A precificação correta dos produtos ou serviços de uma empresa garante que o valor cobrado seja suficiente para cobrir os custos e despesas da venda e, idealmente, gerar lucro. Para verificar se esse cenário existe, é necessário calcular a margem de contribuição unitária.
Esse indicador contábil auxilia na avaliação não só do preço dos produtos ou serviços em si, mas também dos custos envolvidos na venda e se estão altos demais ou sobrecarregam financeiramente o caixa.
Segundo o índice Omie, em setembro de 2023, o desempenho financeiro de pequenas e médias brasileiras (PMEs de quatro setores: comércio, indústria, infraestrutura e serviços) cresceu 6,9% comparado ao mesmo período de 2022.
Com os aspectos do mercado favoráveis, um bom controle financeiro é fundamental para acompanhar o desempenho e identificar oportunidades e melhorias.
Continue no artigo e entenda o conceito de margem unitária, sua importância, as vantagens de calcular o indicador, o valor ideal e como melhorar o resultado.
Boa leitura!
O que é margem de contribuição unitária?
A margem de contribuição unitária é um indicador financeiro que mostra quanto sobra do preço de venda após a dedução das despesas e custos variáveis envolvidos na comercialização do produto/serviço para a empresa cobrir os custos fixos e lucrar.
Geralmente, o preço de venda inclui os gastos diretos com os insumos para prestação/fabricação do produto ou serviço, mão de obra, logística e margem de lucro desejada.
O objetivo é que o valor cubra os custos e ainda gere um retorno positivo para o caixa. Dessa forma, a fórmula para calcular a margem unitária é:
• Margem de contribuição unitária = preço de venda produto/serviço – (custos variáveis + despesas variáveis incluídos na venda)
Um exemplo de margem de contribuição unitária é o seguinte: uma empresa vende um produto a R$ 12 e tem R$ 3 de custos e R$ 1 de despesas variáveis. Assim, tem a seguinte margem:
• MCU = R$ 12 – R$ 3 – R$ 1 = R$ 8.
O indicador é um dado importante na avaliação das vendas, mas é essencial monitorar o total de receita e despesas no período analisado para saber se o que sobra é suficiente para cobrir os custos da operação.
Por isso, ter uma margem unitária positiva é apenas um dos fatores para considerar na análise financeira de um determinado período.
Diferença entre contribuição unitária e contribuição total
O cálculo da contribuição unitária usa o preço do produto como base. Já a contribuição total baseia-se na receita do período como referência para calcular o indicador.
Assim, o resultado unitário mostra quanto cada produto ou serviço colabora com o pagamento dos gastos fixos do negócio.
Geralmente, a equipe realiza os dois cálculos para avaliar o desempenho financeiro e ter um panorama claro dos custos e despesas fixas/variáveis.
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Qual a importância da margem de contribuição unitária?
A margem de contribuição unitária é importante porque indica o nível de saúde financeira da empresa. Se o indicador cobrir os custos operacionais, o saldo fica positivo.
Por outro lado, um resultado negativo traz prejuízos, pois a empresa não cobre seus custos e despesas e, consequentemente, não gera lucro.
Dessa forma, a equipe financeira tem um referencial para verificar a eficiência da precificação e da estratégia de vendas, o que permite avaliar toda a cadeia de suprimentos/produção para identificar gargalos e custos excessivos.
Quais as vantagens de calcular a margem unitária?
As empresas que conhecem sua margem unitária tem os seguintes benefícios:
• melhorar a precificação dos produtos/serviços para otimizar o retorno do investimento;
• definir um número mínimo de vendas por período para cobrir os custos e despesas operacionais;
• criar promoções e dar descontos realistas nas ações de marketing, sem comprometer o faturamento;
• separar os produtos mais e menos lucrativos para enxugar o portfólio e alocar investimento nas linhas ou serviços que trazem um bom retorno;
• saber qual a meta mínima de venda para alcançar o lucro desejado.
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Qual é a margem de contribuição ideal?
A margem de contribuição ideal muda conforme o setor. No comércio, o indicador varia entre 15% e 20%, na indústria, entre 8% e 12%, por fim, no de serviços, entre 20% e 30%.
Dessa forma, após a precificação, a porcentagem de margem de contribuição soma ao valor unitário do produto. Então, um item de R$ 50 para venda no varejo tem o preço final de R$ 57,50, com 15% de margem.
Como melhorar a margem de contribuição unitária?
O resultado da margem de contribuição unitária melhora com alguns ajustes e informações disponíveis para embasar as tomadas de decisão. Veja o que fazer:
1. Calcule o ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o faturamento ideal para a empresa custear suas despesas fixas e variáveis. Ou seja, o valor da receita e despesas são iguais.
O resultado é a média, mas o ideal é superar o valor para manter as operações e ainda gerar lucro. A fórmula para cálculo é:
• Ponto de equilíbrio = custo e despesas fixas ÷ margem de contribuição (receita – custos e despesas variáveis)
2. Conheça todos os custos do produto/serviço
Liste todos os custos fixos e variáveis da fabricação do produto ou prestação do serviço para calcular precisamente a margem unitária.
Se for possível implementar uma ferramenta de gestão financeira, escolha um bom software para centralizar os dados e ter informações confiáveis disponíveis.
3. Inclua novos produtos/serviços no portfólio
As novidades e inovações no portfólio atraem novos consumidores, o que contribui para a melhoria da margem de contribuição unitária. Dessa forma, a empresa cria um plano de lançamentos anual para divulgar as novas opções.
4. Revise a margem de contribuição periodicamente
A revisão do cálculo da margem unitária ajuda na avaliação do desempenho financeiro, já que os custos variam e alteram os resultados do indicador. Assim, o negócio ajusta as estratégias para equilibrar os gastos.
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