Em 2024, o Brasileirão, principal campeonato de futebol do país, atraiu mais de 9,6 milhões de torcedores para as arquibancadas, segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Imagine a quantidade de energia necessária para manter os campos esportivos em funcionamento! Não é à toa que os administradores estudam como economizar energia elétrica em estádios e arenas.
O abastecimento energético é um detalhe fundamental da infraestrutura. Afinal, sem energia, a iluminação, o controle de entrada, os painéis e equipamentos de transmissão, entre outros recursos, não funcionam.
Nesse caso, a melhor solução é priorizar o uso inteligente dos itens que precisam de energia para não só poupar, mas também evitar o desperdício.
Precisa de ideias de redução de custos com energia em arenas e estádios? Você clicou no artigo certo!
Conheça as principais fontes de consumo, estratégias de economia e vantagens de otimizar o abastecimento de energia elétrica.
Boa leitura!
Eficiência energética em eventos esportivos: quais as principais fontes de consumo?
Quanto maior o estádio, maior o consumo energético em grandes eventos esportivos. Além da infraestrutura local, as arenas atendem à demanda de energia dos veículos de imprensa que transmitem as partidas.
O alto gasto impacta diretamente os custos operacionais, o que leva os administradores a buscar soluções para economizar, sem perder a eficiência.
A iluminação do campo, arquibancadas, corredores e arredores dos estádios é uma das maiores fontes de consumo de eletricidade nos estádios, tanto em jogos quanto em shows.
Os refletores são os equipamentos que mais demandam energia. Em muitas arenas esportivas, a estrutura e as lâmpadas não são as mais econômicas, o que contribui para o alto gasto.
A climatização das áreas privadas, como camarotes, cabines de imprensa e vestiários, também exige muita energia elétrica. Afinal, são ares-condicionados, máquinas de refrigeração e toda estrutura de ventilação ativas por várias horas para garantir o conforto dos frequentadores.
A estrutura de transmissão da imprensa, sistema de som e os telões do estádio também consomem grandes quantidades de energia, pois muitos equipamentos não contam com eficiência energética. Como resultado, exigem uma alta carga da infraestrutura local.
Por fim, os espaços de lazer dos estádios também são uma das principais fontes de consumo. Os equipamentos de bares, restaurantes e áreas de serviço funcionam constantemente e exigem uma estrutura elétrica bem planejada.
A quantidade de recursos que depende de energia para funcionar impressiona. Tanto que aprender como economizar energia elétrica em estádios e arenas é um dos objetivos atuais dos gestores desses espaços.
Como economizar energia elétrica em estádios e arenas?
Agora que você conhece os desafios, o próximo passo é buscar soluções para reduzir o consumo. Confira a seguir as estratégias para economizar energia elétrica em estádios e arenas.
1. Usar iluminação LED e sensores de presença
Como a iluminação é uma das principais fontes de consumo de eletricidade, a troca dos equipamentos é fundamental para economizar energia elétrica em estádios e arenas.
Os refletores de LED são os mais indicados. Além de mais econômicos, a capacidade e eficiência de iluminação é melhor.
Um exemplo de sucesso é o projeto luminotécnico do Estádio Banpará-Baenão, no Pará. A troca das lâmpadas dos 96 refletores a vapor metálico por modelos de LED reduziu a potência de 144.000 watts para 76.800 watts.
Apesar da diminuição no consumo, o nível de iluminação aumentou de 450 para 903 LUX’s (unidade de medida de intensidade luminosa por área), o que significa que a nova planta energética ilumina o dobro e gasta 40% menos potência.
2. Implementar fontes de energia renovável
A instalação de fontes renováveis, como a solar, é outra estratégia eficiente para economizar energia elétrica em estádios e arenas. A autoprodução se destaca como uma solução valiosa, principalmente em regiões com alta incidência solar.
Além da geração no local, é possível comprar energia limpa de outras fontes, como energia eólica, por meio do Mercado Livre de Energia, um ambiente de contratação exclusivo e mais barato para grandes consumidores — a economia chega a até 35%!
