O desempenho e o crescimento das empresas no mercado são influenciados por diversos fatores externos que afetam o volume de pedidos, os investimentos, a disponibilidade de matéria-prima, entre outros. Para proteger as operações e ter um plano de resposta consistente, os gestores realizam a análise PESTEL.
Essa metodologia avalia como os elementos externos afetam o andamento do negócio , Assim, direciona a criação de planos de ação para que imprevistos não causem um impacto grande.
Um exemplo recente é a pandemia da covid-19. Em 2020, o mundo foi afetado pela doença, que abalou não só o sistema de saúde, mas toda estrutura econômica e social dos países, exigindo adaptações para as quais muitas empresas não tinham planejamento.
Porém, existem outras mudanças pelas quais as empresas podem passar que permitem a criação de estratégias acionáveis conforme previsões de mercado se confirmam, permitindo que a gestão responda com rapidez e eficiência.
Quer entender o que é e os fatores avaliados na análise PESTEL? Continue no artigo e saiba também quando aplicar a ferramenta, passo a passo da análise, diferenças da matriz SWOT, benefícios e mais.
Boa leitura!
O que é análise PESTEL e para que serve?
A análise PESTEL é uma metodologia que avalia seis fatores externos que podem influenciar as operações de uma empresa: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal. O estudo serve para entender melhor o ambiente no qual o negócio opera, legislações e tendências técnicas e sociais.
O acrônimo é formado pelas iniciais das palavras em inglês Political, Economic, Social, Technological, Environmental e Legal. A estrutura da análise ajuda os gestores e donos de negócios no processo de tomada de decisão.
Isso porque, com a avaliação, as empresas visualizam as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta no momento e estabelece um posicionamento de enfrentamento a cada fator.
O objetivo não é controlar tudo, afinal, existem fatores, como questões políticas e econômicas, que a empresa não tem influência. Porém, acompanhar o andamento desses ambientes é uma maneira de aproveitar as oportunidades para crescer.
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Quais são os 6 fatores avaliados na análise PESTEL?
Os fatores avaliados na análise PESTEL são: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal. Entenda as características e o que é avaliado em cada um.
1. Político
O ambiente político e governamental do país é o primeiro fator da análise PESTEL. As legislações e obrigações definidas pelas instâncias municipais, estaduais e federais podem impactar o funcionamento dos negócios e exigir adaptações.
Por isso, é fundamental acompanhar o noticiário e as publicações oficiais para avaliar se a empresa será impactada, em que intensidade e o que fazer para se ajustar/enfrentar o novo cenário. Os principais temas políticos são:
- ajustes nas leis de proteção ao consumidor;
- atualizações nas leis trabalhistas;
- estabilidade do regime político;
- mudanças na legislação tributária, comercial ou tarifária;
- regulamentação antitruste (diretrizes para acordos entre empresas), entre outros.
2. Econômico
Os fatores micro e macroeconômicos estão relacionados às condições econômicas do setor do qual a empresa faz parte e dos aspectos gerais do país, respectivamente.
É importante entender esses cenários, pois eles influenciam o poder de compra, procura por serviços e produtos, condições de financiamentos e até nos custos operacionais. Os elementos analisados são:
- aspectos fiscais (inflação, produto interno bruto (PIB), taxas de juros);
- condições de oferta e demanda do segmento;
- regulamentos e restrições de moedas estrangeiras;
- renda média dos consumidores;
- taxa de crescimento da economia;
- taxas de desemprego, entre outras.
3. Social
Os fatores sociais afetam o andamento e o crescimento do mercado do qual a empresa faz parte, além das preferências de consumo das pessoas.
Por isso, entender as mudanças nos gostos dos consumidores e acompanhar o surgimento de tendências, orienta as ações para adaptar os produtos ou serviços, utilizando técnicas de marketing personalizadas. Alguns dados analisados são:
- benefícios do mercado de trabalho;
- crenças e valores sociais;
- dados da população (crescimento, gênero, idade);
- novas escolhas de estilo de vida;
- surgimento de tendências profissionais;
- tabus e valores individuais, entre outros.
