• Home
  • Categorias
    Voltar
    • Blog
    • Economizar em Casa
    • Fontes de Energia
    • Geração Distribuída
    • Gestão Empresarial
    • Inovação e Tecnologia
    • Mercado de Gás
    • Mercado Livre de Energia
    • Notícias
    • Sustentabilidade
  • Materiais gratuitos
  • Soluções
    Voltar
    • Estou no Mercado Livre de Energia
    • Não estou no Mercado Livre de Energia
    • Usinas Geradoras
    • Para minha Residência
  • Sobre nós
  • O Mercado Livre de Energia
Icone de casa

Pagina Inicial>Gestão Empresarial>Como economizar energia em shopping centers? 5 ações

A view of the sea
Gestão Empresarial

Como economizar energia em shopping centers? 5 ações

Redação10/02/20257 min de leitura
Compartilhe esse post:

As administradoras de grandes centros comerciais estão atentas à necessidade de criar operações mais sustentáveis e econômicas. Um dos desafios atuais é como economizar energia em shopping centers.

Afinal, quanto maior o espaço, maior o custo energético para manter a segurança, a climatização, a iluminação e os equipamentos funcionando.

Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), existem 639 shoppings no Brasil. Só a demanda de energia custa milhões por mês, o que torna a busca por eficiência energética ainda mais urgente.

Continue no artigo e entenda a importância da economia de energia, principais fontes de consumo, estratégia para reduzir os gastos, benefícios financeiros e ambientais das novas soluções, dicas e como a migração para o Mercado Livre de Energia pode ser uma solução certeira.

Boa leitura!

Qual a importância da economia de energia em shopping centers?

A energia elétrica é um dos maiores custos operacionais de shopping centers. Devido a esse fator, a economia energética é prioridade na gestão, pois pequenas mudanças geram reduções significativas nas despesas mensais.

O Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, passou a economizar R$ 5,5 milhões anuais na conta de luz após o investimento em energia solar que cobre toda a demanda energética da estrutura, além de evitar a emissão de 18 mil toneladas de CO2.

A implementação de estratégias para economizar energia em shoppings centers traz outros benefícios, como a adoção da sustentabilidade como valor corporativo, o que reforça a imagem do empreendimento.

O movimento em busca de soluções modernas para suprir as necessidades operacionais é resultado da ascensão do ESG, que engaja as empresas em boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Principais fontes de consumo de energia em shoppings

A infraestrutura dos shopping centers é complexa e demanda bastante energia elétrica. Afinal, são muitas horas de uso diário, quase ininterruptamente, todos os dias da semana.

A iluminação é a principal fonte de consumo. As áreas comuns de circulação e lojas precisam de luz para funcionar e atrair clientes com diferentes estratégias de visual merchandising. 

Outra demanda cara é a manutenção do sistema de climatização (AVAC) dos shoppings, que realiza aquecimento, ventilação e ar-condicionado, para que o ambiente seja confortável para os clientes, independentemente do clima externo.

Equipamentos que funcionam sem parar o dia todo, como portas automáticas, elevadores, escadas rolantes e geradores, aumentam a demanda energética.

Porém, existem soluções viáveis para economizar energia em shoppings centers e melhorar a sustentabilidade e o custo operacional.

Como economizar energia em shopping centers?

Para economizar energia em shoppings centers, os passos são: entender o perfil de consumo do estabelecimento, criar um sistema de iluminação eficiente, implementar equipamentos de climatização inteligente, montar um bom sistema de manutenção preventiva e usar fontes de energia renovável para reduzir os custos no abastecimento.

Confira a seguir como colocar em prática essas mudanças para gerar economia na conta de luz.

1. Entender o perfil de consumo do estabelecimento

Por serem grandes consumidores, os shopping centers compram energia conforme a demanda contratada da distribuidora. O cálculo errado e fora do perfil de consumo gera um custo alto desnecessário.

Dessa forma, para economizar, a gestão precisa conhecer o que mais afeta os gastos, traçar ações para eliminar desperdícios e, assim, contratar energia conforme o uso real.

2. Ter um sistema de iluminação eficiente

Mudanças simples no sistema de iluminação dos shopping centers ajudam a economizar energia. A substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED é eficiente, pois os produtos duram mais e gastam menos.

