Anualmente, 400 milhões de toneladas de plástico circulam ao redor do mundo, segundo o estudo ‘Plastic pollution: Pathways to net zero’ do antigo banco Credit Suisse (atualmente UBS). Entregar uma produção nessas proporções exige altos investimentos — não à toa, os fabricantes se empenham em aprender como economizar energia na indústria de plástico.
No Brasil, a eficiência energética no setor plástico é uma realidade alcançável com a adoção de boas práticas internas e o suporte de um mercado dedicado a grandes consumidores.
Dessa forma, os responsáveis pela operação têm estratégias acionáveis e fáceis de implementar, além de encontrarem assessoria especializada para otimizar os processos de gestão de energia na indústria.
Continue a leitura do artigo e entenda os motivos pelos quais o consumo de energia na indústria de transformação do plástico é caro, conheça práticas econômicas, as vantagens de economizar energia na indústria de plástico e como o Mercado Livre de Energia auxilia nesse processo.
Boa leitura!
Por que o consumo de energia na indústria de transformação do plástico é alto?
O consumo de energia na indústria de transformação do plástico é elevado porque os processos de fabricação e reciclagem demandam muita eletricidade.
Uma pesquisa realizada em uma fábrica de produção de embalagens recicladas, no Piauí, concluiu que as etapas de lavagem, secagem, aglutinação e extrusão do plástico são responsáveis por mais de 60% do gasto de energia elétrica.
Mesmo assim, a reciclagem mecânica compensa pelo valor social da atividade, pela diminuição do desperdício de matéria-prima e pela existência de soluções eficientes para alcançar eficiência energética no setor plástico.
O descarte nos rios e oceanos prejudica o meio ambiente. Por isso, o reaproveitamento do material é uma etapa fundamental na cadeia produtiva.
Por ano, 1,3 milhão de toneladas de resíduos plásticos chegam à costa do Brasil, segundo o relatório ‘Fragmentos da Destruição: impacto do plástico à biodiversidade marinha brasileira’, da ONG Oceana.
Dessa forma, é fundamental que as empresas saibam como economizar energia na indústria de plástico, para identificar as etapas mais onerosas, avaliar o maquinário e monitorar o consumo energético por máquina injetora com a ajuda de sensores.
Como economizar energia na indústria de plástico?
O processo por si só é caro, mas não significa que seja impossível economizar energia na indústria de plástico. Veja cinco maneiras de reduzir os gastos com eletricidade, sem comprometer a produtividade.
1. Substituir motores por modelos de alto rendimento
A primeira dica para economizar energia na indústria de plástico é avaliar os motores de todas as máquinas do ciclo de produção.
Com a ajuda de sensores de monitoramento de energia, verifique o consumo dos equipamentos. Para fazer uma análise precisa, utilize softwares que cruzam e interpretam os dados.
Esse tipo de automação industrial é simples e acelera as tomadas de decisão. Assim, é possível montar um ranking de gastos por motor e substituir os mais onerosos por modelos atuais de alto rendimento.
2. Reaproveitar o calor entre processos
Sabe o calor dissipado pelas máquinas? Não é apenas um resíduo desagradável que a ventilação remove do ambiente. O reaproveitamento é uma maneira eficiente que auxilia a entender como economizar energia na indústria de plástico.
O reaproveitamento de calor residual é uma técnica que capta e reutiliza o insumo em outros processos industriais. As principais técnicas utilizadas são:
- troca de calor: com o auxílio de trocadores de calor, é possível transferir o excesso do resíduo de um fluido para outro, como de um gás quente para água;
- termocompressão: eleva a pressão de vapor de um local de baixa pressão com o excesso de outro.
Além de reduzir os custos com fontes externas de aquecimento, o reaproveitamento utiliza ao máximo a energia gasta nas etapas de fabricação do plástico, o que contribui para a eficiência energética.
3. Implementar automação e controle inteligente de máquinas
A tecnologia é uma aliada para aprender como economizar energia na indústria de plástico e evitar desperdícios nos processos operacionais.
Uma das soluções mais eficientes é investir na automação e controle inteligente de máquinas. O mesmo software que ajuda a avaliar os motores analisa outros fatores de desempenho e integra os fluxos de trabalho.
Dessa forma, cada etapa da fabricação ou reciclagem de plástico tem uma análise automatizada, que gera dados comparativos e guia as melhorias.
4. Realizar manutenções preditivas
A manutenção preditiva é uma estratégia de gestão de maquinário na indústria que, em vez de corrigir falhas, antecipa possíveis problemas e realiza ações para evitá-los.
Os critérios de manutenção definidos pelos fabricantes ajudam a equipe a planejar trocas, lubrificações e a identificar avarias inesperadas nas peças.
Assim, é possível evitar paralisações na produção, que são tão onerosas quanto o gasto energético.
5. Aproveitar a iluminação natural e uso de LED
Os galpões das fábricas geralmente têm um teto alto e escuro, o que facilita a circulação de ar. No entanto, para economizar energia na indústria de plástico, é fundamental contar com janelas amplas que permitam a entrada de luz natural.
À noite, em vez de lâmpadas quentes ou fluorescentes, instale equipamentos com iluminação LED.
Esse tipo de lâmpada é não só mais econômica (de 30% a 80%), como também mais durável (em média, 25 mil horas de uso), o que reduz os custos com trocas frequentes.
Quais são as vantagens de economizar energia na indústria de plástico?
As principais vantagens de economizar energia na indústria de plástico são:
- redução de custos operacionais: as análises detalhadas permitem realizar atualizações econômicas e eficientes para aproveitar melhor a demanda contratada;
- sustentabilidade e imagem de marca: o uso consciente da energia e o reaproveitamento de resíduos evitam impactos ambientais, o que fortalece a imagem da empresa;
- cumprimento de metas de ESG: a sustentabilidade é parte essencial do ESG, que estimula boas práticas ambientais, sociais e de governança, o que conecta público externo e interno à marca;
- maior competitividade no setor: economizar reduz o custo de produção, o que permite oferecer preços mais competitivos no mercado.
Mercado Livre de Energia = eficiência energética no setor plástico
O Mercado Livre de Energia é um ambiente de compra e venda em que as partes envolvidas negociam livremente todos os detalhes comerciais.
Esse ambiente de contratação está disponível para grandes consumidores, especificamente os que fazem parte do Grupo A (média e alta tensão).
A migração, além de facilitar a contratação de energia mais barata, aproxima as empresas dos geradores de energia renovável.
Utilizar fontes limpas é uma forma não apenas de economizar, mas também de reduzir a pegada de carbono da empresa.
Conheça as soluções da Esfera Energia
Os custos operacionais diminuem à medida que a imagem da marca se fortalece com os benefícios das práticas que mostram como economizar energia na indústria de plástico.
Deseja ir além e alcançar uma economia de até 35% na conta de luz da sua empresa? A Esfera Energia tem duas soluções para apoiar sua operação:
- Esfera Simplifica: ideal para empresas que desejam apenas reduzir a despesa com energia elétrica no Mercado Livre, sem se envolver com burocracias ou riscos do mercado;
- Esfera Resolve: voltado para grandes empresas que necessitam de suporte e acompanhamento personalizado de uma equipe especializada em gestão inteligente de energia.
Fale com um especialista e conheça a solução ideal para economizar energia na indústria de plástico!