São muitos os motivos que levam, cada dia mais, as indústrias a reverem seus processos: mudanças no perfil do consumidor, globalização, transformação digital.
Porém, nem sempre é fácil inovar ao acompanhar esses processos e se manter sustentável. Em especial, na intenção de atender às demandas da Indústria 5.0, baseada em automação e digitalização avançada.
Neste artigo, conheça 4 inovações sustentáveis na indústria usadas na atualidade.
Quais tecnologias da Indústria 5.0 apoiam a inovação sustentável?
A indústria pode cumprir um papel fundamental na prevenção de problemas como o aquecimento global, a poluição do ar e da água e o desperdício de materiais.
Porém, muitos gestores ainda acreditam que, para ter acesso a soluções avançadas e modernas que apoiem ações sustentáveis, é preciso importá-las de outros países. Mas, isso não é verdade.
O Brasil já conta com diversas tecnologias que ajudam os negócios a operarem de forma responsável.
Falaremos sobre cada uma delas a seguir.
Internet Das Coisas (IoT)
A IoT permite a conexão e comunicação entre dispositivos e sistemas industriais por meio da internet.
Assim, coleta dados em tempo real e monitora processos, possibilitando a identificação de áreas de desperdício, ineficiências, oportunidades de otimização e até mesmo a manutenção preventiva. Ao otimizar o uso de recursos, a IoT pode ajudar, por exemplo, a reduzir materiais excedentes e minimizar os impactos ambientais das operações industriais.
O monitoramento de ativos por meio da IoT colabora tanto com o desempenho produtivo da indústria quanto com a sustentabilidade. Essa tecnologia atua na detecção precoce de danos e na antecipação de futuros problemas no processo industrial, resultando em um índice de operação do equipamento superior aos métodos de manutenção preditiva tradicionais.
Impressão 3D
A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, permite a produção de peças e componentes personalizados sob demanda, reduzindo a necessidade de estoques e minimizando o desperdício de materiais. Isso resulta em um menor consumo de energia, diminuição da geração de resíduos e em uma menor pegada de carbono quando comparado com os métodos de fabricação tradicionais.
Robótica
A robótica favorece a inovação sustentável na redução de tarefas repetitivas e da margem de erro resultante delas, possibilitando um menor desperdício de recursos.
Além disso, os robôs podem otimizar o uso de energia nos mais diversos processos internos das indústrias, tornando as operações mais sustentáveis.
Inteligências Artificiais (IA)
A IA oferece recursos avançados de análise e tomada de decisão baseados em dados. Ela pode ser aplicada na otimização de processos industriais, identificação de padrões de consumo de energia, previsão de demanda e manutenção preditiva. Ao aproveitá-la, as indústrias podem otimizar o uso de recursos, reduzir desperdícios, minimizar tempos de inatividade não planejados e maximizar a eficiência energética.
Ao contar com esses elementos, é possível atingir um panorama de inovação sustentável, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento de grandes áreas industriais de forma sustentável. O ideal, é claro, é usar mais de uma em conjunto.
Além disso, para que a indústria 5.0 continue a beneficiar a economia brasileira de forma sustentável, é necessário que todos trabalhem de forma integrada, compartilhando propósitos e contribuindo para driblar os desafios presentes.
Isso inclui traçar planejamentos para o futuro desde já e realizar mudanças internas — como a definição de um gestor central que crie, gerencie e aplique políticas alinhadas ao ESG (Environmental, Social e Governance). Assim, através da inovação sustentável, as empresas podem contribuir para o crescimento da economia de uma forma mais limpa e verde.
Este artigo foi escrito pela Acoplast Brasil, empresa brasileira que atua em todo o território nacional e em países do continente, fornecendo soluções em produtos e serviços para transmissão mecânica.