Quem pesquisa por alternativas para fazer economia de recursos em uma empresa, provavelmente já esbarrou com o termo saving em compras.
Em meio a tantas despesas diretas e indiretas, ter uma gestão de compras estratégica, ajuda a planejar com mais eficiência a aquisição de cada recurso necessário, da reposição de estoque de matéria-prima até equipamentos para o setor administrativo.
Além de permitir uma visão detalhada da cadeia de suprimentos da empresa, podendo correr atrás do melhor custo-benefício com os fornecedores, sem perder na qualidade das compras.
Quer colocar em prática e acompanhar os resultados do saving em compras na sua empresa? Continue lendo e entenda os principais pontos sobre essa prática de gestão financeira.
Boa leitura!
O que é saving em compras?
O saving em compras é uma boa prática e também um indicador que mostra o valor e/ou a porcentagem de economia alcançada ao negociar uma compra ou contrato, ou seja, o quanto uma determinada despesa foi reduzida.
O setor responsável por calcular o saving normalmente é o de Compras, que conhece em profundidade as necessidades da empresa, assim como os principais fornecedores.
Então, onde for possível negociar uma aquisição de forma vantajosa e obter preços melhores, a equipe entra em contato, solicita propostas e compara as oportunidades para escolher a melhor em valor, mas também em qualidade.
Para fazer isso de forma estratégica, é preciso estudar o contexto no qual a empresa está inserida, entender onde é possível negociar, além de identificar o poder de barganha dos fornecedores para conseguir contorná-los.
Aprenda mais sobre essa estratégia no artigo: Poder de barganha dos fornecedores: o que é e como reduzir.
Qual a importância de utilizar o saving financeiro?
O saving em compras é importante porque ajuda a manter a saúde financeira do negócio. Imagine sempre topar o primeiro orçamento que aparecer para cada serviço. Além de pagar caro, é provável que em várias situações, a empresa não receba a qualidade esperada.
Afinal, pagar caro não significa receber qualidade todas as vezes, não é mesmo?
Por isso, ter o saving em compras como indicador serve para orientar o planejamento de compras da empresa e reduzir as despesas totais do mês, evitando gastos supérfluos.
Isso é bastante útil em serviços essenciais como energia elétrica. O preço da energia elétrica industrial é calculado de forma diferente da energia residencial, uma vez que a estrutura e demanda também são diferentes.
Em contrapartida, as empresas podem negociar com mais liberdade e utilizar outras fontes de abastecimento mais econômicas, contribuindo para alcançar um saving em compras positivo nessa área.
Uma vez que o saving inclui vantagens financeiras, é preciso criar um bom relacionamento com os fornecedores e ser um bom pagador para gerar confiança e obter as melhores condições.
Como calcular o saving de compras?
Para entender como calcular o saving em compras, primeiro, vamos conhecer as variáveis envolvidas que são: valor base e valor negociado.
O valor base é o ponto de partida dos preços de um produto ou serviço obtido por meio de propostas, tabelas, catálogos, etc. Como os preços reajustam de ano para ano, é importante ter os valores dos fornecedores atualizados.
Caso faça muito tempo que comprou de um fornecedor, é melhor contatá-lo novamente. Mas se for uma compra dentro da validade da tabela ou catálogo atual, a equipe de compras pode consultar propostas anteriores ou o histórico de compras com o fornecedor para ter o valor base.
Já o valor negociado é o preço que a empresa realmente pagou depois da negociação com o fornecedor, a partir do valor base.
Com essas duas informações é possível calcular o valor do saving em compras em reais ou em porcentagem. Ambos são úteis. Veja como fazer o cálculo:
Fórmula do saving em compras (R$)
Valor base – valor negociado = R$ X
Fórmula do saving em compras (%)
(Valor base – valor negociado / valor base) x 100 = X %
Para entender melhor, vamos a um exemplo prático de saving em compras. Considere que uma empresa gasta R$ 50.000 de energia elétrica por mês. Depois de estudar possibilidades de economia, descobriu que é possível migrar para o Mercado Livre de Energia.
Como o objetivo da empresa é tornar as operações mais sustentáveis, escolheu negociar com um fornecedor que produz energia utilizando fonte de energia solar. A nova tarifa proposta, vai reduzir a conta para R$ 30.000. Sendo assim, o saving em compras em valor financeiro e em porcentagem é:
50.000 – 30.000 = R$ 20.000
50.000 – 30.000 / 50.000 x 100 = 40%
DICA: trabalhe apenas com fornecedores homologados e que atendam as regras de compliance da empresa. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa criteriosa no mercado.
No caso do Mercado Livre de Energia, as empresas fornecedoras precisam cumprir vários requisitos para negociarem energia, o que diminui as chances de golpes e fraudes.
Então, crie um planejamento de compras bem organizado para cada setor, estabelecendo limites de orçamentos e metas de saving em compras.
Quais os benefícios do saving em compras?
Agora que você sabe o que é e como calcular o saving em compras, dá para ter uma noção dos benefícios de implementar a prática e acompanhar o indicador nas negociações com cada fornecedor.
Um dos principais benefícios do saving é conseguir mensurar e acompanhar a oscilação da economia conseguida com cada fornecedor. Assim, também será possível analisar se o planejamento de compras está sendo cumprido ou não e assim ajustar as estratégias.
Falando em ajustes de estratégias, o saving em compras permite manter um controle financeiro efetivo, ajudando a gerenciar os riscos da cadeia de suprimentos e agir com antecedência.
Outro benefício do saving em compras é ter um indicador para usar como parâmetro nas análises e avaliar o quão eficiente está sendo o esforço da equipe na gestão de fornecedores.
Mantenha sua estratégia de saving atualizada
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