As empresas têm um papel estratégico dentro do mercado na promoção de ações que envolvam as pessoas em iniciativas de ajuda ao próximo. A prática é chamada de filantropia empresarial.
A mobilização encabeçada por companhias, independentemente do porte, incentiva muitas pessoas a contribuírem ativamente.
No passado, a filantropia estava associada a iniciativas religiosas de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, saúde ou moradia.
Hoje, as empresas encabeçam projetos próprios ou apoiam organizações do terceiro setor para arrecadar doações a favor das causas que apoiam.
A realização das ações pode ser motivada por fatores momentâneos, como alagamentos na região onde a empresa está sediada. Ou fazer parte de um plano de iniciativas que une a filantropia aos objetivos de responsabilidade social, que fazem parte da estratégia de ESG.
Muitas vezes, os projetos filantrópicos são o ponto de partida para as empresas se atentarem à oportunidade de contribuir com a sociedade, criando diretrizes e objetivos para orientar os trabalhos na área.
Continue a leitura do artigo e entenda o conceito, porque promover, exemplos de iniciativas empresariais e como elas contribuem para o ESG.
O que é filantropia empresarial?
A filantropia empresarial é uma prática por meio da qual os negócios mobilizam clientes e a sociedade em geral a favor de uma causa ou projeto criado internamente ou por terceiros, visando arrecadar doações financeiras para manter as atividades em andamento ou alcançar uma meta.
As empresas ainda podem fazer ações filantrópicas por conta própria, contribuindo diretamente com organizações das quais se tornam parceiras, ampliando o alcance do trabalho realizado.
Os jantares beneficentes, doações voluntárias e campanhas de doação já foram vistos como estratégia de marketing ou até cortina de fumaça para desviar a atenção de algo negativo sobre o negócio.
Porém, hoje, a filantropia empresarial faz parte dos valores das empresas, ou seja, os negócios contribuem com iniciativas ligadas ao seu propósito no mercado.
Segundo dados do Monitor das Doações, em 2023, 34% das contribuições noticiadas no país foram realizadas por empresas. Desse total, quase 55% vêm de organizações sem fins lucrativos que investem o capital doado por outras companhias.
As ações filantrópicas unem as empresas a causas relevantes para a sociedade, dando visibilidade a questões sociais e educacionais importantes.
É a partir do envolvimento ativo em causas externas que as empresas podem ampliar o entendimento sobre seu papel social e traçar planos robustos para colocar seus recursos financeiros a favor de projetos que impactem positivamente a população.
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Por que as empresas devem fazer filantropia?
A filantropia empresarial é um caminho para que as empresas demonstrem seus valores para a sociedade, além da atividade principal que desempenham. Uma causa pode ganhar relevância pela associação a uma marca forte do mercado.
Com o apoio, os resultados podem ser maximizados e ainda complementados com o apoio da sociedade civil, seja atraindo voluntários ou arrecadando contribuições financeiras.
Um ponto que vale destacar sobre este contexto é a possibilidade de realizar ações filantrópicas, independentemente do porte da empresa.
Por exemplo, uma pequena empresa pode se tornar parceira de uma ONG local e ajudar na construção da sede do projeto, reunindo os funcionários e incentivando-os a chamar parentes e amigos para a força tarefa.
A empresa ainda pode colaborar acionando empresas de construção local para ajudar com materiais para a obra.
Dessa forma, as ações locais se conectam com as nacionais, promovendo a filantropia em diferentes escalas e fortalecendo a relevância que as iniciativas têm para o bem-estar da sociedade.
3 exemplos de filantropia empresarial
Para ilustrar como a filantropia empresarial vem sendo praticada no mercado brasileiro, listamos três exemplos de ações. Confira!
1. BatFriday do e-commerce Dobra
A Dobra é uma marca de acessórios feitos com material reciclável e tecnológico que prioriza a sustentabilidade e a eliminação de desperdícios em toda a cadeia de produção e distribuição dos produtos.
Na edição 2023 da Black Friday, a empresa promoveu a BatFriday, uma ação na qual os clientes enviaram o comprovante de doação para um projeto social e recebiam em troca promoções exclusivas para comprar no e-commerce da marca.
A ação arrecadou mais de R$ 30 mil revertidos em doações para os projetos sociais apoiados pela empresa.
2. ONG Selo Amor Espresso da cafeteria e fazenda Amor Espresso
Outro exemplo de filantropia empresarial é da Amor Espresso, uma fazenda e cafeteria produtora de café, que mantém a ONG Selo Amor Espresso.
O projeto é mantido com o dinheiro das vendas dos produtos e doações de insumos e recursos financeiros de parceiros. A proposta da ONG é auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social, fazendo o acompanhamento emocional e oferecendo treinamento técnico no ramo de barista.
Ao final do treinamento, as mulheres recebem o selo Amor Espresso e têm a oportunidade de buscar trabalho na área, conquistando autonomia financeira e emocional. A cafeteria da marca também emprega pessoas formadas pela ONG.
3. Doações coletivas de grupos industriais
Em momentos específicos em que toda sociedade sofre devido a um evento coletivo, os grandes grupos industriais se mobilizam para realizar doações. O exemplo mais recente desse tipo de filantropia empresarial foi durante a pandemia do novo coronavírus.
A Ambev produziu álcool em gel para abastecer os hospitais públicos, além de confeccionar 3 milhões de máscaras doadas ao Ministro da Saúde para distribuição.
O Grupo Natura, da área de cosméticos, também contribuiu com a fabricação de álcool em gel durante a pandemia, ajudando a suprir a alta demanda do produto que ficou em falta em várias regiões do país na época.
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Como a filantropia pode impulsionar o ESG?
A filantropia corporativa pode impulsionar a implementação do ESG, pois amplia a visão da empresa sobre o seu papel no mercado, estimulando a gestão a contribuir ativamente com o bem-estar ambiental, social e de governança.
Dessa forma, com um planejamento amplo, uma ação pontual pode integrar filantropia empresarial e responsabilidade social para minimizar os impactos da empresa na sociedade, além de criar um ambiente interno favorável ao crescimento.
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