As instituições de ensino usam bastante energia, e muitas vezes o gasto é inevitável. Computadores, iluminação, aquecimento e ar-condicionado são vitais nas instituições. No entanto, existem métodos para economizar energia em escola que ajudam a diminuir a conta.
Uma boa margem de redução de custos depende de um plano com medidas consistentes e do engajamento da equipe e alunos para alcançar as metas de economia.
Se você é responsável por avaliar, comprar e enxugar os gastos com energia elétrica em escolas, continue no artigo e entenda a importância da economia, métodos práticos de redução, benefícios e maneiras de prevenir gastos inesperados com uma boa manutenção e tecnologia.
Boa leitura!
Qual a importância da economia de energia nas escolas?
As escolas desempenham um papel significativo na formação de jovens para o futuro, e melhorar a eficiência energética dentro das instituições pode ter um impacto profundo tanto no meio ambiente quanto no orçamento escolar.
Afinal, a sustentabilidade energética é mais do que apenas uma palavra da moda. É uma oportunidade de reduzir o impacto ambiental, diminuir os custos operacionais e criar ambientes de aprendizagem que valorizam o consumo consciente.
O investimento em métodos para economizar energia em escola é importante porque torna a operação mais sustentável e ajuda a aproveitar os recursos de forma eficiente. Outros impactos positivos são:
- economia nas despesas gerais: usar soluções de iluminação econômicas pode reduzir significativamente a conta de luz, o que permite que as escolas aloquem recursos em outras áreas importantes, como novas tecnologias educacionais e infraestrutura;
- minimiza a pegada ambiental: o menor consumo de energia elétrica significa redução na emissão de gases de efeito estufa, o que contribui para um futuro mais sustentável;
- melhora o bem-estar dos alunos: condições ideais de iluminação e climatização impactam positivamente a concentração, o humor e o bem-estar geral dos estudantes, o que cria um ambiente propício à aprendizagem.
Entender a importância da economia significa racionalizar o uso de energia elétrica e fazer escolhas inteligentes para obter o máximo de aproveitamento, seja por meio da redução do consumo ou da compra do recurso por outro mercado.
Métodos para economizar energia em escola
Cada instituição, conforme o espaço físico e demanda energética, pode ter um plano e métodos específicos para economizar energia. Porém, ajustes gerais auxiliam a alcançar a economia desejada.
Veja a seguir os principais métodos para implementar em escolas.
1. Uso de lâmpadas LED
O LED é o tipo de lâmpada mais econômico do mercado e um método para economizar energia em escolas muito eficiente. Na verdade, a troca dos modelos antigos, incandescentes e até os fluorescentes, em qualquer imóvel, faz a diferença no consumo.
A taxa de economia comparada a lâmpada incandescente é de 80% e de 30% em relação à lâmpada fluorescente. Além disso, a vida útil do LED pode chegar até 25 mil horas de uso.
Então, revise a iluminação das quadras esportivas, salas de aula, corredores, laboratórios, pátios e demais dependências, e comece o processo de substituição.
2. Ativação da iluminação com sensores de presença
Uma iluminação econômica também deve ser zero desperdício. Dessa forma, além de usar a lâmpada mais eficiente nos espaços que precisam de luz permanente, planeje como será o controle nas áreas de passagem.
Um dos métodos para economizar energia em escola é implementar sensores de presença em corredores e banheiros, por exemplo, para ativar a iluminação apenas quando uma pessoa estiver no ambiente.
Após um período, a lâmpada apaga sozinha e não gasta energia desnecessariamente.
3. Instalação de painéis solares
Entre as soluções sustentáveis para redução de custos em escolas, a instalação de painéis solares é uma estratégia para as instituições que priorizam a sustentabilidade, afinal, a energia solar é uma fonte de geração limpa e renovável.
O projeto de instalação dos painéis é totalmente personalizado para estrutura ter a capacidade de geração necessária para atender a demanda de energia da escola.
Porém, esse não é um dos métodos para economizar energia em escola mais barato e exige um investimento financeiro robusto.
4. Otimização do uso de aparelhos elétricos
O próximo método para economizar energia é revisar o uso de aparelhos elétricos e identificar desperdícios. Se necessário, faça as seguintes mudanças:
- troque equipamentos antigos, como geladeiras e freezers, por novos com selo A de eficiência energética;
- desligue os bebedouros elétricos no fim de semana e faça manutenções para evitar vazamentos;
- desligue ou coloque os computadores em modo ‘Suspenso’ para economizar quando não estiverem em uso;
- use o modo de economia das impressoras e sempre desligue os equipamentos no fim do expediente;
- use modelos de ar-condicionado econômicos e na capacidade adequada para os ambientes. Instale corretamente e faça manutenções periódicas.
🔌Importante: na hora de comprar eletrodomésticos e aparelhos para a escola, observe a etiqueta do INMETRO/Procel que informa o gasto e eficiência energética do produto.
5. Campanhas de conscientização entre alunos e funcionários
O sucesso dos métodos para economizar energia em escola depende do engajamento e adesão de alunos, professores e funcionários.
Para conscientizar a equipe, crie campanhas internas de conscientização nas salas e nos locais onde os alunos circulam. Faça cartazes com alertas para desligar as luzes ou dados de economia obtidos com atitudes simples.
Quais são os benefícios da redução do consumo de energia?
O investimento de tempo e esforço para implementar os métodos para economizar energia em escola retorna em benefícios que melhoram o desempenho financeiro geral da instituição. As principais vantagens são:
- redução de custos operacionais: energia elétrica é um custo fixo variável e diminuí-lo tem um impacto positivo no enxugamento dos custos gerais;
- contribuição para a sustentabilidade: utilizar energia limpa, educar a equipe para o consumo consciente e usar soluções energéticas eficientes são atitudes que valorizam a marca da escola no mercado educacional;
- incentivos fiscais para escolas que adotam práticas sustentáveis: alguns estados do país oferecem créditos ou redução na alíquota do ICMS de empresas sustentáveis e há municípios que adotam o IPTU Verde.
- conscientização sobre a transição energética: fornecer educação sobre eficiência energética aos jovens influencia o comportamento na família e com amigos e incentiva a nova geração a adotar o consumo consciente.
Leia também: Tripé da sustentabilidade: o que é, pilares e importância
Como economizar energia elétrica em escolas sem burocracia?
Gostou dos métodos para economizar energia em escola? A Esfera Energia tem uma solução certeira para quem busca economia na conta de luz de forma simples, fácil e sem nenhuma burocracia: o Esfera Economiza.
Por meio de uma plataforma de energia limpa e renovável 100% digital, você adere gratuitamente, sem fidelidade e ganha desconto na conta de luz todos os meses.
Acesse a página do Esfera Economiza e saiba como aderir hoje mesmo!