Uma das tarefas de gestão mais importantes nos negócios é o planejamento financeiro empresarial. Afinal, distribuir estrategicamente o capital disponível, compreender riscos e definir objetivos de crescimento é o que orienta as atividades das empresas no mercado.
O ideal é que todo negócio comece sua operação fazendo um planejamento estratégico, seguido de um plano financeiro, para ter uma visão clara das oportunidades do seu nicho e entender se as perspectivas são favoráveis.
Dessa forma, sua empresa pode fugir das estatísticas desfavoráveis que recaem sob negócios mal gerenciados.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pelo jornal Correio Braziliense, aproximadamente 48% das empresas nacionais fecham após três anos de sua abertura.
A principal razão de insucesso é a gestão ineficiente, resultando em falência para 25% das empresas.
Quem abre o próprio negócio precisa vencer muitos desafios. Por isso, buscar conhecimentos sobre gestão e planejamento é um diferencial que pode influenciar positivamente os resultados.
Continue a leitura do artigo e entenda o que é, a importância e como fazer e acompanhar o planejamento financeiro empresarial do seu negócio.
O que é planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro empresarial é o documento que organiza e registra os objetivos e metas de um negócio relacionados ao uso dos recursos de capital disponível, permitindo acompanhar os resultados de forma sistematizada e tomar decisões estratégicas, reduzindo os riscos financeiros.
O objetivo do trabalho é que os gestores tenham um cenário do crescimento financeiro que desejam alcançar após um determinado período. Lembrando que não se trata de um documento que fica engavetado depois de pronto.
Pelo contrário, a equipe de gestão financeira é a responsável por monitorar cada etapa do planejamento e repassar para o restante do time se as ações estão realmente conduzindo aos objetivos definidos.
Qual a importância do planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro é importante porque atua como ferramenta de controle dos gastos e investimentos do negócio, executando cada ação conforme o planejado para alcançar os melhores resultados.
Ao invés de investir impensadamente em um projeto só porque alguém o indicou, os responsáveis, primeiro, checam se existe capital disponível, se os riscos compensam e ainda analisam o impacto que os resultados podem causar.
Dessa forma, o negócio se baseia em previsões confiáveis e diretrizes que foram devidamente estudadas e não em achismos ou no “feeling”.
O modo de análise é o mesmo independentemente do setor da empresa, daí a importância de integrar todos os gestores e colaboradores no processo de planejamento financeiro.
Assim, cada decisão pode ser bem planejada e tomada após a análise criteriosa de todas as variáveis.
Leia também: 8 principais ferramentas de gestão financeira para empresas.
Como fazer um planejamento financeiro empresarial?
As etapas do planejamento financeiro empresarial são bastante simples e fáceis de colocar em prática. Confira os cinco passos para montar o do seu negócio:
1. Avalie o momento atual da empresa
O primeiro passo do planejamento financeiro empresarial é avaliar o momento atual da empresa para saber se há capital disponível, se a margem é pequena ou se o estado é de saúde financeira total.
Uma ferramenta usada para orientar a análise é a Matriz SWOT (ou FOFA, na sigla em português), que analisa as forças e fraquezas em relação às oportunidades e ameaças do mercado e como esses fatores influenciam o desempenho financeiro.
2. Estabeleça objetivos financeiros
Conhecendo o cenário atual, a equipe pode definir os objetivos financeiros para um determinado período, considerando as possibilidades existentes.
Assim, é possível estabelecer metas para receita, lucro, investimento, novos clientes, economia com fornecedores, energia elétrica, entre outros indicadores.
Os objetivos contribuem para que as decisões sejam bem pensadas, evitando soluções impulsivas e arriscadas.
3. Defina planos de ação
Cada meta deve ter um plano de ação associado, que funciona como um roteiro de atividades para alcançar o que foi planejado.
Por exemplo, se um dos objetivos for economizar energia elétrica, é preciso listar as ações para buscar, avaliar e escolher a solução que oferece a melhor oportunidade de economia.
Entre os métodos que auxiliam a criação de planos de ação, estão: ferramenta 5W2H e ciclo PDCA.
4. Faça o orçamento anual da empresa
O próximo passo é fazer o orçamento anual da empresa com os gastos totais para o período, assim como o teto para cada setor, considerando o investimento necessário do trabalho em prol dos objetivos.
Essa definição deve ser discutida com bastante calma e atenção para que os valores sejam compatíveis e promovam, realmente, o crescimento.
Leia mais >>> Orçamento anual da empresa: qual a importância? Como fazer?
5. Antecipe cenários financeiros
Além do cenário ideal, visando aos objetivos de crescimento esperados, o planejamento financeiro empresarial deve antecipar outros cenários financeiros.
Trace um ou dois cenários alternativos, um otimista, mas abaixo do ideal, e outro pessimista, no qual possíveis perdas sejam gerenciáveis.
Dessa forma, a equipe estará pronta para agir em ambos os casos, evitando surpresas e demora para contornar problemas.
Dicas para manter controle financeiro empresarial atualizado
Agora que o planejamento está pronto, fique atento ao controle financeiro para manter todos os dados organizados e acessíveis:
- Invista em um bom software para organizar os dados financeiros: a digitalização facilita a organização, a pesquisa, o acesso e o compartilhamento por toda equipe.
- Faça cotações antes de contratar serviços: incentive a equipe a buscar até três orçamentos antes de contratar serviços ou comprar insumos.
- Conheça todos os custos e despesas: saber o que a empresa precisa para se manter operante também é fundamental para o sucesso do planejamento financeiro.
- Acompanhe o fluxo de caixa: outro controle fundamental é saber o que e quanto sai do caixa da empresa para identificar movimentações anormais.
- Mantenha a precificação atualizada: fazer ajustes é fundamental para garantir a competitividade no mercado de forma justa e bem planejada.
Economize em despesas estratégicas
Economizar é sempre uma boa, quando se fala de planejamento financeiro. Ao contrário do que muitos acham, a economia nas contas estratégicas é uma alternativa possível e segura.
Se o seu foco for reduzir o valor da conta de luz de sua empresa, convidamos você a conhecer o Esfera Simplifica, a solução da Esfera para negócios que buscam economia com simplicidade e sem exposição aos riscos do mercado.
Fale com um especialista e entenda como podemos ajudá-lo a migrar para o Mercado Livre de Energia com total segurança e previsibilidade de custos.