As ferramentas de gestão industrial são bastante úteis no dia a dia de uma empresa, pois facilitam a análise, a organização e as tomadas de decisão, criando uma base de dados com informações precisas sobre o negócio.
Para cada objetivo é possível utilizar uma ferramenta, seja para organizar a linha de produção ou facilitar a definição de uma solução para um problema que está impedindo uma equipe de alcançar os resultados desejados.
Quando se trata de decisões de negócio, cada plano de ação que é colocado em prática deve estar alinhado a um objetivo e agir em cima de uma causa raiz clara.
Dessa forma, o tempo empregado realmente resolve a questão e não apenas implementa soluções paliativas.
Neste artigo, listamos algumas ferramentas de gestão de manutenção industrial que vão ajudar no gerenciamento das atividades da sua empresa. Continue lendo e conheça cada uma delas.
Boa leitura!
Quais são as ferramentas de gestão industrial?
As ferramentas de gestão industrial podem ser implementadas em setores diferentes, afinal, a tecnologia está a favor e otimiza diversas tarefas que antes eram 100% manuais.
Conheça algumas opções para implementar no seu negócio!
1. Software de gestão de projetos
Os gestores precisam distribuir e acompanhar várias tarefas ao mesmo tempo e os membros de cada equipe as atividades que ficam sob sua responsabilidade e ainda entregá-las no prazo.
Como encher a caixa de entrada de e-mails é contraprodutivo para todos os lados envolvidos, o software de gestão de projetos é uma ferramenta de gestão industrial muito útil.
Afinal, a equipe de produção não seria bem orientada sem o repasse correto dos pedidos e sem matéria-prima disponível para trabalhar.
Alguns exemplos dessa categoria são o Trello, o Asana e o Basecamp. Cada setor pode ter uma área onde são gerenciadas as rotinas diárias. Os repasses podem ser feitos para todos, assim como a criação de lembretes de prazos.
Essas ferramentas são fáceis de usar e melhoram a colaboração e a eficiência da equipe.
Leia mais >>> Indicadores de produção industrial: 7 métricas indispensáveis.
2. Fluxograma de processos
Outra das ferramentas de gestão industrial que é muito útil é o fluxograma de processos. Imagine dedicar tempo e esforço para criar processos enxutos e certeiros, mas os funcionários terem dificuldade de lembrar as etapas.
Com o fluxograma, a equipe pode montar um passo a passo visual com as especificidades de cada processo. Essa forma de organização e repasse é eficiente porque é mais fácil olhar para uma imagem do que recorrer a um manual em texto no meio do dia de trabalho.
Então, ao definir um processo, os gestores podem fazer um fluxograma e compartilhar com os demais, facilitando bastante o dia a dia de trabalho.
Caso seja uma dificuldade manter as atividades industriais na ordem correta, o fluxograma também pode auxiliar na execução correta e evitar retrabalhos desnecessários.
3. Sistema de CRM
O relacionamento com o cliente precisa ser bem gerenciado, por isso, um sistema de CRM não pode faltar entre as ferramentas de gestão industrial. CRM é a sigla para Customer Relationship Management que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Afinal, uma empresa só se mantém com clientes satisfeitos, bem atendidos e com uma equipe de vendedores coesa que consegue criar relacionamentos próximos e duradouros.
Um CRM centraliza todas as informações em um lugar só e ajuda também a gerenciar e medir o desempenho em cada ponto de contato da jornada do cliente.
Dessa forma, a equipe de vendas cria uma base de dados com o histórico dos clientes facilmente acessível, o que ajuda a acompanhá-los durante todo o tempo em que eles se mantiverem ativos.
4. Análise SWOT
Para renovar as metas e objetivos do ano, uma das ferramentas de gestão industrial que orienta esse processo é a análise SWOT. Esse método analisa:
- Strengths (Forças);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Também chamada de F.O.F.A (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a ferramenta ajuda na análise e criação do planejamento estratégico anual da empresa para que a atuação no mercado seja mais eficiente e competitiva.
Essa análise é feita com a equipe envolvida diretamente na gestão, mas também deve ser repassada para a equipe para que todos estejam cientes dos objetivos pelos quais vão trabalhar.
Leia também: O que são custos de manutenção e como diminuí-los na minha empresa?
5. Sistema 5S
O trabalho que acontece no chão de fábrica também pode correr melhor com a ajuda de ferramentas de gestão industrial.
O sistema 5S é uma das ferramentas que ajuda na organização dos espaços de produção. O nome da ferramenta se refere a cinco palavras em japonês que são:
- Seiri (utilização);
- Seiton (arrumação);
- Seiso (limpeza);
- Seiketsu (normalizar);
- Shitsuke (disciplina).
O objetivo é diminuir a desorganização, a bagunça nos espaços e a falta de padrões no trabalho. Dessa forma, a equipe pode ser mais produtiva e ficar mais motivada a trabalhar, já que cada coisa fica no seu lugar e de forma facilmente acessível.
Quando é bom usar ferramentas de gestão de manutenção industrial?
A escolha das ferramentas de gestão industrial vai depender do tipo de atividade que precisa ser melhorada. Existem opções específicas como o CRM e outras, como o 5S, que podem ser aplicadas na rotina de trabalho e até na rotina pessoal dos membros da equipe.
Então, na hora de buscar uma ferramenta, tenha claro para que você vai utilizá-la. Assim, vai escolher a opção mais adequada e fácil de aplicar.
Em meio a tantas necessidades, uma recomendação final é o Lean Manufacturing, uma metodologia que foca na produção enxuta, priorizando a eliminação de desperdícios que são típicos do trabalho industrial.
Dá para analisar diversos setores como manutenção, estoque de insumos, fornecedores, gestão de maquinário, logística, gestão de energia elétrica, entre outros.
Com essa metodologia, todas as ferramentas listadas acima podem ser incluídas para tornar o trabalho mais assertivo em todas as áreas.
Melhore a eficiência energética da sua empresa
O desperdício de energia elétrica também pode gerar uma conta alta no fim do mês. Então, primeiro, foque na otimização dos processos do seu negócio e, depois, pesquise alternativas para conseguir comprar energia mais barata.
A Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de negócios em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da empresa. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.