• Home
  • Categorias
    Voltar
    • Blog
    • Economizar em Casa
    • Fontes de Energia
    • Geração Distribuída
    • Gestão Empresarial
    • Inovação e Tecnologia
    • Mercado de Gás
    • Mercado Livre de Energia
    • Notícias
    • Sustentabilidade
  • Materiais gratuitos
  • Soluções
    Voltar
    • Estou no Mercado Livre de Energia
    • Não estou no Mercado Livre de Energia
    • Usinas Geradoras
    • Para minha Residência
  • Sobre nós
  • O Mercado Livre de Energia
Icone de casa

Pagina Inicial>Sustentabilidade>Economia circular: o que é + exemplos do modelo no Brasil

A view of the sea
Sustentabilidade

Economia circular: o que é + exemplos do modelo no Brasil

Redação25/04/20247 min de leitura
Compartilhe esse post:

A economia circular é um conceito em alta no mercado, pois é uma das formas de desenvolvimento sustentável que pode ser adotada por empresas e indústrias para reduzir o desperdício e incentivar o uso eficiente dos recursos disponíveis.

Uma pesquisa sobre o tema realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, destacou que 76% das companhias do país já possuem algum tipo de iniciativa ligada à economia circular.

O principal estímulo para que as empresas adotem o conceito em seus modelos de negócio é buscar alternativas de matéria-prima mais eficientes, reduzindo a exploração de recursos, principalmente os que são finitos.

Além disso, a geração de resíduos é outro foco. Afinal, a cada ano toneladas de lixo são descartadas nos lixões e aterros sanitários, o que exige medidas em relação aos tipos de insumo utilizados e como eles podem ser reaproveitados ou substituídos.

Essa conversa já chegou na sua empresa e você quer saber mais sobre o tema? Continue no artigo e entenda o conceito, os princípios e como o Brasil incentiva a economia circular no mercado interno.

Boa leitura!

O que é economia circular?

A economia circular é um sistema no qual a escolha dos recursos para a produção de um produto ou realização de um serviço se baseia em matérias-primas e insumos mais duráveis, renováveis e recicláveis, criando modelos de negócio que priorizam o desenvolvimento econômico sustentável.

O objetivo de repensar o processo de produção é reduzir a necessidade de compras recorrentes de materiais, optando pelos que têm mais vida útil.

Dessa forma, as empresas diminuem os custos de produção, como energia, água e tempo, pois não precisam trabalhar com a matéria-prima do zero.

O sistema da economia circular ainda elimina o desperdício, ajudando a manter um sistema de produção enxuto, consolidando a sustentabilidade como um valor do negócio e conferindo utilidade aos subprodutos que antes seriam descartados.

Leia também >>> Gestão de resíduos industriais: o que é + como fazer.

Qual a diferença entre economia linear e circular? 

Na economia linear, os recursos naturais são extraídos, viram matéria-prima  e os subprodutos/resíduos são descartados ao final do processo. Já na economia circular, as empresas adotam uma produção limpa e sustentável, organizando a distribuição, coleta, reciclagem ou reutilização das sobras.

Ou seja, as empresas que utilizam o modelo circular pensam em formas de otimizar cada etapa do processo produtivo e de distribuição para minimizar os impactos tanto no meio ambiente quanto na sociedade.

Para isso, promovem o consumo consciente entre os clientes e criam meios de recolher os resíduos gerados após o uso para serem reutilizados pela própria empresa ou por parceiros que fazem o tratamento e o encaminhamento dos recursos para outras iniciativas.

Assim, o ciclo de aproveitamento é contínuo, contribuindo para o desenvolvimento de modelos de negócio que valorizam os insumos que têm mais vida útil.

Outro ponto fundamental é a redução da exploração, extração e transformação de recursos naturais, processos responsáveis por um grande volume de emissões de gases do efeito estufa (GEEs), que aumentam a pegada de carbono das empresas.

Quais são os princípios da economia circular? 

Os princípios que norteiam a economia circular, segundo a Fundação Ellen MacArthur, uma instituição filantrópica que trabalha pela aceleração da adoção do modelo na economia, são:

  • eliminar a quantidade de resíduos e poluição;
  • movimentar materiais e produtos em seu valor mais alto;
  • contribuir com a regeneração da natureza.

