A gestão da manutenção é um processo essencial em toda empresa, desde as grandes indústrias até pequenos escritórios. Isso porque com a automação e a digitalização das atividades, o ambiente de trabalho é dominado por máquinas.
Quando um equipamento para de funcionar, o tempo entre a identificação do problema e o conserto causa um déficit, atrasando a produção e afetando a produtividade da equipe.
Se a empresa seguir a metodologia lean manufacturing, esse descuido na gestão da manutenção de equipamentos causa desperdícios como:
- perda de produção;
- gasto excessivo de energia elétrica;
- queda de produtividade da equipe, entre outros.
Por isso, a gestão da manutenção industrial desempenha um papel importante dentro da realidade das empresas e precisa ser bem feita.
Continue lendo e entenda mais sobre a importância desse processo e como implementá-lo de forma adequada.
O que é gestão da manutenção industrial?
A gestão da manutenção industrial é o processo que gerencia o funcionamento de todos os equipamentos e máquinas de uma empresa, da área de produção até os setores administrativos.
O objetivo é a melhoria contínua a partir de uma supervisão e controle constante que evita quebras e defeitos inesperados que paralisam as equipes causando perda de tempo, dinheiro e matéria-prima.
Qual é a principal função da gestão da manutenção?
A principal função da gestão da manutenção é garantir que toda área da empresa que depende de máquinas e equipamentos mantenha-se funcionando, seguindo os padrões de trabalho.
Com isso, a empresa mantém um processo produtivo estável, consistente e de qualidade, o que evita erros e aumenta as chances de satisfação dos clientes.
Além disso, a gestão da manutenção contribui para que a empresa consiga evitar outros desperdícios importantes como o de água e o de energia elétrica.
Esses recursos são essenciais para manter o ambiente de trabalho funcionando e geram altos gastos na lista de despesas.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB realizou uma pesquisa que mostra que as empresas estão conscientes sobre o assunto e investindo em ações contra o desperdício.
91% das 500 empresas de médio e grande porte participantes já possuem ações para evitar o desperdício de energia e água e investem em outras ações de sustentabilidade.
Isso mostra que os processos não são ações independentes. Uma resolução contribui para outra e, ao mesmo tempo que a gestão da manutenção mantém o nível de produção, também contribui para a otimização de outros recursos utilizados.
Leia também: 7 ideias de redução de custos na indústria.
Como fazer a gestão da manutenção?
Mas, afinal, como fazer a gestão de energia para ter uma empresa integrada e organizada em seus processos? Abaixo, listamos os principais passos e informações para organizar essa tarefa. Confira!
1. Conheça os tipos de manutenção existentes
Para fazer a gestão da manutenção é importante conhecer os três tipos de manutenção existentes:
- Manutenção corretiva;
- Manutenção preventiva;
- Manutenção preditiva.
A manutenção corretiva é aquela realizada quando um problema ou defeito já aconteceu e é necessário fazer um reparo. É o que mais causa desperdício e deve ser minimizado.
Já a manutenção preventiva é feita seguindo uma periodicidade para monitorar o desgaste e fazer trocas de peças que evitam falhas, mantendo a saúde das máquinas. As orientações dos fabricantes servem de apoio sobre quando e como fazer a manutenção dos equipamentos.
A manutenção preditiva, por sua vez, realiza testes e verificações técnicas dos componentes do maquinário para que os parâmetros ideais não sejam ultrapassados e a produção continue ativa e sem interrupções.
2. Mapeie a necessidade de manutenção
Outro passo para fazer a gestão da manutenção de maneira eficiente é mapear a necessidade de manutenção.
Via de regra, o objetivo é evitar as manutenções corretivas, investindo em manutenções preventivas e preditivas. É difícil obter índice de falha zero, mas é possível diminuir bastante essa incidência.
Então, faça um levantamento e liste os equipamentos existentes, qual tipo de manutenção cada um exige, a frequência, etc. Esse processo pode incluir tanto a parte operacional quanto a administrativa da empresa.
Leia também: O que são custos de manutenção e como diminuí-los na minha empresa?
3. Invista em ferramentas de gestão da manutenção
A evolução das tecnologias empresariais também beneficiou o trabalho de gestão da manutenção industrial com a criação de softwares especializados nesse tipo de trabalho.
Uma das ferramentas de gestão da manutenção mais conhecidas é o Computerized Maintenance Management Software (CMMS) que ajuda a reunir informações em um único lugar, inserir dados rapidamente, compartilhar com toda a equipe e ainda gerar relatórios rápidos.
Outra ferramenta implementada para fazer uma análise técnica da gestão da manutenção é Manutenção Produtiva Total (TPM) que é baseada em oito pilares. São eles:
- Manutenção autônoma;
- Manutenção planejada;
- Manutenção da qualidade;
- Melhorias específicas;
- Controle inicial;
- Treinamento e educação;
- Segurança e meio ambiente;
- Áreas administrativas.
Confira no vídeo abaixo como essa ferramenta funciona:
4. Estabeleça um cronograma
Com as informações definidas nas etapas anteriores e com o auxílio das ferramentas, o próximo passo é criar um cronograma de manutenção que vai incluir:
- data;
- horário;
- o que deve ser analisado;
- os tipos de manutenção aplicada, entre outros detalhes.
Assim, a equipe responsável pode acionar os profissionais responsáveis e manter a supervisão em dia.
5. Defina indicadores de desempenho
Por fim, outro processo para fazer a gestão da manutenção industrial é definir indicadores de desempenho como, por exemplo:
- número de manutenções corretivas e preventivas realizadas;
- média de tempo gasto em reparos;
- tempo que uma máquina funciona antes de falhas e defeitos.
O objetivo desses indicadores é orientar as tomadas de decisão usando os resultados para planejar melhorias e aumentar as chances de sucesso.
Leia mais: 6 ideias de redução de custos numa linha de montagem.
Gerencie custos com mais eficiência
Entre os custos com a gestão de maquinário também estão inclusas as despesas com energia elétrica que representam, em média, 41% dos gastos que uma empresa tem mensalmente.
Hoje, é possível otimizar esse custo migrando para o Mercado Livre de Energia. A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da sua empresa.
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