4. Tecnológico
O desenvolvimento tecnológico é um fator externo crucial, pois a inserção de novas tecnologias acelera a transformação digital nas empresas, modernizando os processos e aumentando a eficiência e competitividade.
Além dos recursos de automação, outras soluções avançadas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, robótica, ajudam a identificar pontos de melhoria nas operações e criar serviços/produtos que atendam a demanda atual do mercado. O estudo analisa:
- demandas da lei de proteção geral de dados (LGPD);
- diretrizes de autoria e propriedade intelectual;
- disponibilidade de internet;
- investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e comunicação;
- regras de transferência de tecnologia;
- taxa de digitalização das empresas, entre outros.
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5. Ambiental
As questões ambientais são outros fatores que demandam atenção das empresas, uma vez que suas atividades operacionais e de distribuição consomem insumos e matérias-primas que refletem no meio ambiente e na sociedade.
Existem empresas que precisam cumprir requisitos legais quanto à gestão de resíduos, por exemplo, e obter licenças ambientais para realizar projetos dentro dos padrões da lei. Alguns pontos analisados são:
- criação de processos sustentáveis;
- cumprimento das regulamentações e leis do setor;
- expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade do produto/serviço;
- levantamento de riscos ambientais da operação;
- práticas de responsabilidade social corporativa, entre outros.
6. Legal
As empresas formalizadas precisam atender aos dispositivos legais e regulamentares dos órgãos oficiais que fiscalizam os direitos dos trabalhadores, consumidores, fiscais, entre outros mecanismos de controle.
A conformidade com as legislações do país evita riscos, como multas, processos trabalhistas, paralisações das atividades etc. Por isso, é imprescindível:
- acompanhar o recolhimento de impostos (mensais e anuais);
- adotar regras de segurança no trabalho;
- assegurar a originalidade das ideias e garantir o direito intelectual;
- atualizar o time sobre os direitos do consumidor, entre outros.
Em que momentos realizar a análise?
A análise PESTEL pode ser realizada em momentos diferentes e determinantes para conhecer as oportunidades e ameaças dos fatores externos relacionadas a um projeto ou mudança estrutural, por exemplo. Os principais ocasiões são:
- anualmente, para avaliar o desempenho do ano anterior;
- na fase de planejamento para criação de um novo serviço ou produto;
- quando a empresa registra diminuição significativa das receitas;
- em momentos cruciais do país, como eleições e votações para alterações em leis;
- quando o modelo de negócio muda.
Os pontos acima ilustram momentos nos quais o negócio e o ambiente externo se alteram, o que gera mudanças e, consequentemente, adaptações para que o desempenho da empresa seja positivo.
Logo, os gestores identificam barreiras e oportunidades, assim como estratégias para gerar desejo pelo produto com antecedência, definindo a melhor formas de superar ou aproveitar as condições a favor do negócio.
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Como fazer a análise PESTEL?
Agora que conhece a estrutura da análise PESTEL, é importante aprender como conduzir o processo de avaliação. Confira o passo a passo a seguir:
1. Reunir a equipe para a colheita de dados
O primeiro passo da análise PESTEL é formar uma equipe multidisciplinar para coletar os dados relativos a cada fator da metodologia.
Os relatórios de desempenho oficiais dos principais órgãos reguladores, indicadores internos, estudos de mercado, informações de empresas de consultorias podem compor a base de dados.
2. Destacar os critérios mais relevantes
Ao avaliar as oportunidades e ameaças em cada fator da análise PESTEL, alguns dados podem se destacar, apontando os critérios que mais influenciam o negócio.
Por exemplo, o momento econômico do país pode mudar o comportamento de compra dentro do nicho da empresa, gerando demanda por uma solução barata. Assim, destaque os critérios mais relevantes em cada fator.
3. Discutir o impacto de cada descoberta
O terceiro passo é fazer um brainstorming com a equipe para discutir o impacto de cada descoberta. Ou seja, detalhar os possíveis efeitos diretos na performance do negócio, operações e no posicionamento de mercado.
Crie uma escala, por exemplo, de 1 a 5, para classificar o grau de relevância de cada critério da lista de pontos relevantes para guiar a análise.
