A eficiência energética na indústria é um tema estratégico para as empresas que buscam evoluir esse indicador e diminuir as despesas e os desperdícios com energia elétrica.
Por isso, medidas para reduzir e otimizar os gastos com eletricidade são mais que necessárias no cenário atual para não perder competitividade.
Afinal, um alto custo de produção aumenta o preço dos produtos ou serviços para o cliente final, o que pode afetar a quantidade de vendas e diminuir os lucros.
Então, se a conta de luz do seu negócio pesa no bolso, é o momento de reavaliar os processos e gastos e conhecer estratégias para diminuir o consumo de energia.
Continue a leitura e entenda o conceito de eficiência energética na indústria, sua importância para a gestão, vantagens e dicas de como economizar.
Boa leitura!
O que é eficiência energética?
Eficiência energética é melhorar o planejamento de uso da energia elétrica necessária para produção, otimizar os processos operacionais, utilizar equipamentos que gastam menos para diminuir o consumo mensal e implementar recursos de automação para evitar desperdícios com um insumo tão caro.
No cenário da transição energética global, o objetivo é que mais organizações dos diversos setores da economia contribuam para a redução das emissões de carbono e, dessa forma, causem menos impacto ambiental e social.
O empenho para alcançar a eficiência energética na indústria tem um papel importante no desenvolvimento sustentável, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia também: O que é a sigla ESG? Entenda como inserir essa prática na sua empresa
Qual a importância da eficiência energética?
A eficiência energética é importante porque, quanto maior a capacidade de produção, mais energia as organizações demandam. Uma vez que diversas fontes geram a eletricidade, é necessário haver um planejamento de geração para o atendimento não só da indústria, mas também dos demais setores da economia.
Conforme a Empresa de Pesquisa Energética, o setor da indústria é responsável por mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no país.
Para reduzir os gastos com o insumo, a indústria investe em tecnologias e automações para otimizar as operações, além de campanhas internas de economia de energia.
Afinal, a eficiência energética na indústria é um valor fundamental que precisa da cooperação de toda equipe para alcançar as metas de redução.
Mostrar os benefícios da economia alcançada é uma maneira de posicionar a empresa no mercado e aumentar a relevância dentro do setor de atuação.
Entenda a importância de uma gestão de energia eficiente no vídeo a seguir:
Como melhorar a eficiência energética na indústria?
Agora que você sabe o que é e qual a importância da eficiência energética na indústria, confira as ações que ajudam a alcançar esse objetivo na sua empresa.
1. Reavalie os gastos de energia
Para alcançar a eficiência energética na indústria, é fundamental ter uma visão precisa dos gastos atuais versus a demanda de energia realmente necessária.
Um gasto maior pode indicar um grau de desperdício alto e, consequentemente, um custo financeiro maior que o planejado na demanda contratada.
Por isso, o primeiro passo é a reavaliação dos gastos de energia para identificar pontos do processo operacional e administrativo que precisam de otimização para reduzir o consumo.
Faça a primeira avaliação e programe as seguintes para acompanhar os resultados das ações iniciais. Se possível, contrate uma consultoria ou profissional para fazer uma análise precisa.
2. Otimize a gestão de maquinário
As máquinas que mantêm a produção ativa geram um alto gasto energético, porém, hoje, os equipamentos fabricados são mais eficientes energeticamente, além de tecnicamente superiores.
Um exemplo de eficiência energética é trocar uma série de máquinas antigas e pouco eficientes por outras que tenham um desempenho melhor, além de executar o trabalho mais rápido e gastar menos energia.
A gestão de maquinário ajuda na produtividade da equipe, pois as trocas e manutenções preventivas programadas evitam paralisações que geram desperdícios de tempo e dinheiro na produção.
Observação: para contribuir com eficiência energética, escolha apenas produtos e equipamentos que tenham o selo Procel. A certificação garante que esses itens foram fabricados para consumir menos energia e entregar um alto desempenho.
3. Melhore a qualidade da iluminação
Outra dica importante para a eficiência energética na indústria é garantir uma iluminação de qualidade em todos os setores.
Na área produtiva, um espaço bem iluminado ajuda o acompanhamento do trabalho, a verificação dos comandos das máquinas, a localização dos materiais e a circulação de pessoas.
Nas áreas administrativas, orienta a circulação, proporciona conforto visual para trabalhar no computador e integra melhor o espaço de trabalho.
Uma ação simples é trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED que, além de serem mais econômicas, duram muito mais — em média, 25 mil horas de uso. Outra medida é aumentar o tamanho das janelas para permitir a entrada de mais luz natural.
Divisórias de vidro ou de materiais translúcidos ao invés de maciços também permitem que a luz se distribua melhor pelos ambientes.
Para finalizar, instale sensores de presença em corredores e banheiros para que a luz acenda apenas quando o espaço estiver em uso, o que evita o desperdício de energia.
Quais as vantagens da eficiência energética na indústria?
A eficiência energética na indústria proporciona vantagens — ganho de produtividade, em particular — ao reduzir os custos de manutenção e aumentar os rendimentos da produção. Além disso, melhora a operação e o grau de confiabilidade nos processos, pois reduz o tempo de inatividade dos equipamentos, desligamentos e falhas do sistema.
Outros benefícios de implementar uma operação eficiente energeticamente são:
- reduzir a pegada de carbono da empresa;
- alcançar a excelência operacional com um gerenciamento de energia eficiente;
- utilizar energia de qualidade;
- otimizar as manutenções preditivas;
- melhorar os resultados da produção com novas tecnologias de automação e controle;
- fortalecer os objetivos sustentáveis da empresa.
Os benefícios da eficiência energética — especialmente no setor industrial — se sustentam em longo prazo e criam uma mudança cultural nas empresas. Dessa forma, a estratégia promove valores duradouros, inovação, resiliência e vantagem competitiva.
Como diminuir a conta de luz na indústria?
Uma dica extra para alcançar a eficiência energética na indústria, é mudar a forma de contratar energia elétrica. Já conhece o Mercado Livre de Energia?
Se sim, você sabe que nesse ambiente de contratação, é possível encontrar fornecedores de energia e fechar contratos conforme a demanda energética do negócio por um preço mais vantajoso do que no mercado tradicional.
Quer mais eficiência e economia na contratação de energia para sua empresa? Conheça o Esfera Resolve e garanta os melhores preços com uma operação dedicada ao seu negócio.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.
Aproveite e estude sobre redução de despesas com as dicas do e-book ‘Como reduzir custos na indústria? 9 dicas de economia’. Clique e faça o download gratuito!