Uma empresa sustentável é aquela que conhece suas operações e se empenha em usar bem seus recursos para deixar um resultado positivo na sociedade com políticas que resultem no seu desenvolvimento contínuo.
Cada negócio precisa de um conjunto de recursos para funcionar e a execução das suas atividades tem um impacto no meio em que vivemos.
Para ser uma empresa sustentável é importante pensar nos detalhes da estrutura operacional do negócio para conseguir agir, eliminando ou diminuindo alguns impactos.
Entenda mais sobre o conceito de empresa sustentável, como se tornar uma empresa nesses moldes e as vantagens de investir nesse objetivo.
Boa leitura!
O que é uma empresa sustentável?
Como destacamos acima, uma empresa sustentável é aquela que planeja suas ações para conseguir crescer e se desenvolver, considerando e atuando para minimizar seu impacto no meio ambiente.
Muitas indústrias geram resíduos diretos da sua produção, muitos deles poluentes, e devem se planejar para minimizar esse impacto.
Um exemplo simples que pode ser viável, dependendo do setor, é encaminhar resíduos de produção para reciclagem, por exemplo.
A cana de açúcar que sobra da produção de combustível, o etanol, é utilizada posteriormente como adubo na plantação.
Mas para que os planos virem ações práticas, é essencial que a empresa analise sua estrutura de produção para identificar quais práticas devem melhorar.
Essas definições vão ter impacto:
- no valor e na imagem da marca no mercado;
- no reconhecimento que os funcionários têm da empresa;
- na satisfação dos clientes e da sociedade pelas iniciativas.
Leia também: O que é energia sustentável e sua importância para o futuro do planeta.
Como tornar uma empresa sustentável?
Agora que já explicamos o que é, o próximo passo é entender o que é necessário para uma empresa ser sustentável.
Reunimos aqui algumas dicas que podem se encaixar nos processos da sua empresa para que a sustentabilidade seja um valor na prática. Confira:
1. Conheça o seu negócio
Para ser uma empresa sustentável, você precisa conhecer o seu negócio para entender como as práticas de sustentabilidade se encaixam na sua realidade.
Qualquer atividade empresarial tem um impacto tanto no meio ambiente quanto na sociedade.
Sua ações podem não gerar um impacto grande diretamente, mas já pensou nos seus parceiros e fornecedores.
2. Engaje sua equipe de trabalho
Uma empresa sustentável não chega a esse patamar sem uma equipe engajada em cumprir essa missão.
Por isso, é importante investir no marketing interno para incluir a sustentabilidade como um valor da cultura organizacional.
Se os funcionários entenderem e ajudarem a cumprir as diretrizes de sustentabilidade, o caminho será um sucesso.
Comunique de forma criativa as mudanças e crie diretrizes simples de seguir, orientando através de cartazes, e-mails marketing, vídeos, etc.
3. Crie programas de sustentabilidade por área
Outro detalhe relacionado à organização como uma empresa sustentável é separar as iniciativas de sustentabilidade por áreas.
Em empresas maiores, principalmente grandes indústrias e fábricas, as práticas de sustentabilidade precisam ser adequadas para aquela área.
Um exemplo simples é desligar os equipamentos e as luzes durante o horário do almoço.
Apesar de cada setor poder conduzir práticas sustentáveis de forma separada, é importante comunicar isso para a equipe para que todos conheçam os protocolos.
4. Digitalize a estrutura de gestão da empresa
A produção de papel, o gasto com impressão e a compra de maquinário geram impacto direto no meio ambiente e custos altos para uma empresa.
Digitalizar a gestão significa concentrar os documentos da empresa em serviços de armazenamento na nuvem.
Esses sistemas possuem controle de acesso, o que possibilita manter a segurança dos arquivos institucionais e compartilhá-los apenas com pessoas autorizadas.
Muitos documentos podem ser arquivados também com assinatura digital, eliminando a necessidade de impressão.
5. Priorize a economia de energia
Muitas empresas conseguem resultados significativos com ações simples que visam a economia de recursos como a energia elétrica.
A tarifa de energia elétrica é um dos custos mais altos nas empresas atualmente. Seja uma pequena agência de marketing até uma grande fábrica, nenhuma funciona sem equipamentos elétricos.
Atualizar os equipamentos (os mais modernos economizam energia), aproveitar a luz natural, instalar lâmpadas econômicas, incluir sensores de presença como forma de acionamento são alguns exemplos de ações para reduzir gastos com energia.
Outra maneira de fazer isso, é comprando energia de acordo com a demanda da sua empresa. Saiba mais no post: Entenda o que é e como funciona o Mercado Livre de Energia.
Vantagens de ser uma empresa sustentável
A principal vantagem que uma empresa sustentável usufrui é de uma boa imagem perante o mercado, clientes e colaboradores. Outros benefícios importantes são:
- vantagem competitiva frente a concorrência;
- economia de custos de operação;
- oferecer melhores preços no mercado;
- inovação na forma de produção e no aproveitamento de matéria-prima;
- preservar o ambiente entorno da empresa, oferecendo qualidade de vida aos colaboradores;
- ganhar em valor de mercado.
Leia também: Aprenda como fazer uma campanha de economia de energia elétrica na sua empresa.
Já pensou em se tornar uma empresa sustentável?
O objetivo de ser uma empresa sustentável não acontece do dia para a noite. As ações precisam ser consistentes.
Enquanto algumas práticas são implementadas rapidamente, outras vão exigir mais planejamento para darem resultado.
Se a sua empresa busca por uma maneira de gerenciar melhor os gastos relacionados à energia, a equipe de consultores da Esfera pode te ajudar.
A Esfera Energia é uma empresa que realiza a consultoria completa para ajudar seus clientes a migrarem para o Mercado Livre de Energia.
Fazemos a contratação de energia sob medida para seu negócio e operamos em conformidade com as normas da CCEE e ONS.
Ficou interessado? Converse com um de nossos especialistas!