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Pagina Inicial>Gestão Empresarial>Seleção de fornecedores: como fazer + critérios essenciais

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Gestão Empresarial

Seleção de fornecedores: como fazer + critérios essenciais

Redação20/10/20237 min de leitura
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Conseguir boas parcerias no mercado é fundamental para qualquer empresa. Afinal, todo negócio precisa do apoio de serviços ou de matérias-primas de terceiros, tanto para fazer uma boa gestão quanto para manter o fluxo operacional funcionando.

Por isso, uma seleção de fornecedores bem feita mantém na lista de opções apenas aqueles que são realmente qualificados, confiáveis e capazes de prestar um bom serviço. 

Com a digitalização dos processos, a pesquisa por novos provedores ganha um componente facilitador: a internet. Dessa forma, é mais fácil encontrar e filtrar referências.

O relatório ‘The Gartner Future of Sales 2025’ da consultoria Gartner, destaca que, até 2025, 80% das comunicações de venda entre fornecedores e compradores B2B acontecerão por meio de canais digitais.

E para conduzir o processo on-line, a equipe de gestão de compras do seu negócio precisa ser criteriosa antes de fechar negócio com um parceiro.

Continue a leitura do artigo, saiba quais são os requisitos-chave que um potencial fornecedor precisa cumprir antes de ser incluído na lista de parceiros da sua empresa.

O que é o procedimento de seleção de fornecedores?

O procedimento de seleção de fornecedores é o processo executado pela área de gestão de compras das empresas para encontrar, avaliar e contratar novos negócios como parceiros. 

O objetivo é montar uma lista com marcas confiáveis do mercado para o fornecimento de produtos, matéria-prima ou serviços para abastecer, ou gerenciar, diferentes setores.

A qualidade da cadeia de suprimentos de um negócio depende da escolha de bons fornecedores que contribuem para a continuidade das operações.

Além de resultar em lista de referências confiáveis, o processo de seleção ajuda a:

  • Diminuir riscos de compra;
  • Fortalecer parcerias com empresas confiáveis;
  • Ganhar poder de barganha;
  • Negociar valores e prazos vantajosos e muito mais.

Como fazer a seleção de fornecedores?

Para fazer uma seleção de fornecedores bem feita, o processo precisa ser bem organizado internamente. O objetivo é seguir o passo a passo e analisar todos os critérios, antes de incluir um novo parceiro como possibilidade de compra. 

Caso sua empresa ainda não tenha nenhum método, comece com uma pesquisa de mercado. Suponha que você precise de um novo fornecedor de embalagens. A primeira ação é buscar na internet por negócios da região.

Na sequência, os buscadores destacam negócios no topo da página, ajudando a levantar as opções iniciais para pesquisar mais sobre nos sites e redes sociais.

A próxima etapa é selecionar aquelas com quem irá fazer contato. O objetivo nessa fase é conhecer os processos de venda do fornecedor, se ele tem etapas bem definidas, claras e se o atendimento é bem conduzido.

Em seguida, chega o momento de enviar uma proposta de pedido e analisar preço, prazo de entrega, ou a forma de prestação do serviço, e meios de pagamento dos fornecedores mais qualificados. 

A equipe deve avaliar desde a forma de apresentação do orçamento até o detalhamento e clareza de todos os detalhes para o fechamento de uma compra.

Como em toda compra, a negociação faz parte do processo. Então, avalie a flexibilidade de negociação do fornecedor, quais as condições ele oferece no primeiro pedido, se apresenta algum tipo benefício em compras recorrentes, entre outros.

O fechamento da seleção de fornecedores não é terminar com apenas uma empresa para atender a categoria de embalagens. Defina três opções, uma principal e duas como reserva, para não depender apenas de um parceiro. Essa regra vale para todas as categorias.

Leia também >>> Gestão de fornecedores: o que é + 6 dicas de como fazer.

Quais os critérios de seleção dos fornecedores?

Até chegar no top 3, a equipe de compras precisa ser rigorosa quanto aos critérios de seleção de fornecedores para evitar problemas contratando empresas que podem deixar o seu negócio na mão.

Separamos cinco requisitos que devem ser considerados desde a pesquisa de mercado até a escolha final. Confira!

1. Experiência de mercado

O primeiro critério de seleção de fornecedores é a experiência de mercado. O tempo e o histórico de atuação, assim como as conquistas e a infraestrutura que a empresa oferece aos clientes, são indicadores de solidez do negócio.

Quem são os donos, sua qualificação, assim como a da equipe, somam pontos importantes para considerar uma empresa como opção. 

2. Conhecimento sobre as soluções

Quando você conversar com o atendimento de um potencial fornecedor ou diretamente com o dono do negócio, repare no conhecimento que ele tem das soluções que vende.

Além de oferecer os insumos ou serviços mais atuais do mercado, ele consegue explicar claramente as vantagens de cada opção? Os argumentos são claros? Mostra a sua preferência na negociação e defende com propriedade o que vende? 

A resposta para as perguntas deve ser um ‘sim’ unânime. 

3. Credibilidade

A reputação de um negócio no mercado é outro critério fundamental na seleção de fornecedores. Por isso, não seja superficial na pesquisa. Busque outros canais além dos buscadores, como as redes sociais, sites de fornecedores, sites de avaliação on-line, entre outros.

Se o que a empresa vende bate com o que as pessoas falam dela, as chances de ela ser uma boa parceira aumentam.

4. Transparência

A transparência parece um critério subjetivo, mas é mais palpável do que se imagina. A maneira como o fornecedor conduz a negociação, sendo consistente em todos os argumentos para o fechamento da proposta, sem contradição, é um exemplo de transparência.

O mesmo deve acontecer com os contratos e em relação às obrigações financeiras envolvidas nas transações. Qualquer “jeitinho” no processo é bandeira vermelha. Fique atento!

5. Avaliação dos clientes

Na era da internet, é difícil fazer uma compra ou escolher um parceiro de negócio sem saber a opinião de quem já passou pelo processo, concorda?

Então, pesquise quem são os parceiros dos fornecedores, se são empresas confiáveis, o que elas levantam de positivo e quais tipos de crítica/melhoria são apontadas. Assim, você avalia se vale a pena ou não fechar negócio.

Gostou das dicas para fazer seleção de fornecedores? Preste atenção aos critérios e refine a busca por novos parceiros!

Reforce suas estratégias e melhore o planejamento de compras com as dicas para economizar do nosso e-book, sem abrir mão da qualidade dos fornecedores:

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