A gestão de custos nas empresas é uma atividade estratégica, pois tem relação direta com a maneira com a qual os investimentos são controlados e também com a saúde financeira do negócio.
Mesmo que existam custos inesperados ou que aconteçam reajustes no valor de alguma compra recorrente, ter organização e fazer uma previsão do que é investido mensalmente ajuda a controlar melhor quando algo fora do planejamento acontece.
De acordo com um levantamento de 2013 do Sebrae, os principais motivos para que empresas fechem antes dos cinco primeiros anos são: falta de planejamento e ausência de controle na gestão financeira.
Para evitar esse cenário, a melhor saída é realmente planejar. Quer entender melhor a importância da gestão de custos nas empresas e como fazer um controle bem feito? Continue a leitura e saiba como funciona esse processo.
O que é a gestão de custos?
A gestão de custos nas empresas é uma atividade que gerencia todos os investimentos necessários para manter as operações de um negócio.
Com esse processo, é possível gerenciar com mais eficiência o planejamento estratégico do negócio e definir quais investimentos serão prioridade dentro de um ano em cada área.
Os custos são todos os serviços que mantém a empresa funcionando, como energia elétrica, água, internet, combustível, transporte, etc. Também entram na lista os suprimentos como matéria-prima para produção, maquinários, materiais de escritório, computadores, entre outros.
Para fazer o gerenciamento, as contas são divididas entre custos fixos e custos variáveis. Além disso, os custos também são classificados como diretos, quando são relacionados à produção, e indiretos.
Uma gestão de compras eficiente abrange todos os principais pontos. Dessa forma, o gerenciamento de imprevistos é mais eficiente e não prejudica o lucro da empresa.
Qual a importância da gestão de custos nas empresas?
A importância da gestão de custos nas pequenas, médias e grandes empresas é porque ela fornece uma visão do todo em relação ao que vai sair do caixa e o motivo de cada investimento.
Muitas vezes, só com a visão dos custos diretos das operações, não é possível ter um domínio sobre o que a empresa gasta mensalmente. É preciso incluir também os custos indiretos, como o reembolso dos gastos dos funcionários.
Por outro lado, a gestão de custos também tem uma grande importância na hora de fazer a revisão dos investimentos e o que realmente é essencial e o que pode ser cortado e/ou reduzido.
Dessa forma, a empresa mantém sua saúde financeira e pode gerenciar os gastos com precisão, mantendo uma margem total viável para os investimentos.
Tipos de custos em uma empresa
Dentro da gestão de custos, é importante saber o que são custos fixos e variáveis, além do que significa custo direto e custo indireto em uma produção ou prestação de serviço.
Então, vamos explorar cada um desses conceitos a seguir:
Custos fixos e variáveis
Os custos fixos são os pagamentos frequentes que a empresa faz de serviços essenciais como energia elétrica, água, salário da equipe, fornecedores, etc.
Esses gastos, geralmente, são mensais e são reajustados periodicamente, o que permite atualizar a gestão de custos quando as mudanças são repassadas com antecedência.
Hoje em dia, até os gastos com eletricidade podem ter um planejamento mais preciso do que antigamente por causa da possibilidade de migrar para o Mercado Livre de Energia.
Já os custos variáveis são aqueles ligados à produção e à venda do produto serviço que a empresa fabrica/presta.
Alguns exemplos são: comissão de vendedores, combustíveis, contratação de mão de obra temporária, custo com matérias-primas sazonais, etc.
Custo direto e indireto
Os custos diretos estão relacionados à realização de um serviço ou a fabricação de um produto e influenciam no preço final de venda.
O mapeamento desse tipo de custo também é mais fácil de ser feito. Por exemplo: matéria-prima, embalagens, mão de obra, entre outros.
Já os custos indiretos são aqueles que dão suporte às operações da empresa como investimento em marketing, combustível e alimentação para os vendedores.
Como fazer a gestão de custos de uma empresa?
Para fazer a gestão de custos nas empresas é preciso que os responsáveis por essa tarefa dentro departamento Financeiro saibam executar esse acompanhamento.
Esses profissionais precisam ter uma boa visão sistêmica e manter uma boa comunicação com cada área da empresa para que o trabalho seja bem executado. Veja algumas dicas de como fazer a gestão de custos na prática:
1. Listar todos os custos da empresa
O primeiro passo da gestão de custos nas empresas é listar todas as despesas que a empresa tem no momento em cada setor. Ou seja, é necessário realizar um mapeamento completo da cadeia de produção, suprimentos e logística.
O objetivo é descrever tudo que está saindo do caixa mensalmente e ter uma visão completa de todos os gastos.
Leia também >>> Gestão de fornecedores: entenda a importância e como fazer.
2. Identificar gastos desnecessários
Depois, é hora de passar um pente fino nas despesas de cada setor para identificar se existem gastos desnecessários, muito altos ou em que é possível economizar.
O objetivo dessa etapa da gestão de custos nas empresas é eliminar o que é supérfluo, mas também otimizar gastos que podem ser menores, sem perder em qualidade.
Por exemplo, empresas que têm grande demanda de energia podem começar a negociar dentro do Ambiente de Contratação Livre (ACL) diretamente com as geradoras ou comercializadoras de energia.
Assista ao vídeo abaixo para entender como funciona o ACL e o ambiente tradicional de compra de energia (ACR):
3. Crie metas para custos e ganhos
Para acompanhar a evolução da gestão de custos nas empresas é importante estabelecer metas e controlar tanto o que sai quanto o que entra em caixa.
Se a meta, por exemplo, é aumentar o faturamento em vendas, será necessário fortalecer a estratégia de marketing e reforçar a equipe de vendedores.
Outra meta pode ser reduzir os custos de produção, então, toda cadeia produtiva e de suprimentos precisa ser revisada para encontrar pontos em que é viável economizar, sem prejudicar a qualidade final.
Gerencie custos da sua empresa com segurança
Agora que você entende mais sobre a gestão de custos nas empresas, é importante reforçar que, principalmente em relação à economia, é preciso saber como conduzir o processo.
Os fornecedores que oferecem bom preço, mas baixa qualidade não vão ajudar seu negócio a alcançar os objetivos desejados. Então, invista em pesquisas criteriosas sobre cada parceiro de negócio.
Se você se interessou pela nossa dica sobre otimização dos gastos de energia, migrar para o Mercado Livre de Energia pode ser a solução.
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