A mudança é a única certeza que as empresas têm quando se trata de ganhar vantagem competitiva. Por isso, a reengenharia de processos é um método muito utilizado pelas organizações para se adaptar às necessidades internas e do mercado.
Isso porque não se trata apenas de fazer diferente, mas de otimizar as técnicas utilizadas, implementando fluxos de trabalho e ferramentas que vão melhorar os resultados.
O caminho para redesenhar processos é complexo e exige atenção da equipe na hora de avaliar o que não é necessário e, portanto, pode ser eliminado ou substituído.
Sua empresa precisa melhorar a eficiência operacional e reduzir custos? Continue no artigo e entenda o que é, o objetivo, as vantagens e como implementar a reengenharia de processos.
Boa leitura!
O que é reengenharia de processos?
A reengenharia de processos é uma técnica de gestão que avalia e redefine os procedimentos de trabalho em determinada área do negócio para melhorar a eficiência operacional e diminuir os custos.
Cada setor de uma empresa opera conforme suas próprias regras. Por isso, com os processos redesenhados surgem novas maneiras de operar, adaptadas ao momento atual, aumentando o desempenho da organização.
Essa estratégia mantém as equipes atentas às mudanças do mercado, identificando oportunidades para otimizar o fluxo de trabalho, além de eliminar gargalos e tarefas repetitivas.
Leia também >>> Eficiência operacional: o que é, como calcular + 11 dicas.
Qual é o principal objetivo da reengenharia de processo?
O principal objetivo da reengenharia de processos é tornar a empresa mais eficiente, operando por meio de procedimentos ágeis e simples para entregar valor real aos clientes, seja com a venda de produtos ou prestação de serviços.
A consequência de operar utilizando técnicas inovadoras é aumentar a qualidade das entregas, o que permite cobrar mais pelos diferenciais exclusivos e ainda ganhar vantagem competitiva no mercado.
Em uma época em que as tecnologias avançam muito rápido, e os ciclos de vida de produtos são cada vez mais curtos, o desenvolvimento de soluções segue um ritmo ágil, exigindo diferenciais inovadores.
Portanto, se as equipes não estão atentas às possibilidades de melhoria, a empresa pode ficar para trás, pois os concorrentes irão se atualizar.
Por exemplo, se o time de atendimento de pedidos demora semanas para responder às dúvidas ou a gestão de estoque compra insumos além do necessário, é essencial fazer a reengenharia de processos nessas áreas.
A meta é identificar os gargalos e atividades que não estão contribuindo para a eficiência do processo e reorganizar totalmente o fluxo de trabalho para que a nova operação tenha um desempenho melhor.
Quais as vantagens da reengenharia na eficiência operacional?
Os resultados da reengenharia de processos são vantajosos para as empresas porque colocam as organizações na melhor posição para operar. Confira os principais benefícios da estratégia para a eficiência operacional:
Compreender o propósito e as operações do negócio
O planejamento estratégico define as metas de crescimento das empresas e, para alcançá-las, as equipes precisam compreender o propósito e as operações do negócio. Porém, muitas organizações têm dificuldades para descrever seus processos operacionais.
Com a estratégia de reengenharia de processos é possível avaliar e compreender claramente a condição atual dos procedimentos, os resultados obtidos e como otimizar o fluxo de trabalho para alcançar os objetivos estratégicos.
Adotar processos de negócios simples
Outra vantagem da reengenharia de processos é voltar o foco para o que é essencial. A estratégia ajuda a simplificar e agilizar os processos operacionais, eliminando procedimentos redundantes que impedem a eficiência comercial.
Dessa forma, os esforços ficam alinhados aos objetivos da empresa e os colaboradores têm um rumo claro para seguir.
Melhorar a eficiência operacional
Ter um conjunto de processos claros e eliminar operações redundantes melhora a eficiência operacional. A reengenharia ainda agiliza os processos, elimina gargalos e reduz desperdícios, criando modelos de trabalho mais eficientes e produtivos.
Essa mudança reduz significativamente atrasos e erros, o que contribui para a credibilidade da empresa no mercado.
Reduzir os custos operacionais
A reengenharia de processos ajuda na redução dos custos operacionais ao redesenhar e otimizar os procedimentos, buscando ferramentas, técnicas e soluções mais eficientes para melhorar os resultados financeiros.
Por exemplo, uma empresa que deseja economizar energia elétrica, pode planejar a migração para o Mercado Livre de Energia, um ambiente de contratação no qual é possível economizar até 35% nos gastos com o insumo, essencial para a operação.
Como implementar a reengenharia de processos?
A reengenharia de processo traz mudanças profundas para a cultura das empresas. Por isso, os passos para implementação da estratégia devem ser aplicados com atenção, mantendo uma comunicação clara com a equipe. Confira os passos:
1. Selecione o processo que será redesenhado
A primeira etapa é selecionar o processo que precisa de melhoria e fazer uma avaliação detalhada do que funciona e do que gera gargalos na execução.
A equipe que trabalha diretamente no setor é uma fonte de informações valiosa para determinar as mudanças.
2. Redefina os processos
A próxima etapa é redefinir os processos analisados, criando um fluxo de trabalho atualizado e otimizado, sem tarefas desnecessárias. Ao montar a nova proposta, a equipe pode avaliar a inclusão de um software e outras tecnologias para automatizar e simplificar a execução da tarefa.
3. Monte um cronograma para implementação das mudanças
A etapa seguinte é montar o cronograma para implementação das mudanças definidas na reengenharia de processos. Como o processo envolve a inclusão de métodos novos e tecnologias, é fundamental realizar cada etapa com cuidado para minimizar erros.
Dessa forma, a equipe acompanha e entende os objetivos de cada atualização, podendo se preparar melhor para cada mudança.
4. Controle e avalie o andamento dos novos processos
Por fim, após implementar as mudanças planejadas, é essencial controlar e avaliar o andamento dos novos processos.
A complexidade da reengenharia exige um acompanhamento próximo para verificar se os objetivos planejados foram alcançados. Os indicadores de desempenho de processos são ótimas ferramentas para acompanhar a melhoria contínua, além de fazer análises e ajustes precisos.
Aprenda mais dicas de economia nos negócios
A reengenharia de processos, quando bem executada, cria diferenciais competitivos estratégicos para posicionar as empresas como referências em seus mercados.
Além dessa estratégia, aplique também as dicas de economia do e-book ‘Como Reduzir Custos na Indústria’ e aprenda como mapear as despesas operacionais corretamente. O download é gratuito!