A gestão hoteleira assegura a satisfação dos hóspedes e contribui para o aumento do faturamento do negócio.
O bom funcionamento e direção ainda garantem que toda infraestrutura — administração, comercial, operacional, serviços e atendimento — se mantenha conectada e operando em sinergia.
Para realizar uma administração de hotelaria eficiente, é necessário ter uma equipe qualificada à frente dos processos, tanto na execução quanto no planejamento. Isso porque essa organização auxilia na criação de uma gestão de excelência.
Segundo a pesquisa ‘Panorama da Hotelaria Brasileira em 2023’, as estimativas de investimento no setor são de R$ 5,7 bilhões até 2027 — 38% para negócios de médio porte/médio alto, 35% para supereconômico/econômico e 27% para os de luxo.
Com a recuperação do mercado pós-pandemia, investir na gestão de operações hoteleiras pode incrementar seus resultados financeiros, operacionais e de marketing.
Está a frente da administração de um hotel ou outro tipo de serviço de hospedagem? Continue a leitura para entender a importância da gestão hoteleira e conferir boas práticas para elevar a qualidade da gestão.
Boa leitura!
O que é gestão de hotelaria?
A gestão de hotelaria é o conjunto de processos que cuida da administração e funcionamento das áreas de um hotel — comercial, administrativo, operacional e atendimento. O objetivo é oferecer serviços de qualidade para obter satisfação dos clientes e aumentar o faturamento.
O gerenciamento de cada setor e a criação de processos para executar as tarefas com excelência fazem parte de um planejamento que estrutura todo funcionamento do negócio.
As definições são realizadas para atender o perfil de público desejado no segmento em que o hotel opera, garantindo uma experiência ultra luxuosa ou confortável e econômica.
Por isso, é fundamental estruturar uma operação que funcione para atender aos objetivos estratégicos e ter um posicionamento consistente no mercado.
Leia também >>> Planejamento estratégico: o que é, objetivo + como fazer.
Qual a importância da gestão hoteleira nos negócios?
A gestão de manutenção hoteleira é importante porque planeja, organiza e controla todos os recursos de um hotel para torná-lo mais eficiente e otimizado. Sem esse gerenciamento, o padrão de qualidade do serviço é diretamente afetado.
Outros pontos que reforçam a importância de uma gestão hoteleira de qualidade são:
Ampliação da visão do negócio
A equipe de gestão visualiza melhor o estado e avalia o desempenho do negócio quando existe um padrão de gerenciamento com processos definidos para cada área. Os dados obtidos auxiliam nas tomadas de decisão e no levantamento de demandas.
Melhoramento da qualidade do atendimento
Outro ponto que reforça a importância da gestão hoteleira é a melhoria na qualidade do atendimento aos hóspedes. Com a evolução constante dos processos, os hotéis mantêm o alto padrão e consolidam a reputação desejada no seu nicho de atuação.
Aprimoramento da gestão financeira e de recursos
A conquista de objetivos financeiros importantes, como aumento do faturamento e margem de lucro elevada só são possíveis com uma gestão forte e bem-estruturada. Os processos financeiros auxiliam na distribuição de receita, gestão de custos e no controle de gastos.
O monitoramento dos resultados, por meio dos indicadores de desempenho e relatórios também, auxilia nas tomadas de decisões estratégicas, melhorando a gestão do tempo e produtividade da equipe e facilitando a execução das tarefas.
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5 dicas para otimizar a gestão de hotelaria
Agora que você sabe a importância de investir na qualidade da gestão hoteleira, confira as boas práticas que não podem faltar para otimizar e elevar a qualidade do seu gerenciamento.
1. Invista no treinamento das equipes
A qualidade da gestão é diretamente profissional a qualificação da equipe. Por isso, é essencial ter pessoas capacitadas para desempenhar cada função em um hotel.
Por isso, treinar os profissionais para que eles compreendam o padrão que devem entregar, as regras e métodos é fundamental. Assim, você forma uma equipe alinhada aos valores do negócio e os mantém atualizados de todas as novidades do setor.
2. Conheça o público-alvo do negócio
O público-alvo de um hotel traça um perfil não só demográfico, mas de necessidades que precisam ser supridas por meio do atendimento e dos serviços oferecidos.
Por isso, é fundamental conhecer as particularidades do grupo, pesquisando os diferenciais que as pessoas desejam em uma estadia em relação a preço, localização, comida, atividades extra etc.
3. Planeje experiências marcantes
Para muitas pessoas, a hospedagem em um hotel é totalmente impessoal. Esse mito pode ser superado por meio de experiências marcantes para os clientes desfrutarem.
Um hotel em uma grande cidade pode oferecer serviços voltados para relaxamento, como massagens, piscinas internas aquecidas, restaurante etc. Um resort pode sugerir tours com preços especiais conforme o tempo de viagem de cada hóspede. Exercite a criatividade!
4. Otimize o uso de recursos
O investimento na sustentabilidade das operações hoteleiras é outra prática de gestão que os gestores precisam dar atenção. Entre as soluções que podem ser implementadas para otimizar a gestão hoteleira, estão:
- uso de fontes de energia renovável e limpa, como energia solar;
- melhorias no projeto luminotécnico (ex: usar lâmpadas de LED);
- reaproveitamento de água;
- realização de check-in sem papel;
- implementação da reciclagem de resíduos, entre outros.
Leia também >>> Pegada de carbono de empresas: o que é + como reduzir.
5. Acompanhe os resultados do negócio
O monitoramento dos resultados ajuda na avaliação de desempenho dos processos e para descobrir informações importantes, como a satisfação dos hóspedes com os serviços e a experiência oferecida.
Por isso, acompanhe os resultados dos indicadores para levantar acertos e pontos de melhorias que vão manter a qualidade da gestão e da entrega para clientes.
Os softwares especializados em gestão hoteleira são um recurso eficiente para auxiliar na organização dos diferentes setores, além de facilitar a integração e o compartilhamento de dados de todos os setores.
Melhore a qualidade da gestão e reduza custos
O bom desempenho da gestão hoteleira é um divisor de águas para consolidar uma operação eficiente que entrega uma experiência diferenciada no mercado.
Por isso, reduzir custos sem afetar a qualidade é uma tarefa fundamental que precisa ser bem executada. Nesse âmbito, uma das decisões mais estratégicas é reduzir os custos de energia, migrando para o Mercado Livre de Energia, assim como o Clube Jundiaiense e a Sociedade Hípica Brasileira fizeram!
Nesse mercado, exclusivo para empresas que buscam economia e acesso a diferentes fontes geradoras, especialmente de energia limpa, as empresas fecham contratos mais vantajosos e personalizados para suprir suas necessidades energéticas.
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