O biometano é a prova de que na natureza, nada se perde, tudo se transforma. Além de ser um excelente combustível, o gás também é uma fonte renovável para geração de energia elétrica.
Um levantamento realizado em 2022 pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e pela Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), estima que a capacidade de produção brasileira de biometano atinja 2,2 milhões de m³/dia até 2027.
Esse dado reforça a relevância dos biocombustíveis no momento atual, pois a produção e o uso de fontes limpas contribuem para o controle da emissão de gases estufa, que é a principal ação para conter o avanço do aquecimento global.
Continue a leitura do artigo e entenda o que é biometano, como é feito o gás, para o que ele é utilizado e porque ele é uma fonte renovável.
O que é biometano?
O biometano é um combustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás que, por sua vez, é gerado pela digestão de matéria orgânica (biomassa) em equipamentos chamados de biodigestores. O produto final possui mais de 90% de metano na composição, sendo esse um substituto do Gás Natural Veicular, o GNV, extraído das jazidas de petróleo.
Atualmente, existem 14 usinas de biometano em operação nos estados do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essa infraestrutura produz 400 mil m³/dia, mas injeta na rede de gasodutos apenas 100 mil de m³/dia, o que equivale a 1% do potencial de produção — o total alcançável é de 100 milhões de m³/dia.
Um dos desafios do setor é a melhoria da estrutura de distribuição de gás no país. Hoje, a rede é bem estabelecida no litoral, devido à exploração do GNV, mas não no interior, onde existe potencial de produção e matéria-prima orgânica em abundância.
O levantamento da Abegás e da Abiogás mapeou 27 novas unidades de biometano que podem ser ativadas em curto prazo no país. O estado de São Paulo lidera com 15 plantas, seguido do Rio Grande do Sul com 6.
Outros estados onde existe potencial para novos projetos são Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro.
Como é feito o biometano?
O biometano é feito a partir da purificação do biogás, um processo que remove o alto teor de Dióxido de Carbono (CO2) da composição e outros componentes (gás sulfídrico e teor de água), para gerar um gás com mais de 90% de metano. O biocombustível é um substituto direto do GNV, além de ser sustentável.
Para entender melhor a cadeia de produção do biometano, descrevemos passo a passo como o combustível gasoso é obtido:
1. A matéria-prima do biometano são rejeitos orgânicos vegetais, animais ou urbanos.
2. Esses resíduos são colocados em um equipamento chamado biodigestor que faz a digestão anaeróbia do material orgânico. Essa decomposição acontece graças a ação de bactérias.
3. Os produtos da primeira parte do processo químico são o biogás e o biofertilizante (composto líquido).
4. O biogás possui de 50% a 70% de metano e 30% a 45% de carbono. Por isso, ele passa pelo processo de purificação, onde o carbono é retirado para produzir o biometano.
Qual a diferença entre biogás e biometano?
O biogás é o primeiro produto da digestão realizada pelas bactérias a partir do material orgânico. O biometano também é um gás que só é obtido com a continuação do processo químico que “purifica” o biogás, predominando o metano na composição.
A produção de um gás depende da geração do outro, o que é um ganho positivo, uma vez que ambos são utilizados em diversas atividades, como combustível veicular e fontes para geração de energia.
Leia também >>> Tipos de geração de energia: quais existem, fontes e diferenças.
Para que serve o biometano?
O biometano serve como combustível para veículos pesados e leves, substituindo outros tipos como GNV, gasolina e óleo diesel. Outra função do gás é como fonte para geração de energia e calor em aparelhos que utilizam o biometano como ativo.
Segundo a Abiogás, a produção de biometano pode substituir 70% do diesel e cinco vezes o GLP (gás de cozinha) utilizado no Brasil. Por isso, os incentivos e investimentos estão em alta, com resoluções para garantir a evolução desse mercado (falaremos mais adiante sobre o assunto).
Biometano é renovável?
O biometano é um gás renovável, pois sua geração acontece a partir do tratamento de resíduos orgânicos, portanto, a produção pode ser contínua, além de ser mais limpa e barata. Comparado aos combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), o gás também é uma alternativa menos poluente.
Como o que predomina na composição é o metano (mais de 90%), até 2027, espera-se que a emissão de 2,5 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera seja evitada, de acordo com a Abiogás.
Por isso, o incentivo à produção longe das áreas onde não há redes de gasoduto também é incentivada, pois é possível ter uma geração descentralizada do biocombustível para ser consumida regionalmente.
Uso do biometano no Brasil
As novas plantas de biometano que citamos acima não são a única novidade sobre o biocombustível que reforça sua relevância no país.
Em março de 2022, o governo federal anunciou duas iniciativas de incentivo à produção e uso de biometano: o Plano Metano Zero e a adição do gás ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).
O Plano Metano Zero é uma iniciativa do governo brasileiro para cumprir as metas de redução de emissão de metano proposta na Conferência do Clima de Glasgow de 2021.
No anúncio, o então Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou que a estimativa é de que o Brasil produza 120 milhões m³/dia de biometano até 2032 — o equivalente a quatro vezes o volume de gás natural importado da Bolívia.
Entre as medidas do plano, estão: a criação de linhas de crédito e financiamento em bancos públicos e privados para atividades relacionadas à cadeia do biogás e biometano e a instituição de créditos de metano (modelo similar ao esquema de créditos de carbono).
A introdução do biometano no Reidi isenta da cobrança dos impostos PIS/Cofins a obtenção de produtos e serviços de projetos aprovados pelo Ministério de Minas e Energia.
Um exemplo do quão positivo é o cenário no país, em abril de 2023, foi anunciada a primeira fazenda com sistema completo de produção de biometano. A propriedade fica em Brasilândia, Mato Grosso do Sul, e utiliza os dejetos da criação de suínos para produção do gás.
No local também está em uso o primeiro trator movido a biometano do Brasil. O proprietário disse, em entrevista ao jornal Correio do Estado, que os pilares do projeto são: sustentabilidade, economia e autossuficiência. Tudo proporcionado pelo uso de uma fonte de energia limpa e renovável.
Amplie seus conhecimentos sobre novas fontes de energia
Gostou de conhecer o biometano e seu potencial no mercado brasileiro? Nosso país tem uma imensa capacidade de produção energética e de combustível renovável e limpo como poucos países do mundo possuem.
Conheça mais sobre essas fontes de energia no nosso e-book. Clique na imagem abaixo e faça o download!