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Pagina Inicial>Gestão Empresarial>Logística reversa nas empresas: o que é e como funciona?

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Gestão Empresarial

Logística reversa nas empresas: o que é e como funciona?

Redação21/10/20247 min de leitura
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Atualmente, as empresas não apenas entregam seus produtos aos consumidores, mas também são responsáveis pelo que acontece com esses itens após o uso. Isso acontece graças à logística reversa — um sistema que garante o retorno de materiais ao ciclo produtivo para serem reaproveitados ou reciclados.

Com o aumento exponencial do consumo global — no Brasil, por exemplo, o potencial de compra chega a R$ 5 trilhões —, o descarte de resíduos sólidos cresceu drasticamente. 

Desde cápsulas de café até baterias de carro, a quantidade de materiais descartados exige um processo eficiente de recuperação para minimizar os impactos ambientais e maximizar o reaproveitamento de recursos.

Quer implementar esse tipo de logística no seu negócio? Continue no artigo e entenda o conceito de logística reversa nas empresas, a diferença da logística verde, como funciona e a importância para a criação de uma empresa sustentável.

Boa leitura!

O que é logística reversa?

A logística reversa é um método que define os procedimentos de coleta, transporte, armazenamento, triagem e retorno de resíduos sólidos do setor empresarial. O objetivo é o reaproveitamento dos materiais no próprio ciclo de produção ou o destino para reciclagem conforme os padrões ambientais adequados.

Dessa forma, o ciclo de vida dos produtos aumenta e os insumos ganham uma nova utilidade no processo de fabricação de matérias-primas. Além disso, o método garante o descarte correto das partes não aproveitáveis.

As empresas sustentáveis, especialmente as que seguem os critérios ESG, praticam a logística reversa para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Em 2010, a Lei n.º 12.305, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), incluiu a logística reversa nas empresas como uma das ferramentas para o gerenciamento dos restos da produção industrial e estabeleceu a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Ou seja, importadores, fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores têm papel ativo para que o reaproveitamento e reciclagem de resíduos aconteça. Os objetivos da PNRS são:

• proteger a saúde pública e a qualidade ambiental;

• estimular a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;

• inclusão, criação e investimento em tecnologias limpas para minimizar impactos ambientais; 

• fomento da indústria de reciclagem para incentivar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados.

Para empresas fabricantes de pneus, agrotóxicos, óleos e lubrificantes, eletroeletrônicos e lâmpadas, por exemplo, o cumprimento das diretrizes da PNRS é obrigatório. Dessa forma, cada organização cria seu sistema de retorno pós-uso.

O Grupo Moura, fabricante de baterias automotivas, é um dos exemplos de logística reversa bem sucedidos no país. A empresa recicla 100% das peças comercializadas no mercado nacional.

Diferença entre logística reversa e logística verde

Os conceitos têm pontos em comum, mas são diferentes. A logística reversa nas empresas foca na gestão de resíduos pós-consumo. Ou seja, quando o produto chega ao fim do seu ciclo de vida após um tempo de uso. 

Já a logística verde é um método abrangente, que envolve o planejamento completo do ciclo de produção e distribuição. 

Soluções, como uso de embalagens ecológicas, escolha do tipo de transporte, otimização de rotas de entrega para reduzir as emissões de CO2 e a adoção de tecnologias limpas, como energia sustentável, integram o plano de logística verde. 

Dessa forma, a empresa padroniza e integra os processos de logística para criar uma operação focada na sustentabilidade, utilização, descarte e reaproveitamento correto, sem prejuízos ao meio ambiente e a comunidade.

Mesmo as organizações que não estão sujeitas a PNRS ganham com os investimentos nesses tipos de logística, por demonstrar a responsabilidade socioambiental e valoriza a imagem do negócio no mercado. 

Leia também >>> Responsabilidade ambiental nas empresas: o que é + ações

Como funciona a logística reversa?

A logística reversa nas empresas funciona em etapas. Cada negócio, conforme a produção, gera um tipo de resíduo. Por isso, os processos de gestão variam.

Os passos para a implementação da logística reversa são:

  1. Mapear os resíduos da produção e consumo: identificar as sobras ao longo da cadeia é essencial para definir os métodos de armazenamento, coleta e transporte adequados.
  2. Definir o processo de coleta: ter pontos de recebimento fixos ajuda os consumidores e a equipe interna a direcionar os resíduos da forma correta para a destinação final.
  3. Organizar o transporte e a triagem: fazer parcerias estratégicas com empresas especializadas no transporte de resíduos aumenta a segurança e a eficiência da triagem para reciclagem, reaproveitamento ou venda. 

A Nespresso tem um programa de reciclagem das cápsulas de café e incentiva os clientes a levarem até as butiques da marca ou em um dos mais de 200 pontos de coleta. Quem está fora da área de cobertura tem a opção de enviar pelos Correios.

Todos os resíduos vão para o Centro de Reciclagem da empresa em Osasco, São Paulo, onde acontece a separação. As borras de café servem de insumo para o projeto de hortas e as cápsulas para a indústria siderúrgica.

Qual a importância da logística reversa nas empresas?

A logística reversa nas empresas é fundamental para demonstrar o compromisso dos negócios com a sustentabilidade ambiental e empresarial. O cumprimento das normas ainda evita multas e penalidades definidas na PNRS, o que gera prejuízos financeiros. 

Além disso, o método diminui o volume de resíduos que, do contrário, virariam lixo, pois reaproveita ao máximo os insumos descartados, seja com a reciclagem ou reuso na própria cadeia de produção.

O investimento ainda reduz os custos operacionais, uma vez que a empresa fabrica a própria matéria-prima ou complementa uma parte dos insumos necessários.

Por fim, a logística reversa nas empresas valoriza a imagem corporativa. Afinal, as empresas que cumprem as regulamentações ambientais ganham credibilidade com o consumidor. 

Novos processos, mais sustentabilidade

A logística reversa nas empresas beneficia a operação interna e externa da empresa. Com esse processo, os negócios consolidam suas boas práticas sustentáveis e priorizam soluções e tecnologias limpas.

O uso de energia renovável é outra mudança no processo de produção que auxilia no controle de gastos. A medida barateia a conta de luz e flexibiliza a negociação no processo de compra.

Isso é possível graças ao Mercado Livre de Energia. A migração é a solução ideal para economizar e escolher um fornecedor de energia limpa para abastecer o seu negócio.

Conheça o Esfera Simplifica e entenda como funciona a assessoria da Esfera Energia para migração, sem burocracia e exposição aos riscos do mercado. 

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