A eficiência energética nos hospitais, clínicas e consultórios médicos é um desafio para os gestores de instituições públicas e privadas. Afinal, esses locais prestadores de serviços de saúde funcionam sem interrupções ou têm equipamentos que ficam ligados constantemente.
Ao mesmo tempo que precisam economizar, a alta demanda de consumo exige soluções estratégicas viáveis para garantir o funcionamento e o conforto de pacientes e equipe.
A eficiência energética tem como meta otimizar o uso das fontes de energia para reduzir custos internos e colaborar com o meio ambiente por meio de uma operação sustentável.
Ou seja, realizar os mesmos processos com menos recursos. Nesse caminho, existem muitos desafios, como alta demanda de energia, infraestrutura defasada, padrões de segurança existentes e limitações de orçamento.
Apesar do cenário desafiador, existem soluções para economizar energia em hospitais.
Continue a leitura do artigo e entenda os benefícios de priorizar a eficiência energética, recursos com consumo mais alto, estratégias e dicas para implementar reduções e como obter resultados com um plano de gestão de energia eficiente.
Boa leitura!
Quais são os benefícios da eficiência energética hospitalar?
A eficiência energética nos hospitais e outros espaços de saúde é fundamental para a longevidade da operação em longo prazo. Porém, não se trata apenas de economizar, mas de implantar soluções eficientes que evitem dívidas, por exemplo.
Com um plano de gestão de energia bem elaborado, as instituições montam um planejamento estratégico para alcançar benefícios de alto impacto. Confira os principais ganhos.
Redução de custos operacionais
A energia elétrica é um gasto alto na lista de despesas mensais. Afinal, toda infraestrutura de um hospital depende de eletricidade para funcionar, da recepção da emergência, centros cirúrgicos até a lavanderia.
A mudança na forma de compra de energia e adaptações na estrutura geram uma redução significativa nos custos operacionais.
Um exemplo é o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) que, a partir de mudanças internas, obteve uma projeção de economia anual de R$ 532 mil em energia elétrica, o equivalente a 18,3% do total de gastos com esse insumo.
Contribuição para a sustentabilidade ambiental
A sustentabilidade ambiental é um benefício estratégico da eficiência energética nos hospitais. Imagine abastecer toda infraestrutura por meio de fontes de energia limpa.
Dessa forma, em vez de fontes poluentes que contribuem para o aumento das emissões de carbono na atmosfera, como as usinas termelétricas, as instituições de saúde podem comprar energias renováveis, como solar, eólica e biomassa.
Melhoria na imagem institucional
As ações com foco em eficiência energética nos hospitais, clínicas e consultórios médicos agregam valor à marca e melhoram a imagem institucional.
O reconhecimento das iniciativas pelo mercado valoriza o uso responsável dos recursos energéticos, assim como a opção por soluções com menor impacto e melhor rendimento no consumo de energia, o que pode atrair investimentos e mais pacientes.
Áreas críticas de consumo de energia em hospitais
Um dos fatores que reforça a importância de um plano de gestão de energia eficiente é descobrir as áreas em que o consumo é maior para buscar soluções econômicas e modernas. Confira os setores nos quais as alterações trazem mais impacto:
• Iluminação: em muitas áreas dos hospitais, ter luz ativa constantemente é fundamental. Porém, em outras, onde o fluxo de passagem é menor, o sistema muda com a implantação de sensores de presença e instalação de lâmpadas econômicas, como as de LED;
• Climatização: os equipamentos de AVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) consomem muita energia. Para reduzir o consumo, é fundamental programar manutenções, principalmente nos filtros de ar;
• Equipamentos médicos: muitos diagnósticos dependem de exames clínicos e de imagem que, por sua vez, são realizados por máquinas e equipamentos elétricos/eletrônicos. Monitorar o funcionamento e a eficiência no uso é fundamental para identificar a necessidade de trocas;
• Aquecimento de água: a disponibilidade de água quente garante a eficiência dos processos de limpeza geral, banhos e lavanderia. O uso de sistemas de aquecimento solar e isolamento térmico pode gerar uma economia de 40%.
Estratégias para implementar a eficiência energética
O processo de implementação da eficiência energética nos hospitais depende do tamanho e complexidade da operação. Para guiar o trabalho, vale montar um grupo para definir as estratégias.
A etapa inicial é a auditoria energética. Ou seja, passar um pente fino nas atividades operacionais para identificar os principais pontos de desperdício, alto consumo e ações que otimizam o uso de energia.
O grupo também é responsável por montar um treinamento interno sobre consumo consciente de energia com palestras, tutoriais e cartazes em pontos estratégicos para ensinar novos hábitos e explicar a importância do engajamento na economia de recursos.
A tecnologia é uma aliada da eficiência energética, afinal, uma característica fundamental dos nossos equipamentos é a otimização do consumo de energia.
Os sistemas de automação e controle inteligente são investimentos certeiros para reduzir os gastos, mas demandam um bom planejamento para não sobrecarregar financeiramente a instituição.
Como economizar energia em hospital?
Além das estratégias acima, existem dicas práticas que parecem mudanças pequenas, mas que têm um impacto positivo na consolidação de uma operação energeticamente eficiente. Confira!
Implementar iluminação natural
A luz natural auxilia na regulação das funções biológicas do nosso organismo. Dessa forma, abrir espaços para entrada da luz solar em pontos específicos nos hospitais reduz os gastos com energia e contribui com o bem-estar dos pacientes e da equipe.
Fazer manutenção regular dos equipamentos
A manutenção preventiva dos equipamentos garante a eficiência energética nos hospitais e a qualidade do tratamento. Afinal, sem desperdícios, a conta de luz diminui e os profissionais obtêm as informações de que precisam rapidamente.
Usar de energia renovável como complemento à rede elétrica
O uso de energia renovável é um ponto fundamental do plano de abastecimento energético. As instituições podem investir em infraestrutura própria ou migrar para o Mercado Livre de Energia para ter acesso a fornecedores que geram energia limpa por um preço mais vantajoso.
Qual a importância da eficiência energética em hospitais?
A importância do plano de gestão de energia eficiente está associada aos objetivos estratégicos de cada instituição. Hospitais, clínicas e consultórios médicos precisam criar uma operação robusta e livre de desperdícios que atenda os pacientes com qualidade.
Dessa forma, ações de eficiência energética personalizadas geram redução de custos e contribuem com a sustentabilidade ambiental — preocupações de gestores atualizados em relação às necessidades atuais do mercado e do planeta.
Trabalha em uma instituição em busca de eficiência energética nos hospitais? Conheça o Esfera Simplifica, a solução da Esfera Energia que auxilia negócios a migrar para o Mercado Livre.
Além de escolher a melhor energia para a sua empresa, a migração pode gerar uma economia de até 35% nos custos e zero preocupações burocráticas.
Fale com um especialista e saiba como começar!