais gastam recursos e emitem gases poluentes.
2. Estabeleça objetivos de redução
Após o levantamento de processo, estabeleça metas de redução realistas para emissão de gases poluentes, uso de energia elétrica, consumo de recursos, trocas de materiais, entre outros. Em seguida, crie planos de ação para orientar o trabalho da equipe.
3. Implemente ações de logística sustentáveis
As ações sustentáveis de logística verde variam conforme a necessidade de cada negócio. Alguns exemplos de ações são:
- utilização de veículos menos poluentes;
- otimização das rotas de entrega;
- gestão e classificação de resíduos para reciclagem;
- diminuição de materiais nas embalagens e/ou uso de opções biodegradáveis;
- criação de uma estrutura de armazenamento verde, mantida com energia limpa, entre outros.
Confira no vídeo abaixo a importância da energia renovável e os principais tipos existentes:
4. Monitore os resultados
O monitoramento dos resultados é essencial para consolidar os processos de logística verde nos negócios e fazer os ajustes necessários, especialmente na fase de implementação.
Utilize softwares de gerenciamento para facilitar o acesso a relatórios de desempenho e mensurar os indicadores. Após consolidar as novas práticas, sua empresa pode passar por processos de auditoria para conquistar selos de sustentabilidade.
O empenho resulta em diversos benefícios, gerando mais credibilidade diante dos clientes e stakeholders.
Eficiência energética como aliada para + sustentabilidade
Com a metodologia da logística verde, sua empresa pode consolidar boas práticas de sustentabilidade no mercado, estabelecendo processos que utilizam recursos modernos e que causam menos impacto no meio ambiente.
Entre as principais mudanças, o uso de energia limpa e renovável é uma das mais acessíveis, já que existe um mercado exclusivo para empresas negociarem a compra de energia renovável direto com fornecedores de todo país: o Mercado Livre de Energia.
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