A tecnologia é uma aliada dos processos produtivos e de gestão, ajudando a obter avanços significativos na produtividade e no desenvolvimento dos mercados. Nesse contexto, a inteligência artificial na indústria é um recurso promissor para os negócios maximizarem seus resultados.
A base instalada de máquinas com capacidade de inteligência artificial (IA) na indústria de manufatura deve atingir 16 milhões de unidades até 2024, crescendo a uma taxa de 60%, de acordo com uma pesquisa da Future Bridge.
Esse tipo de tecnologia chama a atenção da sua empresa? Alguma inovação é utilizada no seu mercado de atuação?
Continue a leitura do artigo e conheça as aplicações da inteligência artificial e os benefícios que esses recursos podem levar para a indústria.
Qual o impacto da inteligência artificial nas empresas?
O uso da inteligência artificial na indústria abre oportunidades para a criação de novas formas de fazer negócio, pois os algoritmos das ferramentas conseguem fazer leituras rápidas de uma base de dados e fornecer insights inteligentes.
Dessa forma, os processos de tomada de decisão são mais assertivos, por ser possível analisar as influências dos riscos de cada cenário e os fatores que contribuem positivamente para os resultados esperados.
Como esse processo é automatizado, as análises são mais rápidas e precisas, contribuindo para o ambiente empresarial ser mais dinâmico, além de ajudar na melhoria contínua que faz as empresas operarem no melhor do seu potencial.
O objetivo de unir Big Data e inteligência artificial na indústria é criar processos de produção inteligentes e não apenas automatizados. Os dados extraídos da cadeia abastecem constantemente as ferramentas de análise, apontando as melhorias necessárias.
O caminho da modernização ainda é longo. A maioria das empresas está na fase experimental em relação ao uso de IA na indústria, segundo o relatório da consultoria Deloitte.
Das 2.620 companhias entrevistadas, apenas 27% já identificou e adotou amplamente as principais práticas e estão no processo de transformação e criação de valor na empresa, indo além da redução de custos e inovando produtos e gerando receita com IA.
Leia também: O que são custos operacionais + como reduzir em 5 passos.
Exemplos de inteligência artificial na indústria
A inteligência artificial na indústria é aplicada em diferentes setores, desde a produção até a gestão dos negócios. Confira alguns exemplos de aplicação e como a IA pode melhorar sua execução.
Manutenção inteligente
Na indústria, a manutenção preditiva é estratégica para evitar falhas e desperdício de tempo e produtividade com máquinas que estragam de repente.
A IA na indústria permite criar uma rede conectada por sensores que enviam informações sobre cada equipamento, o que permite acompanhar o desempenho das máquinas e identificar problemas inesperados e realizar as manutenções de forma programada.
A partir das configurações iniciais que mostram ao algoritmo a produtividade ideal das máquinas, os sensores conseguem aprender e colaborar com a equipe de manutenção.
Gestão de suprimentos e estoque
A compra de suprimentos e o controle de estoque são insumos essenciais para o sucesso da cadeia de produção. Afinal, sem um bom acompanhamento, existe o risco da operação parar por falta de itens ou de espaço.
As ferramentas de inteligência artificial conseguem cruzar esses dados com base nas informações disponíveis do sistema e acompanhar a utilização dos recursos, a frequência de abastecimento, os valores investidos e apontar a melhor estratégia de gerenciamento.
Leia também: O que são os insumos de uma empresa? Como gerenciá-los?
Design generativo
A partir de parâmetros de modelagem, o design generativo é um método que une projeto paramétrico à inteligência artificial na indústria para criar processos de design de produtos mais eficientes.
Os algoritmos dos softwares analisam os critérios, como tipo de material, peso, tamanho, método de fabricação, limite de custo, entre outros, para criar propostas de design para os engenheiros.
Melhorias no fluxo de trabalho
Os softwares de inteligência artificial são implementados para analisar e otimizar os fluxos de trabalho em cada setor. Dessa forma, os gestores conseguem manter processos enxutos, equipes bem distribuídas e bem direcionadas.
Com essa orientação, a gestão ganha tempo para traçar novos planejamentos e metas que vão alimentar o sistema de IA e reorganizar os fluxos, quando necessário.
Controle de perdas
O objetivo do controle de perdas na produção é evitar o desperdício de recursos, tempo, dinheiro e matérias-primas. Fazer esse acompanhamento é um desafio, principalmente nas grandes empresas que operam em escala maior, mas todo negócio precisa ser eficiente na gestão.
As soluções de inteligência artificial na indústria, por meio dos recursos, como Big Data, conseguem analisar, amplamente, todos os fatores que podem resultar em perdas.
Dessa forma, é possível traçar um plano de melhorias em cada área da empresa e garantir o bom andamento da produção.
Benefícios do uso de IA na indústria
Após conhecer as aplicações, listamos os benefícios de investir em inteligência artificial na gestão da indústria. Confira:
- Melhoria na produtividade da empresa: eliminar tarefas manuais e, ao mesmo tempo, obter insights inteligentes, auxiliam os gestores a orientarem melhor o trabalho das equipes;
- Diminuição dos custos operacionais: melhorando o aproveitamento dos insumos e equipamentos, é possível diminuir desperdícios e os custos financeiros para manter a produção;
- Aumento da segurança do trabalho: os robôs e máquinas inteligentes, assim como o ambiente em geral, contribuem para a equipe trabalhar de forma segura, prevenindo-se dos riscos
- Suporte nas tomadas de decisão: os softwares são alimentados com dados em tempo real, mantendo os gestores atualizados sobre o andamento de cada operação, podendo decidir com mais clareza os rumos do negócio;
- Inovação e pioneirismo no mercado: com o suporte da IA, as indústrias conseguem sair na frente, identificando tendências e colocando produtos e serviços inovadores no mercado.
IA na indústria: o futuro é tecnológico
Gostou de saber mais sobre o papel, aplicações e benefícios da inteligência artificial na indústria?
A transformação digital contribui e continuará influenciando o desenvolvimento do mercado, tornando as ferramentas mais acessíveis a todas as empresas.
Quer saber mais sobre o tema? Leia também: Indústria 4.0: o que é, principais pilares e desafios