Provavelmente, você já pensou em formas de economizar energia elétrica e pesquisou as oportunidades viáveis. A energia solar compartilhada é uma solução que pode ser bastante útil quando se tem um grupo interessado no mesmo benefício.
Em 2022, a tarifa de energia elétrica fez a conta de luz subir e essa despesa pesou no bolso dos brasileiros. De acordo com informações da Aneel, os consumidores residenciais passam por um reajuste médio de 11,35% no ano. Nove distribuidoras repassaram um aumento igual ou maior que 20%.
A energia solar é uma forma de gerar energia por conta própria e reduzir a despesa com eletricidade, porém fazer o investimento sozinho não é viável para a maioria das pessoas.
Mas, uma das opções para se ter acesso à energia elétrica mais barata é por meio da geração compartilhada de energia solar.
Quer entender como funciona essa alternativa? Continue lendo o artigo e saiba mais sobre essa modalidade de produção de energia.
Boa leitura!
O que é a energia solar compartilhada?
A energia solar compartilhada é uma das modalidades de micro e minigeração distribuída (MMGD) permitidas pela ANEEL na Resolução nº 482. Nesse modelo, um grupo de consumidores (pessoas físicas ou jurídicas) se unem por meio de um consórcio, cooperativa ou associação civil.
O objetivo é dividir os custos para instalação de uma unidade geradora entre os membros e compartilhar a energia elétrica gerada por meio de fonte solar.
Além dessa modalidade, também existem outras opções de geração distribuída que são: autoconsumo remoto, geração no local de consumo e múltiplas unidades consumidoras (voltada para condomínios).
Leia também: O que é geração distribuída? Saiba como produzir sua própria energia elétrica.
Como funciona a energia solar compartilhada?
Para entender como a geração compartilhada de energia solar funciona, é importante saber o passo a passo para formalizar o compartilhamento. Confira:
1. Informe-se como criar um consórcio ou cooperativa
Para que o projeto de energia solar compartilhada dê certo, é importante seguir as regras estabelecidas pela Aneel para fazer a formalização do consórcio, cooperativa ou associação civil.
Uma consultoria jurídica pode ajudar a organizar os detalhes burocráticos exigidos nesse contexto, pois as regras para pessoa física e pessoa jurídica são diferentes.
Nesse cenário, o objetivo é que todos os envolvidos concordem quanto aos objetivos da união, saibam como será o compartilhamento e quais direitos e deveres terão como um grupo.
2. Contate uma empresa de energia solar
Depois de finalizar a etapa 1, o passo seguinte é entrar em contato com uma empresa de energia solar para criar um projeto que atenda às necessidades de demanda de consumo do grupo.
A ajuda especializada também é importante porque os técnicos vão analisar com precisão os requisitos necessários, fazer a regulamentação exigida pela distribuidora e executar a parte técnica de instalação dos painéis fotovoltaicos corretamente.
Outro detalhe importante para a energia solar compartilhada funcionar é que a infraestrutura deve ser instalada em um local diferente das unidades consumidoras. Assim, a energia excedente é compensada para todos.
Vale destacar também que os membros do grupo devem estar todos na mesma área de concessão da distribuidora de energia local. As unidades podem até estar em cidades diferentes desde que todas sejam atendidas pela mesma distribuidora.
3. Estude a possibilidade de financiamento
O investimento individual para produzir energia solar é um dos motivos que inviabiliza um projeto solo.
Porém, escolhendo a energia solar compartilhada, o grupo pode estudar a possibilidade de financiar o projeto, buscando soluções junto aos bancos onde os membros são correntistas.
Ser um consórcio ou cooperativa formalizada, passa mais confiança para as instituições financeiras e também abre oportunidade de participar de programas de financiamento especiais dos bancos.
Afinal, existem muitas instituições que disponibilizam linhas de crédito especiais para projetos de energia solar. Então, vale a pena pesquisar.
Leia também: Como investir em energia renovável? Conheça as possibilidades.
Geração compartilhada de energia solar é confiável?
O processo para executar a energia solar compartilhada é confiável, pois existem leis e regras claras que devem ser cumpridas para que o projeto seja viável.
Então, uma vez que o consórcio ou cooperativa foi formalizado, o grupo de moradores ou de donos de lojas, por exemplo, está resguardado pela lei e, consequentemente, terá deveres a cumprir.
Assim, executar o passo a passo corretamente é o principal para que o investimento valha a pena e também para que a economia seja benéfica para todos.
Por exemplo, o valor que não vai mais ser gasto com energia elétrica pode ser realocado para pagar o financiamento, ajudando a equilibrar as despesas mensais.
Como é um compromisso de longo prazo, é válido formar um grupo com pessoas de confiança e que sejam comprometidas com o objetivo do investimento.
Isso vai evitar que haja problemas em qualquer aspecto sobre o compartilhamento e qualquer violação do combinado vai passar pelo nível jurídico do acordo.
Vantagens e desvantagens da energia solar compartilhada
Entre as vantagens da energia solar compartilhada estão a economia no custo mensal de energia, diminuição de perdas de energia na geração, menos impacto ambiental e abastecimento seguro.
Quando um grupo se une para um objetivo comum, a desvantagem é a falta de compromisso que pode comprometer a eficiência do sistema criado, como a falta de pagamento da estrutura.
Porém, na energia solar compartilhada, o contrato atribui responsabilidades e penalidades claras para os envolvidos, o que garante o compromisso de todos.
Como ter energia solar sem precisar investir?
A energia solar compartilhada não é a única alternativa disponível para quem busca abastecer a sua casa ou apartamento com energia vinda de uma fonte renovável e mais barata.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais ou pela CPFL Paulista, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa e sem precisar se preocupar com consórcios e painéis solares.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa e mais barata que abastecem a rede das distribuidoras. Assim, você recebe a sua conta de luz com desconto todo mês e sem nenhum custo com adesão, sem obras e sem fidelidade.
Faça a sua adesão gratuita e comece a economizar.