4. Identificar os cruzamentos entre os fatores
Um fator não tem um efeito isolado. Ele pode se associar a outros e gerar um efeito maior ou menor, dependendo da interação.
Por exemplo, as alterações recentes nas leis trabalhistas brasileiras impactaram econômica, legal e socialmente as empresas. Os ajustes para cumprir e realinhar os custos financeiros representam um desafio que exige atenção e planejamento.
5. Entender as oportunidades e ameaças dos cenários
Além das oportunidades e ameaças relacionadas aos principais critérios levantados, outra estratégia é analisar lacunas não exploradas no mercado, tecnologia inovadoras em ascensão e tendências que estão surgindo para avaliar o potencial.
A atenção aos detalhes é crucial para encontrar diferenciais únicos para a empresa, aumentando a vantagem competitiva.
6. Montar um relatório da análise
Para finalizar a análise PESTEL, monte um relatório para documentar as conclusões sobre cada fator, suas conexões, oportunidades e ameaças e recomendações.
Assim, a equipe pode definir os planos de ação para explorar as oportunidades e mitigar os riscos das ameaças, cobrindo todos os fatores importantes para o sucesso do negócio.
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Qual a diferença entre SWOT e PESTEL?
A principal diferença entre a análise SWOT e PESTEL é que a primeira avalia fatores internos e externos (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), enquanto a segunda foca nos critérios externos do mercado de atuação e sua repercussão nas estratégias do negócio.
Outro aspecto que diferencia as duas análises é que a PESTEL coloca o olhar dos gestores no futuro. Ou seja, ao identificar uma tendência ou se atualizar de uma mudança na legislação, começa o planejamento para a empresa se adaptar ao novo contexto.
Já a ferramenta SWOT analisa em curto prazo o que as condições atuais do mercado e da empresa podem trazer de benefícios ou prejuízos. Por isso, a análise é utilizada na criação do planejamento estratégico anual, realizado a cada novo ciclo calendário de operação.
Vale destacar ainda que na análise PESTEL, as empresas avaliam fatores sobre os quais não têm controle direto, como política e economia. Assim, o estudo proporciona uma visão abrangente sobre a ação das forças externas.
A metodologia SWOT, por outro lado, prioriza os requisitos internos que a empresa pode identificar, medir e definir como serão abordados para aproveitar ao máximo as oportunidades e forças do seu produto ou serviço.
🚨Atenção: apesar de diferentes, as análises são complementares. Portanto, utilizá-las em conjunto amplia a visão do mercado e do negócio, assim como a qualidade das estratégicas.
Quais são os benefícios da análise PESTEL?
O passo a passo é longo e exige dedicação da equipe para reunir e analisar muitas informações importantes para o negócio. Porém, o retorno obtido é essencial para o desenvolvimento da empresa. Confira os principais benefícios:
- ter um olhar abrangente do ambiente externo no qual empresa opera;
- apontar oportunidades e ameaças ao desenvolvimento do negócio;
- antecipar ajustes regulatórios e tendências para aumentar as vantagens competitivas;
- melhorar a qualidade e precisão das tomadas de decisão;
- adaptar a empresa às novas demandas e tendências, consolidando o destaque no mercado.
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Análise PESTEL de uma empresa: exemplo prático
Segundo uma pesquisa do laboratório Genera, 51% dos brasileiros podem desenvolver intolerância à lactose. O estudo analisou mais de 200 mil DNAs de pessoas das cinco regiões do Brasil.
Para as empresas do setor de alimentos, como as de produção de insumo para panificação e laticínios, o dado traz a oportunidade de criar uma nova linha de produtos sem lactose para atender a demanda e aumentar os lucros.
A análise PASTEL ajuda a definir estratégias, objetivos e os planos de ação para aproveitar ao máximo o novo nicho, colocando produtos inovadores e com qualidade superior no mercado.
Com a metodologia, as empresas compreendem como podem crescer no ambiente de negócio do qual fazem parte, aproveitando oportunidades e se prevenindo de prejuízos.
Obtenha melhores resultados ambientais e econômicos
Os fatores econômicos e ambientais da análise PESTEL reforçam como é fundamental a busca por saúde financeira e sustentabilidade nas empresas.
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