O tópico ‘ações de Diversidade e Inclusão nas empresas’ já faz parte dos objetivos estratégicos de muitos negócios. A questão também é uma preocupação no local no qual você trabalha?
Um artigo publicado no American Economic Review mostrou que candidatos com nomes associados a pessoas brancas têm 50% mais chances de receber ofertas de entrevista de trabalho do que pessoas com nomes relacionados a pessoas pretas.
Já o artigo ‘Why Many Women of Color Don’t Want to Return to the Office’, publicado na Harvard Business Review, destacou que 81% das mulheres negras da área de tecnologia já sofreram racismo.
Os dados acima dão uma amostra do quanto o mercado de trabalho precisa avançar em relação à Diversidade e Inclusão (D&I). Afinal, uma equipe diversa amplia a troca de conhecimentos, vivências e experiências.
A existência de uma política de contratação abrangente traz o holofote para a empresa, valorizando sua cultura organizacional e o posicionamento de mercado.
Seu negócio precisa de estratégias consistentes de D&I?
Continue a leitura e entenda a importância dessa prática, principalmente se o objetivo for adequar a sua gestão às práticas de ESG. Boa leitura!
Qual a importância da Diversidade e Inclusão nas empresas?
A Diversidade e Inclusão são iniciativas importantes nas empresas porque valorizam a cultura organizacional, tornando-a mais ética, plural e segura. Um ambiente aberto às diferenças ainda encoraja os profissionais a se candidatarem a vagas.
Ao criar um local de trabalho receptivo, sobre o qual os colaboradores falam positivamente, a empresa obtém um retorno positivo em relação à imagem do negócio, alinhando-o às propostas atuais de ESG.
Vale destacar que é fundamental que a D&I chegue a todos os âmbitos da gestão, inclusive, às lideranças. A iniciativa contribui para que as trocas estratégicas tenham pontos de vista diversos, ampliando a visão da empresa nas decisões importantes.
Porém, o caminho é longo. Um levantamento da plataforma Pulses e da startup Nohs Somos, divulgado em 2021, destacou que apenas 10% dos colaboradores entrevistados fazem parte de algum grupo minoritário (raça, identidade de gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência (PCDs)).
Outro ponto importante do estudo é que 50% dos entrevistados afirmaram desconhecer a política de Diversidade e Inclusão da empresa onde trabalham. Ou seja, as iniciativas precisam não só existir, mas ser comunicadas claramente para o público interno e externo.
Uma das especialistas da Pulses, Beth Navas, declarou, em entrevista ao portal G1, que os negócios devem ter indicadores de RH e mensurá-los para acompanhar a evolução das ações de D&I, como:
- Perfil dos profissionais promovidos;
- Comparação de remuneração,
- Índice de rotatividade dos colaboradores minorizados,
- Perfil dos cargos de liderança, entre outros.
Dessa forma, as empresas podem investir em treinamentos internos, criar novas abordagens de recrutamento e seleção, além de divulgar os dados internamente para mostrar a realidade do ambiente de trabalho e as metas estratégicas para diversificá-lo.
Como promover ações de Diversidade e Inclusão nas empresas?
O trabalho é árduo, mas precisa ter um ponto de partida, concorda? Por isso, reunimos algumas sugestões de condutas voltadas para Diversidade e Inclusão nas empresas, que podem mudar o cenário onde você trabalha. Confira!
1. Avalie a realidade atual da empresa
O primeiro passo, antes de promover qualquer ação, é avaliar a realidade atual da empresa em relação à Diversidade e Inclusão. Responda às seguintes perguntas:
- Minha equipe é diversa?
- Quais cargos os grupos minoritários ocupam?
- Existem oportunidades de ascensão iguais a todos os colaboradores?
- A política de remuneração é justa?
Essas são apenas algumas provocações iniciais para fazer uma análise crítica e honesta da posição da empresa, listar pontos de melhoria e planejar ações objetivas com meta e prazo definidos.
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2. Envolva o CEO na pauta
A primeira pessoa que deve se engajar com as ações de Diversidade e Inclusão nas empresas é o CEO, ou os sócios, caso haja mais de uma pessoa no topo da liderança.
É fundamental que o líder valorize a D&I e tenha planos para fomentar o desenvolvimento da equipe, agregando profissionais com diferentes perfis e vivências pessoais e profissionais. Assim, o quadro de funcionários pode ser realmente diversificado.
3. Tenha objetivos estratégicos de D&I
A partir da análise inicial e do envolvimento do CEO, as ações de Diversidade e Inclusão nas empresas devem ser incluídas nos objetivos estratégicos do negócio.
Oferecer oportunidades iguais e um ambiente de trabalho receptivo aos grupos minorizados é uma forma das organizações contribuírem com o desenvolvimento da sociedade.
Um exemplo recente, considerado “reparação histórica” à população negra do país pelo Ministério Público do Trabalho, foi o processo trainee de 2020 do Magazine Luiza, exclusivo para pessoas pretas. Essa foi uma iniciativa forte que comunicou a D&I como um foco estratégico do negócio.
4. Realinhe processos de recrutamento e seleção
Uma vez que as ações de Diversidade e Inclusão nas empresas entram em pauta, é importante realinhar os processos de recrutamento e seleção a esses critérios.
Sua empresa não precisa criar um trainee, mas pode promover vagas específicas para grupos minoritários, dando oportunidades para profissionais igualmente qualificados, mas que têm dificuldade de conseguir oportunidades no mercado.
5. Eduque a equipe sobre as normas de conduta
Cada objetivo e ação de Diversidade e Inclusão nas empresas deve ser comunicado à equipe para alinhar o grupo com os valores do negócio, sua importância e os benefícios da D&I para o crescimento e desenvolvimento da gestão.
Além disso, é fundamental educar is colaboradores sobre as normas de conduta da empresa por meio de palestras, conversas entre equipes, eventos e outras ações, deixando claro as punições em relação à discriminação, bullying e ofensas a colegas no ambiente de trabalho.
ESG: Diversidade e Inclusão
As ações de Diversidade e Inclusão nas empresas são uma parte do trabalho de governança corporativa para que as organizações respondam aos critérios de ESG.
O mercado espera uma evolução, assim como a sociedade apoia oportunidades iguais a todos, tornando ainda mais urgente o posicionamento das empresas.
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