Incluir sensores de presença em áreas de baixa circulação também evita luzes acesas sem necessidade. Aproveitar a iluminação natural também é uma solução excelente para economizar e criar espaços agradáveis dentro do shopping.

3. Climatização inteligente

Uma boa climatização não precisa ser cara. O primeiro passo é avaliar o funcionamento do sistema atual, como estado dos equipamentos, necessidade de renovação e o gasto gerado para otimizar a infraestrutura.

As novas tecnologias ainda permitem a implementação de um sistema de automatização do controle de temperatura, que aumenta ou diminui conforme o fluxo de pessoas circulando no shopping.

4. Manutenção preventiva

Os shopping centers mais antigos devem passar por manutenções preventivas em todo sistema elétrico e de equipamentos para verificar o estado dos fios e pontos elétricos. São detalhes simples, mas que geram uma economia total significativa.

A troca de máquinas antigas por modelos novos e econômicos garantem a longevidade dos equipamentos e evitam manutenções corretivas caras.

5. Uso de energia solar e outras fontes renováveis

Uma das soluções mais utilizadas pelas administradoras para economizar energia em shoppings centers é investir em fontes de energia renovável. 

Alguns empreendimentos investem na autoprodução por meio de placas de energia solar no local ou na montagem de fazendas solares para serem independentes energeticamente.

Já outros shoppings optam pela migração para o Mercado Livre de Energia, no qual podem negociar a demanda, o preço e a forma de pagamento dos contratos com mais liberdade, além de priorizar acordos com fornecedores de energia limpa.

Quais os benefícios de investir na eficiência energética em shoppings?

As estratégias para economizar energia em shopping centers trazem diversos benefícios para a gestão financeira e ambiental dos empreendimentos. Confira as principais vantagens:

• redução de custos operacionais: diminuir os gastos com energia elétrica impacta positivamente as contas gerais. A mudança para o Mercado Livre, por exemplo, reduz a despesa em até 35%;

• gestão mais eficiente: controlar os gastos conforme a sazonalidade, fluxo de clientes e número de lojas melhora o monitoramento da demanda e, consequentemente, as compras de energia;

• aumento da sustentabilidade nos empreendimentos: o reconhecimento das boas práticas implementadas por meio de selos de sustentabilidade, como LEED e ISO 50001, reforça o compromisso e a imagem do negócio no mercado.

Para engajar os lojistas e funcionários nas metas de economia, crie programas de incentivo sobre a importância estratégica do consumo consciente de energia e o papel das tecnologias sustentáveis para shopping centers na otimização dos gastos. 

Migração para o Mercado Livre de Energia

Segundo a Abrasce, 92% dos shoppings brasileiros recorrem ao Mercado Livre de Energia para contratar a demanda necessária para o abastecimento das operações a um preço mais competitivo.

Além de conseguir preços melhores, as empresas escolhem os fornecedores com os quais desejam negociar e, assim, priorizam os geradores de energia limpa.

Veja os resultados da migração alcançados pela Sociedade Hípica Brasileira que, com a assessoria da Esfera Energia, economizou 40% no custo total de energia. Confira o case completo.

Quer aproveitar os benefícios do Mercado Livre de Energia para shopping centers? Fale com um espe10cialista Esfera!

Artigos relacionados

05/05/2025
Tempo de leitura8 minutos

Como economizar energia em padarias com o Mercado Livre?

O dia do brasileiro não começa antes de um pão com manteiga no café da manhã. Esse hábito explica a

14/04/2025
Tempo de leitura8 minutos

6 maneiras de economizar energia em prédios públicos

De olho na eficiência energética, o governo cria várias estratégias para economizar energia em prédios públicos.  Em 2021, por exemplo,

07/04/2025
Tempo de leitura7 minutos

5 dicas de economia de energia na pecuária e avicultura

A eficiência energética rural é um dos principais desafios para produtores e gestores que buscam empreendimentos viáveis tanto do ponto

Institucional

  • Home
  • Sobre Nós
  • Parceria
  • Carreira
  • Fale Conosco

Soluções

  • Esfera Resolve
  • Esfera Simplifica
  • Para Geradores

Fique por Dentro

  • Blog
  • Política de Privacidade

© 2025 Esfera Energia. All rights reserved.