A necessidade de refletir sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente trouxe o tema da consciência ambiental na empresa para o centro das discussões nos últimos anos.
O mundo se transformou, a indústria prosperou, as cidades cresceram e manter essa infraestrutura abastecida exige um volume gigante de recursos.
Por isso, é impossível ignorar as consequências do consumo de recursos finitos como os combustíveis fósseis para a geração de energia ou o descarte inadequado de produtos cuja matéria-prima leva séculos para se decompor.
Nas empresas, a importância da consciência ambiental é um fator muito importante, pois a atividade industrial causa impactos no meio a sua volta.
Então, conscientizar os colaboradores sobre como desenvolver a consciência ambiental deve fazer parte da cultura organizacional de cada empresa.
Continue lendo o artigo e entenda mais sobre a importância e o que fazer para trabalhar a consciência ambiental.
O que é consciência ambiental?
A consciência ambiental é a compreensão de como nossas ações impactam o meio ambiente e como estamos integrados uns aos outros, de forma que os impactos causados individualmente são vivenciados de forma coletiva.
Esse valor também deve ser compartilhado e reforçado no ambiente de trabalho. As políticas e regras das empresas têm um papel fundamental para amenizar o impacto de suas atividades no meio ambiente.
Desde um simples corte de copos de plásticos até a utilização de matéria-prima natural ou reciclável, cada negócio tem uma contribuição para agregar na preservação do mundo em que vivemos.
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Qual a importância da consciência ambiental nas empresas?
A consciência ambiental nas empresas é importante porque leva a ações práticas que vão contribuir para preservar os recursos e tornar o negócio sustentável.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 500 empresas de médio e grande porte do país avaliou o grau de compreensão e práticas concretas que as indústrias nacionais têm em relação à sustentabilidade.
98% das empresas entrevistadas afirmaram que têm pelo menos uma ação de sustentabilidade implementada, sendo as principais:
- medidas para evitar desperdício de energia;
- ações contra o desperdício de água;
- gestão de resíduos;
- estratégias para reduzir ou eliminar poluição do ar ou água;
- logística reversa de produtos.
Os executivos veem a sustentabilidade como oportunidade e 63% das empresas planejam aumentar os investimentos nos próximos dois anos.
Então, a consciência ambiental na empresa é importante porque é o ponto de partida para concretizar os objetivos e contribui muito para fortalecer a imagem do negócio no mercado, diante dos consumidores e investidores.
Leia mais: O que é eficiência energética? Quais os seus benefícios?
Como desenvolver a consciência ambiental?
Agora que você já entendeu o conceito e sua importância, vamos falar sobre algumas ações simples de colocar em prática para desenvolver a consciência ambiental na empresa.
1. Explique sobre consumo consciente
A consciência ambiental na empresa não vai surgir espontaneamente nos colaboradores. É importante oferecer informações que os ajudem a entender os valores da empresa.
Uma das formas de fazer isso é explicando sobre consumo consciente. Esse conceito se relaciona a diversas áreas tanto pessoais quanto profissionais. Então, é válido mostrar como a empresa se posiciona em relação a forma de consumir, as estratégias de redução e reuso de recursos.
2. Mostre como funciona e os impactos da cadeia de produção da empresa
Outra estratégia para desenvolver a consciência ambiental na empresa é explicar como funciona a cadeia de produção e distribuição e os impactos causados.
O objetivo é que a equipe compreenda o contexto de produção como um todo e a importância de conter os danos causados com ações de sustentabilidade que começam dentro da empresa. Esse entendimento ajuda a engajar a equipe com os valores do negócio.
Conheça o que são selos de sustentabilidade e como eles podem contribuir para consolidar a consciência ambiental.
3. Implemente um programa de reciclagem
Um programa de reciclagem também é uma iniciativa de consciência ambiental fácil de implementar e que pode, inclusive, incentivar os colaboradores a fazerem o mesmo em casa.
Além do lixo regular de escritório e de produtos de consumo, é possível investir na na reciclagem/reaproveitamento dos resíduos de produção. É importante também divulgar os resultados como o destino do lixo, quantidade que foi reaproveitada, quais benefícios foram obtidos, etc.
4. Invista em soluções para economizar energia
O consumo de energia elétrica de uma empresa gera um custo alto e ainda contribui para a alta demanda de geração do país, que muitas vezes precisa acionar usinas termelétricas em período de baixa nas hidrelétricas.
A economia de energia pode ser feita de várias maneiras como:
- abrindo espaço para luz natural com pequenas reformas;
- migrando para o Mercado Livre de Energia para negociar com mais flexibilidade a tarifa.
Leia também: O que é energia solar? [Guia completo com prós e contras]
5. Apoie fornecedores sustentáveis
Se o objetivo é desenvolver a consciência ambiental na empresa, faz sentido que esse valor seja considerado na hora de escolher os parceiros de negócio.
Priorize os fornecedores que também estão engajados com a sustentabilidade de suas operações, pois o compromisso é conjunto e essas parcerias são estratégias para maximizar os benefícios para a comunidade local.
Aprenda 6 dicas de como fazer a gestão de fornecedores e conseguir organizar a pesquisa e verificação das empresas.
Mais consciência ambiental mais eficiência energética
A consciência ambiental na empresa abre portas para novas soluções que podem contribuir para a economia de gastos com energia elétrica.
Hoje, é possível otimizar esse custo migrando para o Mercado Livre de Energia. A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da sua empresa.
A Esfera é referência nacional em gestão no Mercado Livre de Energia e realiza todo planejamento para migração com análises técnicas e regulatórias minuciosas, detalhando desde o começo até os ganhos a serem gerados.
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