“Vamos crescer muito este ano!” Se você já ouviu essa frase entusiasmada do seu gestor ou é quem diz a sentença para sua equipe, precisa saber também qual a margem de crescimento projetada, por que é possível alcançá-la e qual o período de trabalho. Isso significa trabalhar com metas SMART.
Um dos erros de gestão mais comuns acontece na hora de definir onde a empresa quer chegar, seja em uma determinada área ou em relação ao crescimento geral.
Afinal, “crescer muito” é o objetivo de todas as empresas. Então, ser específico e realista na hora de planejar as metas é fundamental para guiar o time com clareza, fazendo o acompanhamento próximo de cada etapa.
Conhece o método pelo nome, mas quer entender melhor o que são, como elaborar e exemplos de metas SMART de uma empresa? Continue a leitura do artigo e saiba como colocá-lo em prática.
O que são metas SMART?
As metas SMART são baseadas em um método que orienta a definição dos pontos relacionados a um objetivo de forma que as empresas sejam precisas no momento de estabelecer o que desejam alcançar, fazendo uma análise confiável do contexto de negócio.
Na abertura do texto, citamos uma fala frequente nas empresas que conduzem a gestão “organicamente”, seguindo o “flow do mercado” e adaptando-se conforme o cenário se modifica.
Esse tipo de abordagem pode ser aplicado, mas traz consigo grandes perigos, como excesso de cobrança, estresse para equipe, descontrole nos gastos, perda na capacidade produtiva, entre outros.
O motivo é que sem um norte não existe um foco, dificultando o trabalho do time.
Se em vez de “crescer muito”, o objetivo for aumentar o faturamento anual em 20% porque no ano anterior a empresa alcançou a meta de 15% e tem contratos sólidos para o ano, toda equipe consegue se organizar para atingir esse objetivo geral. Ficou claro?
Ou seja, as metas SMART estabelecem claramente o propósito da organização e o caminho a ser seguido.
Além disso, a metodologia auxilia a envolver a equipe. Uma pesquisa de 2020 da consultoria Falconi constatou que 76% das médias empresas no Brasil não desdobravam as metas para as outras áreas ou sequer tinham metas definidas.
Então, ao estabelecer uma meta, é fundamental que os gestores alinhem os objetivos setoriais para que eles contribuam com a meta principal, fazendo um bom trabalho em equipe e desenvolvendo a estrutura operacional interna.
Quais os 5 fatores do método SMART?
Os cinco fatores do método SMART se referem aos atributos que uma meta deve ter ao ser criada, sendo os seguintes: específica, mensurável, atingível, relevante e ter um prazo para ser alcançada. Dessa forma, uma equipe consegue se orientar, criando um plano de ação e indicadores para acompanhar o progresso.
O acrônimo (palavra formada pela inicial de vários termos ou expressões) que dá nome a metodologia vem das palavras em inglês: Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time based (temporal).
A análise do contexto da empresa no mercado ou do histórico do setor, por exemplo, para definir a meta é o primeiro passo para que o método seja aplicado com sucesso.
Porém, os indicadores atrelados à meta são essenciais para a estratégia, principalmente porque facilitam o acompanhamento e mensuração do resultado no final do período.
Como definir metas SMART?
Agora que você sabe o que é e os fatores envolvidos na criação de metas SMART, vamos detalhar cada etapa e entender o que cada letra significa. Então, a seguir, mostramos e explicamos o termo original e sua tradução para o português. Vamos lá!
1. Specific (Específico)
O primeiro fator determinado na criação de metas SMART é ser específico. Por exemplo, no início do artigo, utilizamos como exemplo uma definição genérica, que é dizer “vamos crescer muito”.
Para ser uma meta específica e clara, o ideal seria dizer: projetamos um crescimento de 20% no faturamento anual.
Assim, a empresa tem um norte e pode definir como cada setor vai colaborar para o sucesso das vendas, além de consolidar uma boa estrutura interna para garantir a produtividade do time e a lucratividade da empresa.
2. Measurable (Mensurável)
O segundo fator das metas SMART é que elas são mensuráveis, portanto, precisam ter um elemento quantitativo associado, como um número, porcentagem ou indicador.
A definição auxilia no cálculo do resultado no final do período de trabalho. Então, se for um indicador, haverá uma fórmula, assim como se for um número ou porcentagem. Por isso, é importante trabalhar com um software de gestão de armazenamento do histórico de dados.
Leia também >>> Software de gestão empresarial: o que é, funções + 4 tipos.
3. Attainable (Atingível)
As metas SMART são atingíveis. Isso significa que a projeção realizada pode ser realmente alcançada por meio de esforços ou mudanças na estrutura produtiva.
Por exemplo, baseada na demanda de energia e no gasto atual para supri-la, a empresa pode procurar novas soluções para adquirir o mesmo montante, reduzindo em 20% o valor pago.
Ou seja, houve uma análise e a projeção é baseada em dados confiáveis para que a economia desejada seja realmente possível.
4. Relevant (Relevante)
Outro fator determinante para definir uma meta consistente é que ela seja relevante. Afinal, toda equipe estará mobilizada em torno do mesmo objetivo e, por isso, ele deve contribuir positivamente para o crescimento do negócio.
O aumento do faturamento ou a economia na conta de luz são exemplos de metas relevantes, pois impactam a estrutura da empresa, liberando capital para novos investimentos.
5. Time Based (Ter um prazo)
Por fim, as metas SMART são baseadas em um prazo. Ou seja, há um limite para que o objetivo seja alcançado, que pode ser anual, trimestral, mensal ou outro marcador temporal adequado ao tipo de trabalho.
Dessa forma, as tarefas ligadas às metas são divididas ao longo do período com equipes responsáveis por cumprir cada etapa e repassar o andamento, garantindo o sucesso do planejamento.
Meta SMART: exemplos
O método para definição de metas SMART pode ser aplicado em todos os setores de uma empresa, desde o planejamento estratégico até na gestão de compras. Além disso, podem orientar metas de crescimento e de projetos.
Listamos alguns exemplos para inspirar os objetivos no seu negócio:
- Implementar um sistema de gestão de fornecedores automatizados até o fim do primeiro semestre do ano;
- Diminuir o gasto anual com energia elétrica em até 35% em relação ao ano anterior;
- Reduzir a rotatividade de pessoal na empresa em 5% por ano;
- Aumentar a margem de produção diária em 500 unidades até o fim do primeiro trimestre;
- Contribuir com dois projetos locais por ano destinando resíduos para reciclagem.
Mantenha o foco na sua empresa!
Gostou de aprender como definir metas SMART? Você pode aplicar a metodologia para planejar objetivos de economia na sua empresa.
Não sabe em quais pontos é possível reduzir os gastos? Confira no e-book ‘Como Reduzir Custos na Indústria’ nove dicas de economia para o seu negócio. Clique no banner e faça o download gratuitamente.