A transformação digital alterou o modo de operação das empresas. A modernização eliminou as salas de arquivo morto e transferiu as informações para computadores. Porém, o alto custo dos servidores locais demanda um planejamento para melhorar a eficiência energética em data centers.
Os equipamentos funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para garantir um bom desempenho, a proteção e a distribuição das máquinas no espaço facilitam a circulação de ar e a refrigeração.
Dessa forma, investir em eficiência energética na gestão de data centers permite o uso de um volume menor de energia para realizar as funções necessárias, além de reduzir os custos operacionais e os impactos ambientais.
Enfrenta esse desafio na sua empresa? Continue no artigo e conheça os equipamentos que mais utilizam eletricidade, estratégias para reduzir o consumo de energia em um data center e tecnologias que ajudam a economizar.
Boa leitura!
Como reduzir o consumo de energia em um data center: principais fontes
Os principais componentes de um data center são: servidores, equipamentos de rede, switches, hardwares, máquinas de resfriamento, unidades de armazenamento de dados e roteadores.
O funcionamento desse sistema depende de um insumo em comum: energia elétrica. E muita! Afinal, os data center funcionam sem pausas para garantir a disponibilidade de acesso dos arquivos e o funcionamento de aplicações e sistemas empresariais.
Essa estrutura tem um alto custo financeiro que as empresas tentam minimizar com a implementação de soluções sustentáveis para manter a central de dados em operação, mas com um consumo de energia reduzido.
Segundo a consultoria Gartner, 75% das organizações terão um programa de sustentabilidade para operar com mais eficiência a infraestrutura de seus data centers até 2027.
Além do aspecto ambiental, a sustentabilidade impacta positivamente fatores relevantes, como imagem da marca no mercado, capacidade de inovação, resiliência e atração de talentos.
Principais fontes de consumo de energia
Para criar um planejamento para maximizar a eficiência energética em data centers, é fundamental avaliar o impacto de cada equipamento nos gastos.
Os servidores e os equipamentos de rede são os principais componentes das centrais de dados e os que mais consomem, afinal, os computadores são responsáveis pelo funcionamento e centralização da rede.
Esse conjunto de equipamentos, por sua vez, precisa de um sistema de refrigeração e climatização ativo para manter a temperatura adequada e evitar o superaquecimento que pode prejudicar a atividade dos componentes das máquinas.
Além disso, a qualidade da iluminação e da infraestrutura da rede elétrica são essenciais para evitar o desperdício de energia. Cabos elétricos antigos comprometem o funcionamento dos equipamentos e a iluminação ruim dificulta a circulação pelo espaço.
5 estratégias de eficiência energética em data centers
A implementação de estratégias de eficiência energética em data centers precisa de uma avaliação detalhada da infraestrutura existente para melhorar os recursos necessários.
Confira a seguir cinco dicas que auxiliam a poupar energia com a otimização de alguns componentes-chave das centrais de dados.
1. Implementação de sistemas de resfriamento eficientes
O sistema de resfriamento garante que a sala do data center se mantenha na temperatura adequada para o bom funcionamento e segurança de todos os componentes.
Uma alternativa moderna é o free cooling, um método que usa a temperatura natural do ar em vez de refrigeração mecânica. Quando a temperatura externa é menor que a interna, o sistema usa o ar frio de fora como fonte de resfriamento.
Dessa forma, reduz ou elimina o uso de sistemas de ar-condicionado, o que economiza energia e dinheiro.
O resfriamento líquido é outra opção de sistema de climatização econômico. Nesse método, um líquido, geralmente água, absorve o calor dos itens, como as CPUs de computadores, e o transfere para um radiador, que dissipa para o ambiente externo por meio de ventoinhas.
2. Uso de energias renováveis para abastecimento
O investimento em energias renováveis é outra solução para alcançar a eficiência energética em data centers. A geração de energia limpa é mais barata e menos poluente que as tradicionais.
Uma das alternativas para abastecer a central de dados é implementar um sistema de autogeração local ou remoto, como painéis fotovoltaicos, ou comprar energia renovável via Mercado Livre de Energia.
3. Otimização da distribuição da carga de trabalho
A expansão de um data center aumenta a demanda de energia. Para distribuir melhor a carga de trabalho, uma das principais estratégias é a virtualização do sistema por meio de máquinas virtuais.
Dessa forma, uma parte da estrutura computacional opera na nuvem, o que reduz o consumo de energia.
Outra técnica recomendada para centrais que processam um alto volume de dados é o balanceamento de carga. O método distribui a demanda de tráfego entre vários servidores, evita a sobrecarga dos equipamentos, acelera a performance e reduz a latência do sistema.
4. Reparos no isolamento térmico e melhorias no layout do data center
A distribuição dos equipamentos no espaço do data center é um detalhe que auxilia no bom desempenho das máquinas que comandam a rede.
O principal cuidado no layout é garantir áreas de passagem entre os computadores e servidores para circulação de pessoas, além de espaços de ‘respiro’ para a eliminação do calor.
Dessa forma, o sistema de refrigeração atua com mais eficiência, principalmente se a vedação das janelas e saídas de ventilação estiver bem-feita.
5. Automação e monitoramento do consumo energético
A automação é uma estratégia-chave para maximizar a eficiência energética em data centers. Com esse recurso, é possível configurar a ativação do modo de economia de energia dos equipamentos em momentos de baixo consumo, por exemplo.
Assim, os servidores mantêm o funcionamento, mas não exigem tantos recursos, o que ajuda a economizar sem perder a funcionalidade do sistema.
Assim, os servidores continuam a operar, mas com menor demanda energética, o que ajuda a economizar sem comprometer a funcionalidade do sistema.
Como maximizar a eficiência energética em servidores com a tecnologia?
As tecnologias ajudam a economizar energia e a implementar sistemas inteligentes, que geram insights valiosos para as estratégias de eficiência energética em data centers.
Atualmente, grande parte dos equipamentos tem configurações de baixo consumo energético, como os computadores, servidores e hardwares, para obter o máximo de desempenho com menos energia.
Outra tecnologia de destaque é a inteligência artificial. Por meio de recursos, como Machine Learning, é possível obter sugestões de melhoria para otimizar a gestão de energia nos data center.
O modelo da central de dados também impacta positivamente o consumo de energia. Os data centers modulares são portáteis e adaptáveis aos locais conforme a capacidade de dados necessária.
Já os data centers verdes têm um sistema de monitoramento contínuo e gerenciamento avançado de dados para consumir menos eletricidade, além de reciclar parte da energia que seria desperdiçada.
Como usar energia renovável em data centers?
O principal objetivo de alcançar a eficiência energética em data centers é utilizar menos recursos para manter a operação ativa e, assim, reduzir os gastos com a conta de luz no fim do mês.
Aliado às novas tecnologias, a adoção de práticas sustentáveis, como a energia renovável, é uma estratégia-chave para alcançar a economia desejada.
Quer ter acesso a fontes limpas para abastecer o data center da sua empresa? Conheça o Esfera Simplifica, a solução da Esfera Energia que orienta seu negócio na escolha da melhor energia com até 35% de economia.
Fale com um especialista e saiba como simplificar a compra e a gestão dos seus contratos de energia.