A gestão de pequenas, médias e grandes empresas exige bastante organização para que dados estratégicos não se percam em meio a inúmeros documentos. Para facilitar esse processo, alguns negócios substituíram os arquivos de papel por softwares de gestão empresarial.
O avanço da tecnologia foi o principal fator que impulsionou a criação de novas soluções, dando agilidade não só aos processos de produção, mas também aos de gestão, otimizando o desempenho das empresas.
Esse movimento está impulsionando o mercado de softwares. Segundo dados do site KVB, o tamanho do mercado global de software ERP deve atingir US$ 70,3 bilhões até 2025, crescendo a uma taxa de 10,5% ao ano.
Além de auxiliar na gestão, os negócios estão investindo em soluções de tecnologia da informação (TI) para monitorar riscos.
68% das empresas brasileiras investem em sistemas de análise de dados, automação de processos e tecnologia com essa finalidade, segundo dados da Pesquisa Global de Riscos 2022, realizada pela consultoria PwC.
Sua empresa precisa melhorar processos e quer investir em um software? Continue a leitura do artigo e entenda o que é, principais funcionalidades e exemplos de softwares, além de dicas para escolher a melhor opção.
O que é um software de gestão empresarial?
Um software de gestão empresarial é um sistema digital programado para registrar e gerenciar atividades e operações de gerenciamento de um negócio, como controle de estoque, logística, produção, pagamentos, contabilidade, entre outras funções. O objetivo é automatizar os processos, integrando os dados e facilitando análises e decisões.
A centralização dos dados dentro de sistemas digitais é um dos principais atrativos desse tipo de solução. Em vez de salas enormes ocupadas por pastas de arquivo físico, tudo é armazenado na nuvem, onde os documentos permanecem acessíveis 24 horas, sete dias por semana.
As empresas desenvolvedoras de softwares ainda oferecem a flexibilidade de customizar as funcionalidades do sistema, criando produtos personalizados para atender à necessidade e ao volume de tarefas dos clientes.
Funcionalidades essenciais
As funcionalidades de um software de gestão empresarial são importantes na hora de avaliar as opções disponíveis no mercado. Geralmente, as empresas oferecem um produto padrão e comunicam quando existe a opção de incluir/excluir funções.
Para dar um panorama, listamos algumas funcionalidades-chave dos softwares que facilitam a gestão do negócio.
- Sistema separado por módulos: um sistema segmentado por módulos facilita o uso, pois cada departamento acessa sua área e encontra facilmente os recursos que precisa.
- Automação de tarefas: emissão de relatórios, notas fiscais, boletos, geração de folha de pagamento são algumas tarefas que os softwares executam. O trabalho das equipes é manter os dados atualizados.
- Gestão de compras e vendas: todos os insumos para manter a empresa ativa podem ser registrados, facilitando a gestão de compras, além dos softwares, auxiliarem na gestão de energia elétrica, vendas, acompanhando pedidos de clientes, emissão de notas, logística de entrega, etc.
- Controle de estoque: um sistema para registrar e acompanhar a saída de materiais e a lista de fornecedores, recebendo notificações quando os níveis chegam ao limite de reposição, ajuda a manter as operações de todas as áreas ativas.
- Gestão de clientes: as atividades de prospecção de clientes, de relacionamento, cobranças, entre outras tarefas, podem ser melhor conduzidas nos softwares, cadastrando cada cliente no sistema, nutrindo a relação e prolongando a parceria de negócio.
- Gestão financeira: acompanhar o fluxo de caixa, despesas, receita, lucro, investimentos, dívidas são aspectos fundamentais para garantir a saúde financeira que a digitalização facilita bastante.
- Gestão de recursos humanos: a manutenção de uma equipe exige organização para cumprir todas as demandas trabalhistas, pagamentos, controle de ponto eficiente e mais, evitando riscos por descumprimento de qualquer responsabilidade.
As funcionalidades acima são apenas exemplos do que você pode encontrar em um software de gestão empresarial. A necessidade de ter todas, ou algumas funções, varia conforme o porte da empresa.
A vantagem é que uma pequena empresa que consegue crescer, ganhar mercado e aumentar suas operações pode incluir novos módulos, solicitando ao provedor a atualização do sistema.
Quais são os softwares de gestão empresarial?
O mercado de software de gestão empresarial brasileiro é farto de soluções e desenvolvedores experientes nos seus nichos. Listamos a seguir quatro sistemas populares e suas funções:
1. TOTVS
O TOTVS é considerado um dos softwares ERP (Enterprise Resource Planning, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) mais completos do mercado, digitalizando toda a operação.
O sistema tem funções para gerenciar processos financeiros, contabilidade, controle de estoque, atividade comercial e muito mais. Na contratação, o cliente pode personalizar o sistema e fazer upgrades conforme precisar.
É um software pago e a empresa trabalha com modelo por assinatura. O preço varia conforme as funções incluídas pelo cliente no pacote.
2. QuantoSobra
O QuantoSobra também é uma opção de software de gestão empresarial do tipo ERP para fazer o gerenciamento completo de todos os setores, centralizando os dados em um único sistema.
Existem cinco opções de plano para contratação, desde a versão que cobre apenas atividades de controle até a que oferece acesso ilimitado, com fee mensal. É possível fazer um teste gratuito do software por sete dias.
3. Agendor
O Agendor é um software de gestão de clientes, ou seja, é um CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente).
O sistema registra e acompanha todas as interações com os potenciais clientes no funil de vendas até o pós-venda, organizando a estratégia de relacionamento. Outras funções são uma assistente virtual e relatórios personalizados para aprimorar as ações.
Você pode testar o software sem custos por sete dias. A versão paga é feita por usuário, no valor de R$ 53 por acesso ao sistema com todas as funções ilimitadas.
4. Nibo
O Nibo é um software de gestão financeira empresarial com funções para acompanhar toda operação financeira do negócio, como fluxo de caixa, contas a receber e a pagar, cobrança de clientes, etc.
O sistema ainda permite a integração com a contabilidade, facilitando o compartilhamento de dados. A empresa disponibiliza três opções de planos (Light, Plus e Premium) com opções de pagamento mensal, semestral e anual.
Como escolher o melhor software para sua empresa?
Para escolher o melhor software para sua empresa, saiba quais são as necessidades e melhorias que sua gestão precisa. Em seguida, invista em uma pesquisa minuciosa de opções de sistemas que atendam a esses critérios.
Aproveite o período de teste ou contrate por apenas um mês as melhores opções selecionadas e avalie os seguintes pontos:
- facilidade de uso;
- integração da equipe;
- quantidade de acessos disponível;
- segurança do sistema;
- qualidade do suporte ao cliente;
- emissão de relatórios, etc.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe mais sobre software de gestão empresarial, sua busca será mais focada e produtiva.
Quer melhorar outros detalhes da sua gestão? Comece organizando a gestão de compras da sua empresa com as dicas do nosso e-book. Clique no banner e faça o download gratuito!