O que uma microempresa e uma organização de grande porte têm em comum? A necessidade de implementar uma gestão de operações forte, cujos processos evoluem à medida que o negócio cresce.
Essa evolução depende de um gerenciamento próximo de todos os setores para garantir que cada área aproveite ao máximo o potencial da sua equipe e tenha processos ágeis, boas ferramentas e custos controlados.
Para alcançar esse objetivo, as empresas precisam de um planejamento e um monitoramento alinhados para gerenciar as etapas do trabalho e otimizar os processos ineficientes.
Sua empresa tem gastos altos, está atrás dos concorrentes em inovação ou tem um relacionamento com os clientes com muitos altos e baixos?
Continue a leitura do artigo e entenda o que é, a importância, os benefícios e dicas para melhorar a gestão de operações.
Boa leitura!
O que é gestão de operações?
A gestão de operações é a área que coordena planejamento, execução e monitoramento dos processos internos de uma empresa para garantir um bom controle dos fluxos de trabalho e dos custos em cada setor. Assim, elimina os gargalos operacionais que comprometem a qualidade das entregas e a produtividade.
Seja uma grande indústria ou uma pequena fábrica, gerenciar as operações das diferentes áreas permite que cada time selecione os métodos e ferramentas mais atuais e eficazes do mercado.
Cada negócio, independentemente do porte e do setor, precisa de uma organização interna para coordenar as atividades e responder com atualizações, sempre que os gestores identificarem oportunidades de melhoria.
Uma pesquisa do Sebrae destaca que 17% dos empreendedores entrevistados não fizeram planejamento para começar um negócio e 59% têm um plano para, no máximo, 6 meses.
O levantamento de informações para criar a operação é um gargalo para o crescimento do negócio. Por isso, a taxa de mortalidade nas empresas é alta.
Porém, os prejuízos acontecem em diferentes fases se o planejamento não acompanhar as necessidades que surgem ao longo do caminho.
Diferença da gestão de operação e produção
A gestão da produção e a da operação nas empresas são áreas diferentes, mas complementares. Por isso, é fundamental executar os dois gerenciamentos com eficiência.
Como destacamos, a gestão de operações tem um escopo de trabalho amplo, que passa por todas as áreas, como produção, vendas, marketing, financeiro e administração.
Por outro lado, o foco da gestão da produção está em: controle dos insumos, padronização do processo de fabricação ou prestação de serviço e otimização dos gastos e recursos. Ou seja, o gerenciamento da produção é uma etapa da gestão de operações.
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Qual a importância da gestão de operações?
A gestão de operações é importante porque determina o caminho para que cada área do negócio alcance a eficiência operacional e atenda às demandas no tempo determinado e nos padrões de qualidade necessários.
Por exemplo, se a empresa entrega um bom produto, mas no pós-venda, os clientes ficam sem suporte, o cenário pode gerar insatisfação, pois algo simples se transforma em um impedimento.
Os custos operacionais altos são outro problema, principalmente se as saídas são maiores que as entradas, o que deixa a empresa no vermelho.
O apoio dos gestores de cada área é fundamental para que o setor de operações avalie e crie métodos de trabalho otimizados que não desperdicem insumos. Dessa forma, as empresas:
- fazem um monitoramento efetivo;
- conhecem detalhadamente o fluxo de trabalho;
- respondem a eventos imprevistos com agilidade;
- melhoram a reputação do mercado;
- mantêm um padrão de qualidade sólido;
- fortalecem a cultura organizacional;
- valorizam e motivam seus colaboradores.
Gestão de operações e logística
A gestão de operações sobre o setor de logística é um processo fundamental para entregar os produtos ou prestar serviços de forma eficiente.
O trabalho envolve o planejamento de soluções de transporte ágeis, rotas de entrega otimizadas, ferramentas de segurança e monitoramento de carga, métodos de controle digital dos pedidos despachados.
A modernização do fluxo de trabalho por meio da implementação de novas tecnologias é um diferencial competitivo e estratégico para colocar o negócio à frente no mercado.
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Benefícios da gestão integrada de operações
Os benefícios da gestão de operações alcançam não só a parte prática, mas também o lado humano dos negócios.
Os profissionais desejam trabalhar em empresas com uma visão clara de onde querem chegar e que tenham os meios necessários para a conquista. Veja as vantagens de organizar a operação.
- Reduzir custos gerais: as análises setoriais ajudam a identificar quais são os gastos altos e as soluções para baratear os custos, sem perder qualidade e segurança.
- Ganhar produtividade: equipes de alto desempenho precisam de fluxos de trabalho bem definidos e objetivos, além de tecnologias para automatizar tarefas e, assim, aumentar as entregas.
- Aumentar o potencial de lucro: custos otimizados e alta produção aumentam as chances de obter e elevar os lucros, o que permite reinvestir capital e expandir a atuação da empresa.
- Ter uma equipe motivada: um dos fatores para motivação é um ambiente de trabalho organizado e gerido com eficiência. Com operações bem planejadas e em melhoria contínua, a satisfação da equipe tende a aumentar.
Como otimizar a gestão de operações?
A gestão de operações é um setor complexo e, por isso, necessita de um time igualmente alinhado com as metas de desempenho para auxiliar os demais. Confira as dicas para otimizar o trabalho.
1. Mapeie os fluxos de cada área
Cada setor tem seu fluxo de processos (workflow). Reúna as informações e crie fluxogramas para visualizar os passos das tarefas e os responsáveis por cada etapa. Assim, é mais fácil identificar o que funciona e os gargalos.
2. Monte um planejamento de otimização
Após a análise inicial, crie um planejamento para executar as melhorias levantadas, definir prazos e garantir que todas contribuam para os objetivos estratégicos. Além disso, o plano ajuda a controlar os gastos e priorizar investimentos.
3. Tenha métodos de monitoramento
O monitoramento das operações é essencial para saber se as melhorias realizadas estão no rumo certo. Ouvir o feedback das equipes ajuda a identificar o que funciona e os ajustes necessários na estratégia.
Menos custos = operação mais eficiente
Frequentemente, as empresas estudam formas de reduzir os custos, e a gestão de operações ajuda nesse objetivo, sem perder de vista a estratégia.
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