Uma Esfera ainda mais potente, para trazer para o presente, a energia do futuro. E, para um novo momento, nada melhor do que uma marca moderna, fluida e capaz de refletir a nossa evolução.
Desde a nossa fundação, em 2015, nos dedicamos a simplificar processos complexos, desenvolver tecnologias facilitadoras e assim entregar a melhor experiência para cada cliente. Agora, vamos além e trazemos para nós a responsabilidade de garantir a melhor energia para cada pessoa ou empresa. É nesse novo capítulo da nossa história que nos reinventamos.
Arrojada e vibrante, a nova marca traduz a essência inquieta e inovadora que a Esfera sempre teve. Afinal, sempre tivemos energia de sobra para fazer diferente, com excelência.
“A nova marca aproveita o legado da anterior e reforça a nossa essência, que é ser uma companhia próxima, empática, diversa e tecnológica, focada sempre em simplificar a experiência do consumidor com a energia”, destaca Marcelle Eroles, Gerente de Marketing da Esfera.
Com o propósito de impactar o maior número de pessoas com a venda da melhor energia de forma simples, ágil e transparente, nos preparamos para a abertura total do mercado de energia, prevista para acontecer nos próximos anos e na qual a experiência do consumidor será determinante para os negócios. Assim, convidamos cada um a escolher a melhor energia para si e para o mundo.
Novidades da marca
Fomos pioneiros no mercado de energia ao fugir das tradicionais cores azul, laranja e verde para a nossa marca. Por isso, ficamos conhecidos como os “rosinhas” do setor elétrico, apelido que apenas reforçou a nossa certeza de seguir abraçando a nossa pluralidade e unicidade.
O magenta que já era orgulhosamente usado na nossa identidade visual, agora torna-se a cor principal.
Por sua vez, o ícone foi repaginado e ganhou uma nova posição: canto superior direito, fazendo referência ao “elevado à potência”, e, dessa forma, trazendo de maneira gráfica a essência da companhia: a potência da simplicidade.
Já a tipografia ganhou ainda mais movimento e leveza com os recortes das letras, traduzindo a nossa inquietação e dedicação em evoluir continuamente.
Construção
O processo de rebranding foi conduzido pela agência Brand Gym, em parceria com o time da Esfera e durou 10 meses.
Workshops de imersão entre as equipes, coleta de depoimentos de clientes empresariais e residenciais, conversas com consultores e análises de cenários e visão de negócio, fizeram parte do processo de construção da nova marca.
Segundo Grazi Shimizu, Head de Estratégia e Conteúdo da Brand Gym, o desafio do trabalho foi justamente aproximar ainda mais a empresa do consumidor final de energia, diferenciando-a em um mercado de alta concorrência e reforçando sua confiabilidade junto a uma clientela nova que está entrando ou vai entrar no Mercado Livre nos próximos anos.
“Ocupamos esse espaço com a proposta de levar ao cliente a melhor energia, que é aquela que faz mais sentido para ele e a sua realidade de consumo”, pontua Grazi.
Novidades também nas nossas soluções
Outra atualização importante foi a criação de nomes para as nossas soluções de energia, que agora transformaram-se em produtos mais simples e de fácil compreensão.
Buscamos nomear os produtos com o que se propõem a fazer pelos clientes, afinal, esse cuidado é fundamental em um negócio complexo como o de energia.
Ao todo, são três produtos para os mercados B2B e B2C, cada um com uma proposta de valor adequada ao público:
Para empresas
Esfera Resolve: gestão e consultoria personalizados para grandes empresas que precisam de suporte e acompanhamento de um time dedicado e especializado na gestão inteligente da energia. Clique aqui e saiba mais.
A Esfera atua também na gestão e consultoria para usinas geradoras de energia, oferecendo inteligência para definição da melhor estratégia de comercialização de energia e suporte para a resolução de questões regulatórias. Os resultados são mais receita e liquidez nas vendas e mais segurança regulatória na operação.
Esfera Simplifica: o jeito mais simples de uma empresa migrar para o Mercado Livre com segurança, economia, simplicidade e proteção das flutuações do mercado. Saiba mais sobre essa solução, clique aqui.
Para pessoas
Esfera Economiza: solução voltada aos consumidores residenciais atendidos pela CEMIG e CPFL Paulista que buscam economizar na conta de luz, consumindo energia limpa. Para saber mais, clique aqui.
Futuro
Seguimos com uma nova marca e posicionamento frente ao mercado, acreditando na transformação do setor elétrico com simplicidade e transparência.
Dos pequenos aos grandes negócios até os consumidores residenciais, trabalhamos para conectar todas as pessoas à melhor energia pelo menor custo possível. Dessa forma, nós estamos nos preparando para a abertura total do mercado de energia, na qual a experiência do consumidor será determinante para os negócios.
Simplificamos com eficiência processos complexos, trazendo para o presente a energia do futuro e começando hoje, essa mudança.
Combinamos tecnologia e inteligência humana para dar poder de escolha às pessoas e promover economia hoje, na prática.
É assim que damos forma ao nosso propósito: impactar o maior número de pessoas com a venda da melhor energia de forma simples, ágil e transparente, isso com:
- Experiência simples, de pessoa para pessoa: transformamos a experiência com simplicidade, transparência e pensada por e para pessoas.
- Tecnologia proprietária e facilitadora: idealizamos e desenvolvemos tecnologias com o único intuito de facilitar os processos de comercialização de energia.
- Cultura de diversidade e inovação: a diversidade de vivências e conhecimento do nosso time é nossa estratégia para criação de experiências memoráveis.
- Expertise em simplificar o mercado de energia: são anos nos aprofundando e aprimorando para tornar mais simples o processo da livre comercialização de energia.
Topa escolher a sua melhor energia? Então vem a gente.
Equipe do projeto
Brand Gym: Robson Fernandez (Design), Clareana Gobbet (Brand Ops), Grazi Shimizu (Estratégia), Maria Paula Abreu (Redação).
Esfera Energia: Braz Justi (CEO), Guilherme Esperidião (Vice-Presidente), Mauricio Morais (Diretor Comercial), Elaine Marques (Gerente de Tecnologia), Noelly Capovilla (Analista de Marketing), Marcelle Eroles (Gerente de Marketing).