Falamos mais sobre cada princípio a seguir: 

Eliminar resíduos e poluição

Para eliminar resíduos e poluição, as empresas precisam revisar seus processos produtivos, reavaliando cada etapa para identificar onde é possível fazer substituições.

Por exemplo, trocar uma matéria-prima por uma opção reciclável/reutilizável, investir em maquinário que utilize menos água, utilizar novas formas de embalar os produtos, abastecer a empresa com energia renovável, entre outros.

Movimentar materiais e produtos

A movimentação de materiais e produtos em alto valor na economia circular significa que, ao longo da cadeia de produção, sempre haverá uma utilidade para o tipo de insumo utilizado.

Isso só é possível se as empresas e indústrias planejarem o que vão utilizar, escolhendo os materiais conforme sua capacidade de reutilização, o que mantém seu valor elevado, pois pode ser aproveitado em longo prazo. 

Regenerar a natureza

A extração contínua de recursos naturais afeta o meio ambiente e causa muitos danos e transformações nos locais onde acontecem as explorações. 

A economia circular auxilia na recuperação da natureza à medida que reduz a necessidade de extrair recursos, priorizando os processos naturais e permitindo que a natureza se desenvolva.

Economia circular: exemplos no Brasil

A economia circular é uma das saídas para diminuir as emissões de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa no planeta. 

Um relatório de 2021 da Circle Economy destacou que se a proporção de materiais reutilizados aumentar 17% até 2032, será possível diminuir em 39% as emissões de gases poluentes, como o carbono.

No Brasil, várias empresas estão alinhadas à economia circular. A Coca-Cola, por exemplo, fabrica 100% de suas embalagens com materiais orgânicos ou reciclados. Desse total, 99,6% são recicláveis.

A Nespresso, famosa pelos seus cafés em cápsula, criou um sistema de devolução para que os clientes encaminhem as cápsulas de volta para a empresa — a parte plástica é reciclada e o café vira adubo. 

No setor de vestuário, a C&A investiu em uma linha de roupas fabricadas com algodão e outros materiais sustentáveis, além de lançar o “Movimento ReCiclo” para coletar roupas descartadas pelos clientes e reaproveitá-las.

O Brasil ainda é líder em energia limpa, permitindo que empresas e indústrias abasteçam suas estruturas com eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. 

Em 2023, o país foi convidado para integrar a Coalizão de Economia Circular para América Latina e o Caribe, reforçando o comprometimento com a economia de baixo carbono.

Leia mais >>> Fontes renováveis de energia: 7 tipos e o uso no Brasil.

Tenha uma operação sustentável na sua empresa

Um dos primeiros passos acessíveis para a implementação da economia circular dentro dos modelos de negócio atuais é trocar o tipo de abastecimento energético das empresas.

O uso de energia renovável auxilia no desenvolvimento sustentável e reduz expressivamente o gosto com este insumo. No Brasil, o Mercado Livre de Energia garante ampla possibilidade de negociação aos grandes consumidores junto aos fornecedores de energia. 

O processo de entrada nesse mercado tem várias etapas, mas a Esfera Energia facilita o caminho da migração e ainda orienta sobre as melhores opções de compra.

Conheça o Esfera Simplifica e entenda como o nosso time pode levá-lo até a melhor energia para o seu negócio.

Artigos relacionados

20/01/2025
Tempo de leitura7 minutos

Empresa sustentável: o que é + vantagens

Uma empresa sustentável é aquela que conhece suas operações e se empenha em usar bem seu patrimônio para equilibrar os

20/12/2024
Tempo de leitura7 minutos

Como economizar energia em hotéis: 5 medidas efetivas

Em um ambiente em que circulam milhares de pessoas por dia, o consumo consciente é essencial para economizar energia em

18/11/2024
Tempo de leitura7 minutos

Como economizar na conta de energia? Dicas para pequenos negócios

Tem um pequeno negócio? Provavelmente, um dos seus desafios é como economizar na conta de energia, certo? O motivo para

Institucional

  • Home
  • Sobre Nós
  • Parceria
  • Carreira
  • Fale Conosco

Soluções

  • Esfera Resolve
  • Esfera Simplifica
  • Para Geradores

Fique por Dentro

  • Blog
  • Política de Privacidade

© 2025 Esfera Energia. All rights reserved.