Se você ainda não sabe o que é energia eólica é simples de entender: é um tipo de energia gerada por meio da força dos ventos que movimentam turbinas, transformando a energia mecânica em energia elétrica.
A expansão dessa fonte de energia surgiu em um contexto de necessidade de diversificação da matriz elétrica brasileira, considerando a dependência do Brasil em relação às usinas hidrelétricas.
Em períodos de crise hídrica, um sinal de alerta acende no país, e é preciso recorrer às usinas termelétricas para suprir o abastecimento da população. Porém, elas são altamente poluentes, por isso a fonte eólica surge como uma alternativa que também contribui para o meio ambiente.
Considerando a importância da energia eólica, vamos explicar o que é, como a energia é gerada, as vantagens e desvantagens e também como comprar energia gerada por meio dessa fonte.
Confira!
O que é energia eólica?
A energia eólica é um tipo de energia obtida a partir da força dos ventos. Ela é considerada 100% limpa, pois não polui o meio ambiente no processo de geração de energia, e renovável já que tem como fonte um recurso inesgotável.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), relativos aos seis primeiros meses de 2023, a matriz elétrica do país alcançou 193,9 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração, que é obtida pelo trabalho das seguintes usinas em operação:
-
- 52,74% usinas hidrelétricas (UHEs)
- 24,48% usinas termelétricas (UTEs)
- 13,44% usinas eólicas (EOLs)
- 4,93% centrais geradoras fotovoltaicas (UFVs)
- 2,95% pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)
- 1,02% usinas termonucleares (UTNs)
- 0,44% centrais geradoras hidrelétricas (CGHs)
Fonte: ANEEL.
Isso significa que, hoje, a energia eólica no Brasil já é a terceira maior fonte de energia.
Além disso, a fonte eólica é considerada uma fonte alternativa, assim como a energia solar, de biomassa e PCHs, pois complementa o sistema de geração de energia do país e reduz a dependência das usinas hidrelétricas.
Isso é importante especialmente porque em períodos de escassez hídrica os níveis dos reservatórios ficam mais baixos, então é necessário recorrer a outras fontes de energia para garantir o fornecimento para todo o país.
Como a energia eólica é gerada?
A energia eólica é gerada a partir da energia cinética dos ventos que movimenta as pás e ativa os aerogeradores (turbinas). Esse movimento gera energia mecânica, que é transformada em energia elétrica por meio da indução eletromagnética que ocorre em um gerador.
As turbinas são instaladas em regiões mais altas para captar a maior quantidade de vento possível. Os parques eólicos, como é chamado um conjunto de aerogeradores, podem ser criados tanto em terra (onshore) quanto no mar (offshore).
No Brasil, a região que concentra a maior produção eólica é o Nordeste. Até fevereiro de 2023, o país tinha 890 parques eólicos, divididos por 12 estados, sendo que 85% estão no Nordeste, principalmente porque as condições naturais são favoráveis para a geração.
Quais são os tipos de energia eólica?
Os tipos de energia eólica são a onshore e a offshore. A energia offshore é gerada em parques localizados dentro do mar. A vantagem é que o vento alcança uma velocidade maior e constante, pois não há barreiras físicas dentro do oceano, o que favorece o aproveitamento para geração de energia.
Já a energia onshore é gerada em terra. Uma diferença é que, nesse tipo de geração, as pás das turbinas eólicas são menores para garantir que a infraestrutura do parque seja segura e protegida.
Quais os estados brasileiros que mais geram energia eólica?
Os estados brasileiros que mais geram energia eólica são Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Sul, pois abrigam os 10 maiores parques eólicos no Brasil. O destaque fica para o Piauí que possui quatro parques em seu território. Conheça a lista de parques:
- Lagoa dos Ventos, no Piauí;
- Campo Largo, na Bahia;
- Chuí, no Rio Grande do Sul;
- Oitis, no Piauí e na Bahia;
- Rio do Vento, no Rio Grande do Norte;
- Chafariz, na Paraíba;
- Chapada do Piauí, no Piauí;
- Alto Sertão, na Bahia;
- Delta do Maranhão, no Maranhão;
- Ventos de São Roque, no Piauí.
