Quando as empresas precisam analisar o comportamento dos custos operacionais e do lucro conforme a variação no volume de produção, entra em ação uma ferramenta estratégica: a análise de custo-volume-lucro, ou CVL.
Dessa forma, avaliam com precisão o que acontece com os custos quando o nível de atividade varia, tanto para mais quanto para menos.
O resultado da análise é fundamental para que o negócio mantenha uma gestão eficiente com os custos sob controle, além de criar ações para enfrentar a competitividade no seu mercado e outros fatores externos.
Por isso, uma ferramenta que utiliza uma metodologia clara e objetiva ajuda bastante nas tomadas de decisão e na gestão de custos.
Continue no artigo até o final e entenda o que é, como calcular e qual a importância da análise custo-volume-lucro para a organização dos gastos operacionais.
Boa leitura!
O que é análise custo-volume-lucro?
A análise de custo-volume-lucro (CVL) é uma ferramenta de gestão que examina como as receitas, custos e o lucro das operações se comportam mediante alterações no nível de produção, no valor de venda, no custo variável por unidade ou nos custos fixos do produto.
Por meio da análise CVL, as empresas tomam decisões baseadas em informações precisas sobre a operação, o que possibilita priorizar determinada linha de produtos, definir preços competitivos e criar ações de marketing estratégicas.
Além disso, é a melhor ferramenta para ajudar os gestores a identificar o potencial de lucro que a empresa pode alcançar.
A equipe de gestão estratégica de custos (GEC) e a gestão financeira precisam de informações confiáveis sobre gastos e lucros para ajustar a produção conforme necessário.
A incerteza em relação às vendas é um gargalo que os gestores precisam contornar. Com a análise custo-volume-lucro, fica mais fácil para eles analisarem os impactos que um volume maior ou menor de vendas causa na lucratividade.
Como calcular custo-volume-lucro?
O cálculo do custo-volume-lucro não é feito por meio de uma fórmula única. A análise envolve diversos indicadores avaliados em conjunto para gerar uma conclusão sobre a situação da operação. Os principais componentes são:
- margem de contribuição;
- alavancagem operacional;
- margem de segurança;
- ponto de equilíbrio;
- ponto de fechamento.
Explicamos a seguir o que é, para que serve e como calcular cada indicador que compõe a análise CVL:
1. Margem de contribuição
A margem de contribuição é o valor obtido com a venda de uma unidade do produto, após descontar os custos e as despesas variáveis. O resultado mostra o valor que contribui com o pagamento das despesas fixas e com o lucro.
A fórmula para cálculo é:
- Margem de contribuição = (Margem de contribuição unitária ÷ Preço de venda) x 100
2. Alavancagem operacional
A alavancagem operacional é a possibilidade de crescimento do lucro total, baseado no aumento da quantidade produzida e vendida, visando à potencialização do uso dos custos e despesas fixas.
A alavancagem está associada à margem de contribuição, pois os custos e despesas variáveis impactam o preço unitário, assim como os gastos e despesas fixas. A alavancagem operacional é calculada da seguinte forma:
- Alavancagem operacional = % de acréscimo no lucro ÷ % de acréscimo no volume de vendas.
3. Margem de segurança
A margem de segurança é o indicador que mostra o volume de vendas que ultrapassa as vendas projetadas no ponto de equilíbrio. Ou seja, dá uma margem precisa de quanto as vendas podem cair antes de gerar prejuízos.
Quanto mais distante do ponto de equilíbrio o volume de vendas estiver, maior será a margem de segurança da operação. O cálculo é feito da seguinte forma:
- Margem de segurança = Vendas reais (ou orçadas) totais – Vendas no ponto de equilíbrio
4. Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o indicador no qual a receita de vendas supera todos os custos de operação e de venda do produto, mas sem gerar lucro. Isso significa que as receitas totais se igualam aos custos e despesas totais.
A fórmula para calcular o ponto de equilíbrio contábil é:
- Ponto de equilíbrio contábil (PEC) = Custos fixos ÷ Percentual da margem de contribuição (%)
5. Ponto de fechamento
O ponto de fechamento é o último componente da análise custo-volume-lucro. O resultado indica quando é vantajoso paralisar temporariamente as atividades operacionais.
As indústrias impactadas pela sazonalidade em suas demandas produtivas podem planejar as paradas para as épocas de baixa nos pedidos para reduzir parte dos custos fixos. A fórmula para o cálculo é:
- Ponto de fechamento = Custos fixos elimináveis ÷ Margem de contribuição.
Para que a análise custo-volume-lucro seja precisa, os gestores e sua equipe precisam dominar os conceitos e suas fórmulas para chegar a conclusões assertivas sobre a operação e as melhorias necessárias.
Leia também >>> Planejamento operacional: o que é e como fazer na empresa?
Qual a importância da análise CVL?
A análise CVL é importante porque guia a empresa na avaliação dos custos, despesas, receitas, volume de venda e como as variações desses dados interferem no potencial de lucro da operação.
Dessa forma, os gestores avaliam o quão vantajoso é seguir com as atividades no formato atual e quais melhorias são necessárias para reduzir os custos e enxugar as despesas para permanecer competitivo no mercado.
Afinal, a gestão inadequada do volume de trabalho e dos gastos faz com que as indústrias percam tempo, produtividade e lucratividade, o que pode inviabilizar a operação.
Por fim, a técnica de análise ainda auxilia nos processos de planejamento, gestão e controle empresarial e influencia diretamente nas tomadas de decisão relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa.
Leia também >>> Planejamento estratégico: o que é, objetivo + como fazer
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Agora que você sabe o que é e os principais componentes da análise custo-volume-lucro (CVL), além da sua importância para o sucesso da gestão, pode aplicar a ferramenta para fazer um controle financeiro de alto nível.
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