3. Instalar sistemas de automação para controle da climatização e iluminação
Um sistema de abastecimento limpo e sustentável ajuda a economizar energia elétrica em estádios e arenas. Porém, o uso inteligente dos recursos internos é fundamental para otimizar o consumo.
A automação dos sistemas de climatização e iluminação garante não só a redução dos gastos de energia, mas também facilita o trabalho dos responsáveis por ativar e controlar os equipamentos. Dá para ligar e desligar tudo de forma remota com a ajuda de um celular ou tablet.
4. Atualizar a infraestrutura elétrica e o isolamento térmico
Um detalhe fundamental para economizar energia elétrica em estádios e arenas é avaliar o estado atual da infraestrutura elétrica e de isolamento térmico para evitar desperdícios.
Manter cabos elétricos, disjuntores e transformadores em boas condições, além de posicionar corretamente o centro de carga e, se necessário, instalar uma subestação de energia, contribui para a redução de gastos.
Logo, a integração adequada desses componentes ajuda a diminuir o consumo energético.
5. Otimizar os horários de uso dos equipamentos
Com a automação, é possível otimizar os horários de uso dos equipamentos e, assim, economizar energia elétrica em estádios e arenas.
O desperdício é um vilão da economia. Portanto, programar quando cada equipamento precisa funcionar e ativar o modo stand-by nas pausas de uso, ajuda a enxugar os gastos mensais e ainda incentiva o consumo consciente.
Quais os benefícios da redução de custos com energia em arenas?
Os benefícios da redução de custos com energia em arenas e estádios vão além do impacto financeiro. Boas práticas também impulsionam a adoção de processos mais sustentáveis. Confira as vantagens de criar um projeto de eficiência energética.
- Energia mais barata: reduzir a demanda, autoproduzir ou comprar energia mais barata no Mercado Livre diminui significativamente o valor da conta de luz.
- Segurança energética: criar um projeto de eficiência energética possibilita desenvolver formas seguras de garantir a disponibilidade de energia, sem interrupções.
- Redução das emissões de gases de efeito estufa: usar energia limpa e enxugar o consumo reduz a pegada de carbono de estádios e arenas.
- Gerenciamento de risco: avaliar o desempenho energético ajuda a elaborar estratégias para mitigar os riscos de pane elétrica e desabastecimento.
- Conforto térmico: luzes de LED operam em temperaturas mais baixas do que as lâmpadas convencionais, o que reduz o risco de acidentes e incêndio.
- Compensação do consumo com energia renovável: integrar fontes de energia renováveis, como painéis solares, diminui a dependência da energia elétrica convencional.
Leia também: Fontes renováveis de energia: 7 tipos e o uso no Brasil
Qual a importância da iluminação sustentável para estádios?
Os grandes estádios e arenas dependem de um bom planejamento energético para modernizar o consumo de energia. Afinal, todas as melhorias exigem investimentos financeiros.
A principal meta do plano é incentivar o uso consciente e sustentável de energia e reduzir os custos.
Para alcançar esses resultados, os gestores precisam buscar ofertas de energia mais vantajosas e econômicas no mercado, além de conhecer as fontes com menor impacto ambiental na geração, a fim de atender à demanda interna.
O trabalho conjunto dos setores de operação, finanças e energia ajuda a alinhar os objetivos desejados e as soluções viáveis para alcançá-los.
Simplifique a economia de energia!
Gostou das estratégias para economizar energia elétrica em estádios e arenas? Quer colocar as ações em prática? Comece com a migração para o Mercado Livre de Energia.
Além de comprar energia mais barata, você negocia os termos dos contratos com mais liberdade e pode, inclusive, fechar negócio somente com fornecedores de energia limpa.
Conheça o Esfera Simplifica e descubra como a Esfera Energia ajuda na busca pela melhor energia e a economizar até 35% na conta de luz! Fala com um especialista hoje mesmo!