Antes de um investimento sair do caixa é necessário ter certeza de que ele está indo para o melhor fornecedor, oferece o melhor preço e entrega o máximo de qualidade. Nesse sentido, para tomar uma decisão segura, sua empresa pode usar a matriz de estratégias de compras.
Tendo ou não uma área de Supply (Fornecimento) dedicada, organizar as compras de suprimentos que mantêm a cadeia produtiva em funcionamento deve ser uma prioridade.
Isso porque a gestão financeira é impactada negativamente por gastos desnecessários ou por sucessivos pedidos em fornecedores que cobram muito acima do valor de mercado.
Porém, sem uma pesquisa é impossível saber se você está pagando mais, menos ou na média e também elimina a possibilidade de encontrar novos fornecedores qualificados para negociar com a empresa.
Se o seu objetivo é melhorar a estratégia de compras e suprimentos do seu negócio, esse artigo é para você. Continue a leitura e aprenda o que é e como usar a matriz de estratégias de compras.
O que é uma matriz estratégica de compras?
A matriz de estratégias de compras é um modelo que auxilia na organização dos suprimentos (produtos ou serviços) que uma empresa precisa para funcionar, analisando os riscos e custos dos fornecedores para cada tipo de aquisição necessária.
O objetivo da matriz é otimizar o processo para que a gestão de compras seja eficiente na hora de selecionar o fornecedor ideal, definir a quantidade necessária e controlar o tempo de entrega. Tudo isso pagando um preço vantajoso para a empresa e diminuindo as chances de erros em qualquer aspecto da negociação.
A matriz de estratégias de compras segue uma estrutura padrão conhecida como Matriz de Kraljic, criada pelo pesquisador Peter Kraljic, na década de 1980. O modelo se baseia em dois fatores principais:
- Impacto para a empresa: cada compra tem um valor que varia de acordo com sua oferta e disponibilidade no mercado. Então, dentro da matriz vão existir itens que possuem diversos fornecedores, já outros serão mais escassos, o que interfere na negociação das compras e no andamento das operações;
- Risco de fornecimento: existem suprimentos que não podem faltar, pois podem comprometer a eficiência da cadeia produtiva. Por isso, é essencial entender a importância de cada item e se existe um risco alto ou baixo em relação ao fornecimento.
Esses dois eixos são dispostos em um gráfico que é dividido em quatro categorias de compras que explicaremos a seguir como funciona.
Como funciona a estratégia de compras e suprimentos?
Usando a Matriz de Kraljic como base, a organização da matriz de estratégias de compras é dividida em quatro categorias que são os itens:
- Não críticos;
- De Alavancagem
- Críticos;
- Estratégicos.
Itens não críticos
Os itens não críticos da matriz de estratégias de compras são aqueles que têm baixo risco de fornecimento e de impacto na empresa, pois existem diversos fornecedores e bastante oferta no mercado. Isso facilita a negociação, sendo possível conseguir a quantidade necessária no tempo estimado.
Itens de alavancagem
Já os itens de alavancagem são suprimentos com baixo risco de fornecimento, pois também existe uma gama de opções de fornecedores, mas que possuem um alto impacto para a empresa. Então, é preciso investir em um processo de compra eficiente desses itens para que eles não faltem.
Itens críticos
Também chamados de gargalos, os itens críticos da matriz de estratégias de compras são difíceis de adquirir pelo número reduzido de fornecedores, mesmo não tendo um impacto grande para a empresa. O objetivo nesse tipo de compra é minimizar os riscos e criar uma rede de fornecedores para ter um plano B disponível.
Itens estratégicos
Os itens estratégicos possuem tanto um risco de fornecimento quanto de impacto na empresa altos. Pelo número reduzido de fornecedores, os preços, geralmente, são mais altos. Por isso, vale a pena investir em parcerias com contratos em longo prazo para manter bons acordos.
Como fazer a matriz de estratégias de compras?
Uma matriz de estratégias de compras é a melhor forma de analisar com precisão os investimentos que a sua empresa precisa fazer. Abaixo, reunimos algumas dicas para fazer a organização das compras do seu negócio. Confira:
Use ferramentas digitais para automatizar processos
Dependendo do volume de suprimentos que sua empresa precisa, a organização das categorias da matriz de estratégias de compras pode ser bem complexa.
Por isso, usar ferramentas que agilizam a pesquisa de fornecedores, por exemplo, ajuda a verificar se eles são parceiros confiáveis.
Criar um banco de dados internos com fornecedores separados por localidade, ajuda a definir com quem será feito o pedido. Por exemplo: um fornecedor local de um item crítico consegue atender sua empresa mais rápido.
Leia mais no artigo >>> Gestão de fornecedores: entenda a importância e como fazer.
Faça parcerias com fornecedores
Outra dica para ter uma matriz de estratégias de compras eficiente é apostar em parcerias ou contratos de longo prazo para o fornecimento de itens estratégicos.
Como eles são importantes para a produção e não existe abundância de fornecedores, encontrar um que seja bom e ter mais dois na manga é uma forma de não ficar na mão.
Um exemplo é a compra de energia elétrica. Se o objetivo é tentar enxugar os custos, é preciso migrar para o Mercado Livre de Energia e dentro dele negociar com fornecedores.
Assim, ao encontrar um bom parceiro de negócios feche negócio e mantenha a parceria. Esse é um caminho muito efetivo para controlar os gastos com eletricidade e garantir o abastecimento de acordo com a demanda.
Explore o poder de compra para itens de alavancagem
Com muitos fornecedores em jogo, fica mais fácil comprar, então, aproveite o seu poder de barganha como comprador para conseguir ofertas vantajosas em itens de alavancagem.
Invista em uma boa pesquisa para selecionar os melhores parceiros e estreite o relacionamento comercial usando as condições de cada proposta para negociar com o fornecedor que mais interessa no momento.
Leia também: Troca de fornecedor: como fazê-la sem impactar os negócios?
Inove na gestão de compra de energia
Com uma matriz de estratégias de compras, será muito mais fácil para a equipe de Supply organizar os pedidos e criar uma estrutura otimizada e ágil que mantenha a operação da empresa em funcionamento.
Se você se interessou pela nossa dica sobre otimização dos gastos de energia porque é justamente onde as contas da sua empresa são mais altas, migrar para o Mercado Livre de Energia pode ser a solução.
Além da liberdade para negociar e a isenção de cobrança de bandeiras tarifárias, sua empresa pode economizar até 35% na conta de luz.
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