A utilização de novas tecnologias, como a inteligência artificial no setor de energia, ganha cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Se antes a meta era digitalizar processos, agora, o objetivo é melhorar os métodos de análise e previsibilidade de cenários.
Afinal, informação é ouro nas mãos de quem sabe usá-la. Dessa forma, o uso da inteligência artificial pode facilitar várias tarefas na área energética, desde a geração até o consumo.
Continue no artigo e entenda o conceito, vantagens, aplicações práticas, impactos na sustentabilidade e desafios da implementação da inteligência artificial no setor de energia.
Boa leitura!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação em que as máquinas realizam tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizagem, tomada de decisões e resolução de problemas.
Os sistemas de IA utilizam algoritmos e técnicas, como aprendizado de máquina e aprendizagem profunda, para analisar dados e aprender com os padrões identificados.
Esse recurso possibilita a criação de aplicações em diferentes áreas, como saúde, varejo e finanças, além do setor energético.
O uso de inteligência artificial auxilia na otimização do processo de geração de energia, identifica padrões de consumo, evita desperdícios e orienta o uso de fontes renováveis.
Quais são as vantagens da IA para o setor de energia?
Segundo dados da Research and Markets, o mercado de IA no setor de energia cresce 24,6% ao ano, com projeção para alcançar US$ 17,75 bilhões em valor de mercado até 2029.
O crescimento se justifica pelas inúmeras vantagens de adotar soluções alimentadas por IA para remodelar e otimizar fluxos de trabalho. Confira os principais benefícios a seguir!
Melhora a previsão de demanda energética
Por meio de insights detalhados obtidos de análises de dados precisas, como padrões de consumo e informações sobre geração e distribuição de energia, os sistemas de IA geram orientações para ajustar a produção e, assim, atender à previsão de demanda.
As soluções de inteligência artificial no setor de energia consideram os picos e as quedas de consumo com base em dados históricos, condições ambientais e capacidade das usinas de energia para gerarem padrões de produção ideais.
Com essa abordagem, as usinas otimizam seus processos de geração e minimizam o desperdício de energia.
Otimiza o processo de manutenção preditiva
A manutenção preditiva em energia tem como meta antecipar possíveis problemas antes que aconteçam. Dessa forma, sensores especiais monitoram os equipamentos de geração e distribuição, como turbinas e torres de energia.
As aplicações de inteligência artificial no setor de energia auxiliam na interpretação desses dados, o que serve de guia para as equipes responsáveis elaborarem previsões de falhas mais assertivas e, assim, agirem antecipadamente.
Dessa forma, é possível reduzir o tempo de inatividade e evitar perdas na capacidade de geração das usinas, assim como riscos que comprometem o abastecimento da população.
Reduz custos operacionais
O uso de IA no setor energético traz outro benefício estratégico: a redução de custos por meio da otimização do processo de geração e da diminuição dos gastos com manutenção de equipamentos.
Ao monitorar as métricas de desempenho das máquinas usadas na produção, os sistemas de IA detectam até mesmo desvios pequenos e sinalizam as potenciais falhas.
Essa ação precoce permite que as empresas de energia tomem medidas preventivas, o que garante que seus equipamentos estejam sempre em funcionamento.
Como resultado, o gasto no processo de geração/manutenção é mais baixo e, assim, o consumidor final pode pagar menos pela energia.
3 aplicações da inteligência artificial no setor de energia
A inteligência artificial desponta como uma das tecnologias do século. Mesmo nos primeiros estágios de uso, moderniza os setores por meio de diferentes soluções que contribuem para alavancar a economia dos países.
Veja a seguir exemplos de aplicações que contribuem para o bom desempenho do setor energético:
1. Análise de grandes volumes de dados
Também conhecida como Big Data, a análise de grandes volumes de dados é uma tarefa impossível de realizar apenas com mão de obra humana.
Com a ajuda de um sistema de IA, as empresas de energia armazenam, processam e gerenciam informações de forma mais eficiente em termos de tempo, custo e distribuição de energia.
A implementação de uma tecnologia inovadora ajuda o setor a ser mais competitivo em um ambiente econômico instável e criar métodos operacionais melhores.
2. Redes inteligentes (Smart grids)
As redes inteligentes, ou smart grids, são uma aplicação estratégica de inteligência artificial no setor de energia. Esse tipo de rede monitora áreas onde a geração e distribuição variam dinamicamente conforme as mudanças de demanda e consumo.
Com as informações obtidas, as empresas de energia podem se preparar melhor para os períodos de alta repentina na demanda, além de redistribuir recursos em caso de falha de equipamentos.
Além de analisarem tendências atuais, os algoritmos das smart grids fazem previsões, o que permite que as empresas aloquem recursos renováveis de forma mais eficiente.
3. Gerenciamento de energia renovável
As soluções de IA auxiliam na identificação de locais mais adequados para uma usina de energia renovável (eólica ou solar), o que permite fazer um gerenciamento estratégico para obter o máximo do potencial de geração.
Além disso, os sistemas fazem apontamentos úteis, como os recursos disponíveis, a eficiência da usina e possíveis riscos relacionados às características do solo ou eventos climáticos extremos.
Impactos da IA na sustentabilidade e nos objetivos de ESG
A energia renovável ganha força constantemente e se destaca como líder na integração de tecnologias de inteligência artificial no setor de energia.
As automações criadas otimizam as operações por meio de análises extensivas de dados sobre padrões climáticos e consumo de energia. Essa estratégia aumenta a eficiência, melhora a qualidade da previsão e agiliza a manutenção dos equipamentos de energia limpa.
A Enel, uma empresa italiana, utiliza IA no gerenciamento de suas redes de energia verde para aumentar a eficiência no uso dos recursos para geração de eletricidade e reduzir as emissões de carbono.
Outra empresa que usa a inteligência artificial para alcançar seus objetivos ESG é a Envision Energy, líder global em tecnologia renovável e verde.
Com o apoio dos recursos de IA e IoT (Internet das coisas), a companhia criou um sistema personalizado para o armazenamento de energia obtida de fontes limpas, como turbinas eólicas.
Desafios e oportunidades no uso da automação no setor de energia
Ao mesmo tempo em que contribuem para uma geração e distribuição de energia mais inteligentes, as aplicações de IA consomem energia abundantemente e emitem altos níveis de carbono, o que cria um paradoxo desafiador para a evolução da tecnologia.
Dessa forma, os países precisam pensar em maneiras de adotar essas ferramentas com suporte para viabilizar infraestruturas e regulamentar as operações.
Essas necessidades, por sua vez, geram oportunidades de inovação e criação de novos modelos de negócio no mercado energético.
Quer ter acesso a fontes de energia renovável e limpa, mas ainda não consegue investir em soluções de inteligência artificial no setor de energia? Baixe o e-book e entenda como funciona o Mercado Livre de Energia e por que é seguro migrar.