O plástico é um produto essencial em diversos setores, como construção civil, alimentos, bebidas, automóveis, autopeças, eletrônicos e embalagens. Uma grande demanda significa uma grande produção e, consequentemente, muitos gastos. Nesse cenário, dá para pensar em economizar energia na indústria de plástico?
A resposta é sim! Afinal, a indústria é um dos ramos que mais consome energia elétrica no país. Portanto, as empresas buscam otimizar seus perfis de consumo energético.
A indústria do plástico produziu 7,04 milhões de toneladas em 2023, das quais 1,1 milhão foi de resinas plásticas recicladas, segundo o relatório ‘As Indústrias de Transformação e Reciclagem de Plástico no Brasil – Perfil 2023’ da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), publicado em 2024.
Quanto mais otimizado for o processo produtivo, maior a competitividade frente ao mercado e a sustentabilidade operacional, se os processos implementados incluírem o uso de energia limpa, por exemplo.
Continue no artigo e aprenda dicas de eficiência energética na indústria de plástico e os benefícios de investir em boas práticas.
Boa leitura!
6 dicas para economizar energia na indústria de plástico
O planejamento de estratégias para economizar energia na indústria de plástico é a chave para obter todos os benefícios de reduzir os gastos na conta de luz. Confira dicas do que fazer para uma redução de custos eficiente.
1. Substituição de equipamentos antigos
Uma inspeção na infraestrutura atual é o primeiro passo para economizar energia na indústria de plástico porque identifica equipamentos obsoletos, pouco eficientes e com alto consumo.
Dessa forma, é possível planejar os investimentos para substituir esses itens por outros mais modernos e eficientes energeticamente.
Analise o gasto individual com a ajuda de sensores e compare com a previsão de economia do modelo novo, para saber o custo-benefício de cada troca.
2. Manutenção preventiva
A necessidade de troca depende de uma avaliação prévia. Dessa forma, a manutenção preventiva é um procedimento indispensável para obter o máximo de desempenho dos equipamentos em longo prazo.
O ideal é seguir a recomendação do fabricante em relação à análise dos componentes, lubrificação de peças e substituição. Esses procedimentos ajudam não só no objetivo de economizar energia na indústria de plástico, mas também evitam manutenções corretivas caras.
3. Automação e monitoramento das máquinas
A automação das máquinas utilizadas na cadeia de produção do plástico é outra dica para integrar e monitorar os equipamentos por meio de sistemas computadorizados, como o Controlador Lógico Programável (CLP), que programa as instruções de produção.
As tecnologias de IoT (Internet das Coisas) são outras ferramentas que auxiliam na otimização do consumo elétrico. Dispositivos e sensores podem se conectar às máquinas para melhorar a eficiência energética e a produtividade dos processos industriais.
4. Aproveitamento de calor residual
O calor residual dos equipamentos não é só um efeito colateral desagradável que influencia a qualidade do ambiente de trabalho.
Em vez de dissipar a energia térmica para o meio externo, é possível reaproveitá-la com a ajuda de um condensador no sistema de refrigeração.
Essa peça, integrada a um trocador de calor, permite o uso da energia residual para aquecimento, resfriamento ou geração de eletricidade.
5. Implementação de iluminação LED
A troca de lâmpadas é mais eficiente para economizar energia na indústria de plástico do que se imagina.
Grandes complexos industriais necessitam de iluminação permanente. Dessa forma, utilizar modelos de lâmpadas econômicas, como as de LED, é a melhor estratégia, já que essas opções gastam menos e duram mais.
Os sensores de presença também são equipamentos que evitam o desperdício, principalmente em locais de passagem.
6. Uso de fontes renováveis de energia
A autoprodução de energia é outra alternativa eficiente para economizar energia na indústria de plástico. Os painéis solares são a fonte renovável mais fácil de implementar, pois podem ser instalados tanto no teto quanto em áreas planas dentro do terreno da fábrica.
Outra opção é a cogeração qualificada. Ou seja, gerar energia em conjunto com outra empresa. Assim, é possível dividir o investimento e aumentar a capacidade de geração para abastecer as duas operações.
Como investir em fontes renováveis no setor plástico?
Além da autoprodução, seja de forma independente ou em cogeração, outra possibilidade para usar fontes renováveis no setor de plástico, sem grandes investimentos, é a migração para o Mercado Livre de Energia.
O Ambiente de Contratação Livre (ACL), outro nome do mercado, permite que empresas e fornecedores negociem diretamente os detalhes do contrato de fornecimento de energia.
Dessa forma, o tipo de energia, preço, período de abastecimento, volume e forma de pagamento são definidos conforme o acordo firmado para atender a demanda da fábrica.
Contar com o apoio de uma empresa especializada em gestão no Mercado Livre é uma estratégia eficaz para a mudança de mercado, pois ajuda a garantir o cumprimento de todas as regras importantes.
Quais são os benefícios da redução de custos em fábricas de plástico?
Os investimentos em economia de energia na indústria de plástico, especialmente a adoção de fontes energéticas limpas, geram benefícios estratégicos, como:
- ampliar a eficiência energética da fábrica;
- reduzir custos operacionais para a transformação do plástico;
- contribuir para a conquista de metas de sustentabilidade;
- reduzir a pegada de carbono da empresa;
- modernizar a infraestrutura de operação;
- melhorar a produtividade da equipe com equipamentos mais eficientes;
- contribuir para um fluxo de caixa eficiente e uma gestão de custos otimizada.
As melhorias para economizar energia na indústria de plástico funcionam de forma integrada. Ou seja, um processo otimizado fortalece o outro, o que garante o bom desempenho na totalidade.
Melhore a eficiência energética na indústria de plástico
Gostou das dicas para economizar energia na indústria de plástico? Garanta a eficiência energética da sua empresa com a migração para o Mercado Livre.
A Esfera Energia conta com uma equipe de especialistas em eficiência no consumo de energia que orienta o seu negócio desde o processo de migração até o fechamento de contratos estratégicos.
Além disso, você recebe orientações para escolher a melhor energia e, assim, obter até 35% de economia na conta de luz.
Conheça o Esfera Simplifica e fale com um especialista para saber como começar!