Energia eólica: vantagens e desvantagens
Vantagens:
- É uma energia limpa, pois não emite poluentes na atmosfera no processo de geração de energia
- Sua fonte é um recurso inesgotável e, por isso, é uma energia renovável
- Proporciona a redução da dependência dos combustíveis fósseis
- Permite a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa
- Gera empregos nas regiões onde os parques eólicos são instalados
Desvantagens:
- O vento é muito irregular, então a geração de energia muitas vezes pode ser imprevisível
- Os equipamentos têm um custo expressivo
- É preciso criar um grande parque eólico para comportar os aerogeradores
- Um grande impacto visual e sonoro é gerado para quem mora nos arredores
- Os aerogeradores podem afetar o movimento migratório de aves
Em relação às vantagens citadas, o principal benefício é a contribuição ambiental, já que nenhum gás poluente é emitido no processo e uma fonte inesgotável é aproveitada.
Além disso, ocorre a redução da dependência de combustíveis fósseis, pois hoje as usinas termelétricas são acionadas quando as usinas hidrelétricas estão com reservatórios com níveis baixos.
Tais usinas queimam combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural para produzir energia, processo que libera muito CO2 na atmosfera.
Considerando que hoje as usinas eólicas são a terceira maior fonte de energia do país, elas são ainda mais relevantes considerando a redução da dependência a usinas tão poluentes.
Por outro lado, considerando as desvantagens, o vento é muito irregular, então nem sempre será possível gerar energia quando for necessário.
Por isso, a energia gerada pelos ventos pode ser considerada um tipo de energia “complementar”, pelo menos por enquanto.
Além disso, também há a questão dos custos dos equipamentos, o que causa uma dificuldade para a implantação, assim como é preciso encontrar grandes áreas que tenham muito vento para que os aerogeradores sejam instalados, o que não é uma tarefa muito simples
Como comprar energia eólica?
O setor energético brasileiro é atualmente segmentado em dois “ambientes”:
- Ambiente de Contratação Regulada (ACR): formado por consumidores cativos que têm acesso à energia com tarifas estabelecidas pelo governo e pagam mensalmente pelo serviço de distribuição e de geração de energia. Esse ambiente também é chamado de Mercado Cativo.
- Ambiente de Contratação Livre (ACL): são os consumidores livres que negociam energia no chamado Mercado Livre de Energia e podem encontrar preços melhores do que os normalmente disponíveis no ambiente regulado.
Dessa forma, uma alternativa para adquirir energia proveniente de fontes eólicas é negociá-la no Mercado Livre de Energia. Os consumidores do ACL são os que fazem parte do Grupo A, atendidos em alta ou média tensão (estes últimos estarão autorizados a comprar energia a partir de janeiro de 2024).
Além disso, a migração para o Mercado Livre está aumentando cada vez mais com o passar dos anos. De acordo com a Associação dos Comercializadores de Energia (Abraceel), em 2022, a economia dos consumidores livres nos gastos com energia elétrica bateu o recorde de R$ 41 bilhões.
Os preços para compra de energia no Mercado Livre foram, em média, 49% mais baixos em 2022 comparado ao preço médio praticado no Mercado Cativo.
Faça parte do Mercado Livre de Energia
Ficou interessado? A Esfera Energia é referência nacional em gestão energética no Mercado Livre de Energia. Atualmente, atendemos mais de 200 grupos empresariais e já geramos R$ 470 milhões em economia para os clientes em 2021.
Converse agora com um dos nossos especialistas para saber como economizar até 35% da conta de luz da sua empresa e terceirizar toda a operação de energia elétrica da sua empresa
Além da energia convencional, você pode comprar energia vindas de outras fontes renováveis que contribuem para a ampliação do uso de energia limpa.
Quer conhecer mais dessas fontes alternativas? Clique no banner e faça o download do e-book.