O desenvolvimento social e econômico de qualquer país está ligado à existência de recursos essenciais, como água e energia elétrica. A disponibilidade desses recursos, entretanto, pede um controle efetivo e conscientização para garantir sua disponibilidade para toda população.
Assim, para mobilizar governos e a sociedade civil são oficializadas datas para celebrar a importância e educar as pessoas sobre a escassez de recursos e os riscos do desperdício.
O Dia Mundial da Energia é uma das datas que fazem parte do “calendário verde” com o Dia Mundial da Água e o Dia do Meio Ambiente.
Continue a leitura do artigo e entenda como surgiu a comemoração, a importância, como o Brasil enfrenta os desafios da transição energética e dicas de hábitos domésticos para consumir sem desperdício.
Como surgiu o Dia Mundial da Energia?
O Dia Mundial da Energia é comemorado no dia 29 de maio, desde 1981, quando a data foi instituída pela Direção-Geral de Energia de Portugal. O objetivo da comemoração é conscientizar a população e os governos sobre a importância da energia, mas também sobre os impactos da sua geração e alternativas para minimizá-los.
Nos últimos anos, em meio a crises hídricas, aumentos da tarifa de energia e outras mudanças no país, alguns pontos ganharam relevância nas discussões, como:
- Necessidade de conservar energia;
- Utilização racional das fontes energéticas;
- Eficiência energética nas residências e empresas;
- Transição para fontes de energia limpa.
A descarbonização da matriz energética é um dos objetivos em alta porque a geração de energia por meio de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, contribui para as mudanças climáticas que estão impactando o meio ambiente.
Por isso, é fundamental colocar em pauta os problemas e, principalmente, pensar em soluções que contribuam para um futuro sustentável para as próximas gerações.
Qual a importância de existir um Dia Mundial da Energia?
O Dia Mundial da Energia é uma forma de lembrar a importância das medidas efetivas para atender o consumo, que aumenta a cada ano, mas também de avaliar criticamente como isso será feito.
As fontes renováveis de energia são a principal solução para reduzir o impacto negativo da geração tradicional.
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no primeiro semestre de 2023, o consumo de energia no país cresceu 1,4%, em números, a média foi de 66.760 MW.
As atividades industriais, o comércio e a prestação de serviços, em recuperação pós-pandemia, contribuíram para o aumento da demanda, que precisa ser atendida para a continuação do desenvolvimento econômico e social.
Como a tendência é que a demanda de abastecimento cresça, pensar na descarbonização do processo de geração é estrategicamente importante.
No Brasil, o potencial da energia renovável vem ganhando cada vez mais destaque. Energia solar, eólica, biogás, biomassa e outras estão recebendo cada vez mais investimentos.
Em junho de 2023, o Comitê dos Fundos de Investimento Climáticos aprovou o ‘Programa de Integração de Energia Renovável’, criado com o apoio do Ministério de Minas e Energia. A iniciativa vai injetar US$ 70 milhões em investimentos no país.
Algumas das principais ações nas quais o programa irá focar são:
- Digitalização e modernização de usinas hidroelétricas;
- Digitalização e automação das redes de transmissão e distribuição;
- Descarbonização dos sistemas isolados e tecnologias de armazenamento;
- Desenvolvimento do hub de hidrogênio verde no Ceará.
Esse é um exemplo que reforça a importância da conscientização, pois por meio das iniciativas governamentais, os cidadãos são motivados a escolher alternativas limpas e sustentáveis para suas casas.
Desafios no Dia Mundial da Energia
Além de ampliar o debate e colocar em destaque a necessidade de soluções práticas desde já, a data ainda coloca em pauta os desafios.
Como vimos acima, para que as fontes sustentáveis ganhem espaço no mercado frente às fontes sujas, usadas tradicionalmente, é necessário investimento. Diante da necessidade de crescimento econômico, as soluções de energia limpa precisam ganhar espaço.
Para isso, o comprometimento com os princípios do ESG das empresas locais e das internacionais, que chegam de olho no potencial interno, é essencial para impulsionar o crescimento da energia limpa no país.
O ESG propõe um novo jeito de pensar a gestão empresarial, integrando três aspectos: Ambiental, Social e Governança. O objetivo é adotar um padrão de desenvolvimento sustentável, o que inclui soluções energéticas mais eficientes e que causam menos impactos.
Colocar essa mudança em prática só é possível com o engajamento das lideranças empresariais e dos cidadãos.
Ao compreenderem a importância do tema, as pessoas podem se tornar agentes políticos mais atuantes, cobrando iniciativas locais e nacionais a favor do crescimento sustentável.
Por isso, comemorar datas como o Dia Mundial da Energia, vai além de ter um dia no calendário. Diante das mudanças pelas quais o planeta passa e as necessidades de preservá-lo, discutir e colocar ações em prática é cada vez mais urgente.
Leia também >>> Descarbonização, descentralização e digitalização: o que são?
Como consumir energia de forma sustentável?
Se o futuro da energia no mundo é sustentável, limpo e renovável, é fundamental mudar o comportamento enquanto consumidor, pensando cada vez mais no todo e não pontualmente.
Isso começa, claro, fazendo escolhas melhores e educando aqueles que estão na mesma casa. Separamos alguns hábitos que podem ser implementados na rotina da sua residência:
- Mude o abastecimento da sua casa, seja instalando um sistema de geração própria ou procurando plataformas de Geração Distribuída que atuam na sua região;
- Adapte o projeto luminotécnico da sua casa, fazendo substituições de lâmpadas, incluindo equipamentos de acendimento automático em áreas de circulação, aproveitando a luz natural, etc.;
- Verifique a qualidade da rede elétrica para evitar desperdícios pela má qualidade dos fios;
- Planeje a rotina da casa, como tempo de banho, uso de ar-condicionado, passar e lavar roupas, entre outras, para reduzir o consumo;
- Substitua eletrodomésticos antigos que gastam mais energia por modelos mais novos.
Já conhecia o Dia Mundial da Energia? A conscientização e, consequentemente, a mudança de hábitos é fundamental para ficar por dentro das novidades da fase de transição energética.
Leia mais sobre o tema nos artigos abaixo do blog:
- Como economizar energia elétrica em casa? 19 dicas práticas
- Qual o melhor horário para economizar energia em casa?
- Conta de luz alta: o que pode ser e como resolver?