Conhecer quais são as fontes alternativas de energia é importante para entender como a matriz elétrica do Brasil pode ser expandida e deixar de ser tão dependente das hidrelétricas e termelétricas.
Por isso, se você ainda não sabe o que é energia maremotriz e como ela é gerada, aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, bem como se essa fonte de energia causa impactos ambientais, quais são suas vantagens e desvantagens, e onde ela é gerada no Brasil.
Confira!
O que é a energia das marés?
A energia das marés é a energia maremotriz, assim chamada pois é obtida por meio das altas e baixas das marés, e das correntes do mar. Por conta disso, a energia maremotriz é renovável e limpa, já que sua fonte nunca se esgota e pouco impacto ambiental é gerado durante sua produção e aproveitamento.
A geração desse tipo de energia é possível porque as marés oscilam por conta da força gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol na Terra. Dessa forma, o nível do oceano varia diariamente e esse movimento é aproveitado para gerar energia elétrica.
Fonte: https://www.oceanoparaleigos.com/post/mar%C3%A9s
Além disso, a energia maremotriz também pode ser obtida por meio das correntes marítimas.
Como a energia maremotriz é gerada?
A energia maremotriz é gerada por meio da transformação do movimento das marés em energia, o que se dá nas unidades geradoras de energia.
São construídas barragens e nas altas das marés a água do mar é captada e armazenada em diques. Quando a maré baixa, a água é devolvida para o mar e passa por uma turbina, a qual entra em movimento e gera a energia elétrica.
Também é possível obter energia maremotriz por meio do aproveitamento das correntes marítimas. Para isso, turbinas são instaladas no fundo do mar para transformar a força dessas correntes em energia elétrica por meio de um gerador.
Quais os impactos ambientais da energia maremotriz?
A energia maremotriz provoca baixos impactos ambientais, porém são pontos importantes de atenção. Por exemplo, a construção das barragens pode causar a modificação da fauna e da flora local.
De toda forma, os impactos não são tão expressivos como ocorre no caso das instalações das usinas hidrelétricas, as quais precisam de uma área alagada muito maior, enquanto as barragens para a geração da energia maremotriz são colocadas diretamente na beira do mar.
Energia maremotriz: quais são as vantagens e desvantagens?
Agora que você já sabe o que é energia maremotriz, vamos mostrar quais são as suas principais vantagens e desvantagens.
Vantagens da energia maremotriz
A principal vantagem da energia maremotriz é que ela é limpa e renovável. Não há a liberação de gases poluentes durante a produção e utilização da energia maremotriz. Além disso, sua fonte é inesgotável, por isso é considerada uma energia renovável.
Outra vantagem é que essa é uma alternativa para a geração de energia em locais em que outras fontes são mais escassas, mas há a possibilidade de aproveitar o movimento das marés.
E mais: essa energia não depende do clima, como é o caso de fontes de energia como a solar, eólica e hidrelétrica.
Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da energia eólica aqui.
Desvantagens da energia maremotriz
Por outro lado, dentre as desvantagens, está o fato de que os locais propícios para a geração desse tipo de energia são muito específicos, já que é preciso que o desnível das marés seja maior do que 5 a 7 metros. Então, há um desafio geográfico para a instalação das barragens.
Além disso, o investimento para a construção dessas barragens é muito alto, enquanto o aproveitamento da energia gerada fica em apenas 20%, o que é baixo. Por consequência, o custo-benefício acaba sendo menor.
E há também outra desvantagem que é o fato do processo de geração de energia maremotriz ser intermitente, pois depende do ciclo das marés, então nem sempre é possível produzir a energia quando necessário.
Onde tem energia maremotriz no mundo?
São poucos os países que fazem uso da energia maremotriz, sendo a usina de Sihwa, na Coréia do Sul, a maior do mundo. Outros exemplos são a usina de Rance, na França, e a usina de Jiangxia, na China.
Onde tem energia maremotriz no Brasil?
O maior potencial para a geração de energia das marés no Brasil se encontra principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, mas ainda é pouco aproveitado.
Há apenas um exemplo nacional: situada no Ceará, a Usina de Pecém é a primeira da América Latina a se aproveitar da energia das ondas.
Há também um projeto para uma usina na barragem no Rio Bacanga, em São Luís (MA), mas que ainda não foi concluído por conta dos altos custos e viabilidade técnica.
Como se pode ver, essa fonte de energia ainda é pouco explorada no Brasil, pois o investimento para a construção das barragens é muito alto para um retorno baixo de potencial energético.
Além disso, a matriz elétrica brasileira ainda é muito dependente das hidrelétricas e termelétricas, de modo que é preciso que mais pesquisas sejam feitas para explorar demais fontes de energia, inclusive a maremotriz.
Quer saber mais sobre outros tipos de geração de energia que existem, fontes e diferenças? Faça o download do e-book “Tipos de Geração de Energia” e conheça cada alternativa e as possibilidades de utilização de cada um.
Conheça o Mercado Livre de Energia
O que você achou das informações sobre o que é energia maremotriz? Apesar de ter pouco impacto na matriz do Brasil, é importante entender como essa fonte de energia funciona, pois ela é uma alternativa importante para diversificar a matriz elétrica do país.
A Esfera Energia é referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente gerenciamos 6% de toda a energia produzida no Brasil, atendemos 75 unidades geradoras e geramos mais de 10 GW de potência.
Além disso, no Mercado Livre de Energia os consumidores podem negociar preço, prazo, volume e forma de pagamento direto com as empresas geradoras ou comercializadoras de energia elétrica.
Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!