A eficiência energética na indústria é um tema estratégico para as empresas, afinal, elas estão sempre buscando evoluir esse indicador para diminuir as despesas e os desperdícios com energia elétrica.
Por isso, medidas para reduzir e otimizar os gastos com eletricidade são mais que necessárias no cenário atual para não perder competitividade.
Vale lembrar que um alto custo de produção aumenta também o preço dos produtos ou serviços para o cliente final, o que pode afetar a quantidade de vendas e diminuir os lucros.
Então, se a conta de luz do seu negócio tem pesado no bolso, esse é o momento de reavaliar os processos e gastos e conhecer estratégias para diminuir o consumo de energia.
Continue lendo e entenda o conceito de eficiência energética na indústria, sua importância para a gestão e dicas de como economizar.
Boa leitura!
O que é eficiência energética?
Eficiência energética significa melhorar o planejamento de uso da energia elétrica necessária para produção, otimizando processos operacionais e utilizando produtos que gastem menos para diminuir o consumo mensal.
No cenário da transição energética global, o objetivo é que cada vez mais as atividades dos diversos setores contribuam para criar uma economia de baixo carbono que tenha menos impacto ambiental e social.
O empenho para alcançar a eficiência energética na indústria também tem um papel importante no desenvolvimento sustentável, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Leia também: O que é a sigla ESG? Entenda como inserir essa prática na sua empresa.
Qual a importância da eficiência energética?
A eficiência energética é importante porque quanto mais energia os setores demandarem, maior precisa ser a capacidade de produção. Considerando que a energia consumida é gerada por diversas fontes, é necessário que haja um planejamento de geração para que não só a indústria seja atendida, mas também os demais setores da economia.
De acordo com o Empresa de Pesquisa Energética, o setor da indústria é responsável por mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no país.
Para alcançar esse objetivo, a indústria está investindo em tecnologias e automações para otimizar as operações, além de campanhas internas de economia de energia.
Afinal, a eficiência energética é um valor fundamental para a indústria que precisa ser abraçado por toda equipe.
Mostrar os benefícios da economia alcançada é uma maneira de posicionar a empresa no mercado e aumentar a sua relevância dentro do seu setor de atuação.
Entenda a importância de uma gestão de energia eficiente nos negócios no vídeo abaixo:
Como melhorar a eficiência energética na indústria?
Agora que você sabe o que é e a importância da eficiência energética na indústria, listamos algumas ações que vão te ajudar a alcançar esse objetivo no seu negócio:
1. Reavalie os gastos de energia
Para alcançar a eficiência energética na indústria é importante ter uma visão precisa dos gastos atuais versus a demanda de energia realmente necessária.
Um gasto maior indica um grau de desperdício alto também e, consequentemente, um custo financeiro maior que o planejado na demanda contratada.
Por isso, o primeiro passo deve ser a reavaliação dos gastos de energia para identificar pontos do processo operacional e administrativo que podem ser otimizados para diminuir o consumo.
Faça a primeira avaliação e programe as seguintes para acompanhar os resultados das ações iniciais traçadas. Se possível, contrate uma consultoria ou profissional para fazer uma análise mais precisa.
2. Otimize a gestão de maquinário
As máquinas que mantém a produção ativa geram um alto gasto energético, porém, hoje, os equipamentos fabricados são mais eficientes energeticamente, além de tecnicamente superiores.
Um exemplo de eficiência energética nesse caso seria trocar uma série de máquinas pouco eficientes, por uma que tenha melhor desempenho, sendo mais rápida e gastando menos energia.
A gestão de maquinário também ajuda na produtividade da equipe, pois as trocas e manutenções programadas evitam paralisações na produção que geram desperdícios de tempo e dinheiro.
OBS: para contribuir para a eficiência energética, escolha apenas produtos e equipamentos que possuam o selo Procel. Isso garante que esses itens foram fabricados para consumir menos energia e entregar um alto desempenho.
Leia também: 5 ferramentas de gestão industrial que facilitam o trabalho.
3. Melhore a qualidade da iluminação
Outra dica importante para a eficiência energética na indústria é garantir uma iluminação de qualidade em todas as áreas.
Na área produtiva, um espaço bem iluminado ajuda no acompanhamento do trabalho, na verificação dos comandos das máquinas, na localização dos materiais e na circulação das pessoas.
Já nas áreas administrativas, ajuda também na circulação e no conforto visual para trabalhar no computador, integrando melhor o espaço de trabalho.
Uma ação simples é trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED que além de serem mais econômicas duram muito mais, chegando a 25 mil horas de uso. Outra medida é aumentar o tamanho das janelas para permitir a entrada de mais luz natural.
Divisórias de vidro ou de materiais translúcidos ao invés de maciços também permitem que a luz se distribua melhor nos ambientes.
Para finalizar, instale sensores de presença em corredores e banheiros para que a luz acenda apenas quando o espaço estiver em uso, evitando o desperdício de energia.
Leia mais: 5 dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.
Como diminuir a conta de luz na indústria?
Uma dica extra bastante para ter eficiência energética na indústria, é mudar a forma de contratar energia elétrica. Já conhece o Mercado Livre de Energia?
O Mercado Livre de Energia é um ambiente de contratação onde as empresas podem encontrar fornecedores de energia e fechar contratos de acordo com sua demanda por um preço mais vantajoso do que no mercado tradicional.
A Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de empresas em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.