Sua empresa está ligada nas oportunidades e tendências relacionadas à inovação industrial?
A necessidade de inovar é uma premissa que impacta donos e gestores de empresas. A necessidade de crescimento, de aumento dos lucros e de atender as expectativas dos clientes exige cada vez mais empenho em oferecer um serviço/produto diferenciado.
Por isso, desde a forma como as indústrias operam internamente até como elas lidam com os clientes têm um efeito no potencial de resultados.
Quer saber mais sobre e quais são as tendências de inovação industrial que estarão em alta nos próximos anos?
Continue lendo e saiba mais e conhecer sobre o tema para atualizar seus conhecimentos e planejar mudanças no seu negócio.
Boa leitura!
O que é a inovação industrial?
Inovação industrial significa criar ou aprimorar processos utilizando a tecnologia e outros meios para integrar as atividades operacionais e de gestão do sistema empresarial com o objetivo de criar soluções mais modernas e eficientes para o negócio.
À medida que a tecnologia evoluiu, novas ferramentas começaram a fazer parte da infraestrutura das empresas para otimizar as diferentes áreas da produção e gestão.
Por isso, a inovação industrial deve ser tratada como uma estratégia para o desenvolvimento do negócio porque contribui para fortalecer as empresas em um mercado altamente competitivo e a destacar seu valor para os clientes.
Depois da pandemia da Covid-19 que impactou todos os setores, inclusive a indústria, 84% das empresas afirmaram que veem necessidade em inovar para lidar com as mudanças provocadas nesse período.
O dado é da pesquisa ‘Inovação na Indústria’ da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa.
Qual a importância da inovação na indústria?
A pesquisa CNI/FSB mostrou também que 80% das empresas que inovaram no período de 2020 e 2021, ou seja, durante a crise da pandemia e logo depois, obtiveram resultados positivos em relação à produtividade, competitividade e lucratividade do negócio.
Então, a importância da inovação industrial é percebida nos aspectos chave para a gestão operacional e administrativa das empresas.
Principalmente porque a estratégia deve focar os investimentos nas melhorias desejadas para o momento. Além disso, as tendências do mercado no qual a empresa está incluída também impulsionam as ações de inovação para ganhar competitividade frente à concorrência.
Por isso, é importante que a gestão das empresas se mantenha atualizada sobre o próprio mercado e coloque a inovação como um valor estratégico.
Com essa mentalidade, as equipes conseguem analisar as possibilidades de inovação industrial e alinhá-las com os objetivos de negócio para que as mudanças realmente melhorem os processos e ajudem todos a desempenharem suas funções.
Leia também: Empreendedorismo sustentável: o que é e dicas para aplicar no seu negócio
5 tendências de inovação industrial no Brasil e no mundo
Existem tendências de inovação industrial que são implementadas com mais facilidade e outras que podem ser mais desafiadoras para as empresas.
Reunimos abaixo as principais inovações que as empresas do Brasil e do mundo já estão atentas e trabalhando para adotar. Confira!
1. Automação de processos
A inovação na automação industrial é uma das tendências que surgiram com a Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial.
Essa expressão representa o novo cenário do mercado em que os recursos de automação são integrados aos processos industriais por meio das novas tecnologias para promover a digitalização das atividades.
Entre os recursos implementados estão computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, robótica e máquinas modernas.
Mas no que as empresas, especialmente as brasileiras, estão focando é na inovação dos processos empresariais para acelerar o crescimento no mercado e aumentar a produtividade interna.
Segundo a pesquisa CNI/FSB, 35% das empresas vão voltar esforços para o setor de processos, incluindo principalmente recursos de automação (máquinas e softwares) para auxiliar as equipes no trabalho.
2. Cibersegurança industrial
Em 2021, a empresa JBS foi alvo de um grande ciberataque do tipo ransomware, em que o hacker invade um sistema e “sequestra” todos os dados.
Além de ter suas operações nas unidades dos Estados Unidos, Canadá e Austrália afetadas, a JBS pagou US$11 milhões (o equivalente a R$55,5 milhões na época) para recuperar o acesso às informações.
Por isso, outra tendência de inovação industrial em alta no Brasil e no mundo é a cibersegurança industrial. A proteção de dados internos é fundamental para evitar prejuízos financeiros e também os custos gerados pelo vazamento ou roubo de informações.
Outro ponto importante é a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois os dados de clientes também devem ser preservados. Estar em conformidade com essa lei afeta diretamente a reputação da empresa no mercado.
3. Novas tecnologias digitais
Como mencionamos acima, a Indústria 4.0 está impulsionando a aplicação de tecnologias mais avançadas com o objetivo de fortalecer a inovação industrial.
A internet das coisas, as análises Big Data, máquinas com inteligência artificial, impressoras 3D são alguns exemplos das novas tecnologias digitais que estão ganhando força.
No Brasil, essas tecnologias, apesar de promissoras, ainda não são tidas como prioridade pelas empresas. Segundo a pesquisa ABDI Conectividade e Indústria, 70% das empresas utilizam mais ferramentas como:
- aplicativos para reuniões virtuais;
- soluções baseadas na nuvem;
- softwares para gestão da produção;
- ferramentas de trabalho remoto.
Já as soluções de big data são utilizadas por 19%, impressoras 3D por 11% e inteligência artificial por 10% das empresas entrevistadas para a pesquisa.
4. Consumidor, processos e produção
A tríade da inovação industrial nas empresas brasileiras é o consumidor, os processos e a produção. Na pesquisa CNI/FSB, os gestores afirmaram que esses são os pontos que vão trabalhar nos próximos anos:
- 36% relação com o consumidor;
- 35% setor de processos;
- 31% produção.
Essa tendência se alinha com as anteriores porque a automação, a cibersegurança e outras tecnologias podem ajudar a criar estratégias eficientes para melhorar esses três aspectos.
5. Redução de custos
A redução de custos operacionais também é uma prioridade e tendência que as empresas esperam alcançar com as iniciativas de inovação industrial.
A tecnologia, principalmente a de automação, é um dos recursos mais buscados com o objetivo de otimizar processos e ter operações mais enxutas. O que também favorece o aumento dos lucros e também a satisfação dos clientes.
Leia também >>> Redução de custos operacionais: 5 dicas para uma boa gestão.
Inove de forma estratégica no seu negócio
Para que a inovação industrial seja positiva, ela precisa estar alinhada aos objetivos do negócio. Na lista de possibilidades, recursos chave para manter a operação como energia elétrica podem ser alvo de melhorias para enxugar gastos e até promover a sustentabilidade.
Nesse sentido, o Mercado Livre de Energia é um ambiente de contratação onde as empresas podem encontrar fornecedores de energia e fechar contratos de acordo com sua demanda por um preço mais vantajoso do que no mercado tradicional.
A Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de negócios em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% na conta de luz. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.