A gestão de energia elétrica é um requisito importante nas empresas, especialmente nas indústrias que trabalham com muitos equipamentos na linha de produção. Para gerenciar essa estrutura, existe um indicador chamado de OEE — Overall Equipment Effectiveness.
Em português, o termo significa Eficiência Global do Equipamento e avalia a disponibilidade, produtividade e qualidade do maquinário para que ele continue ativo, funcionando corretamente e, assim, não aconteçam falhas que atrasem a produção.
Além de monitorar a saúde dos equipamentos, o OEE ajuda a empresa a ter eficiência energética, evitando desperdícios causados por máquinas com defeitos ou que já estão obsoletas.
Quer entender melhor o que é o indicador OEE e como calculá-lo dentro da sua empresa? Continue lendo e aprenda os principais pontos sobre esse tema.
O que significa OEE na produção?
A sigla OEE significa overall equipment effectiveness que, em português, corresponde a eficiência global do equipamento.
É um indicador essencial para a melhoria contínua das empresas comprometidas em manter a produtividade sempre mais alta possível.
O OEE foi introduzido na gestão industrial por Seiichi Nakajima, o criador do Total Productive Maintenance (TPM), uma metodologia fundamentada em cinco pilares:
- aproveitamento máximo da eficiência dos equipamentos;
- participação dos operadores nas tarefas de manutenção;
- implementação da eficiência da manutenção;
- treinamento constante para aumento do desempenho;
- reforço das estratégias de prevenção de falhas e desperdícios.
A produtividade da equipe e o cumprimento dos prazos de produção dependem de uma estrutura 100% funcional, permitindo que cada setor execute sua parte do trabalho com eficiência.
Quando as máquinas se tornam obsoletas, exigem muita manutenção ou são difíceis de manusear, podem gerar uma queda no OEE. Porém, se a equipe de gestão estiver atenta a essas e outras ocorrências, pode evitar falhas severas e desperdícios de matéria-prima, tempo e energia elétrica.
Leia mais: O que são perdas energéticas e como evitar esse problema?
Qual a importância do indicador nas empresas?
Todo equipamento exige condições específicas para ser operado. Dentro de uma fábrica, a posição das máquinas, o manuseio correto e as manutenções periódicas ajudam a trabalhar sem imprevistos.
As empresas que adotam a produção enxuta valorizam a eficiência em todos os setores produtivos e conseguem analisar os impactos que cada processo tem para o trabalho como um todo.
O OEE é um indicador importante porque ajuda a evitar vários desperdícios na produção ao identificar variações no desempenho das máquinas, nos gastos de eletricidade, na frequência de manutenção, etc.
Para que isso fique mais claro, vamos explicar a seguir os três pilares do OEE.
Quais são os pilares do Overall Equipment Effectiveness?
O OEE ou Overall Equipment Effectiveness possui três pilares principais que avaliam a eficiência dos equipamentos. São eles:
Disponibilidade
A disponibilidade no contexto do OEE é a comparação entre o tempo que o equipamento está em funcionamento versus o tempo em que ele permaneceu parado.
A inatividade pode acontecer por causa de imprevistos como quebra de peças, falhas, erro na inicialização da máquina, etc.
O equipamento também pode ficar indisponível devido às manutenções programadas, limpeza e os fins de semana e feriados em que não é utilizado também contam.
Qualidade
O segundo pilar do OEE é a qualidade que avalia o resultado da produção e a quantidade de itens com defeito que são descartados no final. Esse é um fator importante porque os clientes nunca devem receber um produto fora do padrão esperado.
Por isso, o monitoramento e o controle de qualidade devem ser rigorosos para fazer os ajustes necessários e evitar o retrabalho.
Como a linha de produção é estruturada em etapas, a equipe de qualidade deve identificar onde a falha acontece para corrigir e evitar que isso continue afetando o resultado final.
Performance ou produtividade
Por fim, o terceiro pilar é performance ou produtividade que avalia o ritmo de trabalho como a velocidade de cada máquina e se toda estrutura contribui para manter o cumprimento dos prazos necessários para produção.
O tempo de produção influencia no cálculo dos custos e saber esses detalhes ajuda a fazer uma gestão que prioriza resultados e o uso eficiente de todos os recursos envolvidos.
Leia também: O que é diagnóstico energético? Quais são seus benefícios?
Como fazer o cálculo do OEE?
Agora que você sabe o que é OEE, sua importância na produção e os principais fatores analisados pelo indicador, provavelmente está se perguntando como calcular esse dado.
A fórmula de cálculo do OEE é bastante simples:
OEE = disponibilidade x qualidade x performance.
Detalhando os cálculos de cada fator temos:
– Disponibilidade = (tempo de produção ativa ÷ tempo estimado para produção) x 100
– Performance = (quantidade produção real ÷ quantidade produção planejada) x 100
– Qualidade = (quantidade de itens qualificados ÷ quantidade total produzida) x 100
Exemplo de cálculo do OEE
Uma empresa de calçados funciona em turnos diários de 8 horas. Para iniciar os trabalhos do dia, são necessários 50 minutos e acontece uma parada de 15 minutos no meio da tarde para abastecer as máquinas.
Cada calçado demora em torno de 30 minutos para ser fabricado. No fim do dia, são fabricadas 2.000 unidades, sendo que 15 são descartadas por apresentarem defeitos.
As etapas para cálculo do OEE são as seguintes:
Cálculo de disponibilidade
Subtraindo do tempo estimado (8h = 480 minutos), os 50 minutos da inicialização e os 15 minutos de pausa temos:
Disponibilidade = (tempo de produção ativa ÷ tempo estimado para produção) x 100
Disponibilidade = 415 ÷ 480
Disponibilidade = 0,86 x 100 = 86,4%
Cálculo da Performance
A quantidade produção planejada é de 2.500 unidades por dia, dessa forma temos:
Performance = (quantidade produção real ÷ quantidade produção planejada) x 100
Performance = 2.000 ÷ 2.5000
Performance = 0,8 x 100 = 80%
Cálculo de Qualidade
Diminuindo a quantidade de unidades com defeito da produção total temos:
Qualidade = (quantidade de itens qualificados ÷ quantidade total produzida) x 100
Qualidade = 1.985 ÷ 2.000
Qualidade = 0,99 x 100 = 99,2%
Cálculo do OEE
OEE = Disponibilidade x Performance x Qualidade
OEE = 86,4 x 80 x 99,2
OEE = 68,5%.
Fazer o cálculo da eficiência global do equipamento envolvido na produção da sua empresa, é uma forma de garantir o melhor aproveitamento dos recursos e criar uma produção enxuta e livre de desperdícios.
Otimize a energia da sua empresa
Equipamentos funcionando corretamente, evitam o desperdício de eletricidade que pode aumentar os gastos de produção. Já pensou em comprar energia direto das geradoras e comercializadoras?
A Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de negócios em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da empresa. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.