Ano após ano a sua empresa tem registrado resultados insatisfatórios e a equipe não sabe o que e como fazer para voltar a crescer? Nesses casos, o primeiro passo é utilizar uma ferramenta estratégica de gestão que é o planejamento anual para empresas.
Esse documento vai orientar os caminhos que o seu negócio vai percorrer, mantendo um acompanhamento mensal que ajuda ver os resultados e corrigir rotas durante o ano.
Quer aprender como fazer um planejamento anual empresarial? Continue lendo este artigo e saiba o que deve conter no plano e o passo a passo para fazer uma projeção realista para a sua empresa.
Boa leitura!
O que é o planejamento anual?
O planejamento anual é um documento criado todos os anos pela equipe de gestão da empresa com o objetivo de definir metas para impulsionar o crescimento do negócio.
Por meio de estratégias baseadas nos objetivos de crescimento interno e externo, são definidos planos de ação para cada área, assim como os recursos financeiros e de pessoas necessários para trabalhar durante o ano.
Dessa forma, os gestores de cada setor trazem seus resultados e necessidades de melhoria para que a empresa consiga continuar progredindo no mercado.
Durante o planejamento, também pode ser identificada a necessidade de mudanças mais drásticas, seja um corte de custos maior para desonerar o fluxo de caixa ou implementar mudanças na estrutura interna para melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido aos clientes.
Por isso, é importante que essa tarefa seja prioridade no seu negócio, para que a empresa esteja preparada para lidar tanto com um cenário favorável quanto se equilibrar em um cenário desfavorável no mercado.
O que deve conter no planejamento anual para empresas?
O planejamento anual de uma empresa deve conter as seguintes partes:
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é o mais abrangente e que define as diretrizes estratégicas de um negócio. Muitas empresas usam a Matriz SWOT para analisar o mercado e como o negócio vai se posicionar e traçar as metas, analisando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Planejamento tático
O planejamento tático é como cada departamento da empresa vai contribuir para as estratégias do negócio. Então, são definidas as metas de cada setor, usando como base os resultados anteriores ou fazendo projeções realistas para os indicadores no período de um ano.
Planejamento operacional
No planejamento operacional é feita a avaliação do fluxo de trabalho, dos gargalos que existem na operação, como eliminá-los e os objetivos de evolução ao longo do ano.
Planejamento financeiro
Por fim, outra parte que deve conter no planejamento anual é o planejamento financeiro. Nele, são avaliadas as necessidades de investimento em cada área, definido um teto de gastos, feita a revisão dos custos atuais e possíveis cortes em ações e serviços que oneram o orçamento.
Como fazer um plano anual passo a passo?
O planejamento anual para empresas deve ser realista e adequado à realidade de cada negócio. Aprenda o passo a passo do que analisar antes de definir os objetivos para o novo ano:
1. Avalie o desempenho da empresa no último ano
O planejamento anual para empresas do ano seguinte pode estar ainda melhor alinhado aos objetivos de negócio se já tiver um trabalho sendo realizado e a partir do qual possa evoluir.
Porém, nunca é tarde para dar o primeiro passo. Alguns dados de desempenho importantes podem ser levantados como:
- gasto total da empresa no ano anterior (separando o que cada setor gasta individualmente e custos variáveis);
- receita bruta do ano;
- lucro do ano;
- carga de impostos pagos;
- número de clientes atuais;
- resultados de vendas, etc.
Com essas informações em mãos, dá para avaliar o desempenho no último ano, se houve progresso e em quais áreas é preciso trabalhar para melhorar os resultados.
2. Pesquisa sobre o cenário atual do mercado
Outro passo importante para montar um planejamento anual para empresas realista é estar atualizado sobre o cenário atual do mercado.
Pesquise quais são as expectativas para a economia nacional e quais desafios os mercados devem enfrentar de acordo com a projeção de crescimento do país.
Assim, é possível se preparar para diferentes cenários e não errar sendo otimista demais e nem de menos.
3. Levante os pontos de melhoria em cada setor
O planejamento para empresas é anual porque todo negócio deve ter como foco a melhoria contínua dos seus resultados internos e externos.
Então, reúna os gestores para analisar os pontos de melhoria em cada setor da empresa. Avalie os resultados dos principais indicadores, o avanço nas metas traçadas e quais investimentos podem ajudar a otimizar o trabalho e até reduzir os custos.
4. Estabeleça metas e indicadores para acompanhamento
Ao quantificar os resultados, a empresa cria uma base de dados que vai servir de referencial para as definições de metas e indicadores que serão acompanhados no planejamento anual.
Além disso, sabendo quais são os objetivos, cada área faz o acompanhamento mensal do progresso e pode implementar mudanças caso os planos de ação iniciais não estejam levando para o caminho esperado.
5. Defina um orçamento para o planejamento anual
A parte do orçamento no planejamento anual para empresas é importante para controlar os gastos e fazer a redução de custos, eliminando principalmente gastos desnecessários.
Além disso, estabelecer o teto de gastos para o ano é uma meta importante, assim como a divisão do orçamento entre os setores de forma estratégica.
Por fim, a criação de uma reserva de emergência para a empresa também é importante para manter o negócio ativo durante as crises no mercado, reduções drásticas de receita, entre outras ocorrências.
Leia também: Como fazer um orçamento anual da empresa? Veja dicas.
Economize na sua empresa de forma inteligente
A economia de recursos está presente em grande parte da discussão do planejamento anual para empresas. Todo negócio quer crescer e para isso é importante fazer escolhas estratégicas para ter uma operação eficiente.
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