As fontes de energia não renovável ainda têm um papel central na geração de energia elétrica no mundo.
Na Europa, 77% da geração de energia vem do petróleo, do gás natural e do carvão mineral, segundo a Agência Europeia do Ambiente. Nos Estados Unidos, de acordo com o Energy Information Administration (EIA), o gás natural representa 40% da geração e o carvão mineral 23%.
Apesar de ainda dominarem as matrizes elétricas, a descarbonização do processo de geração de energia é a meta atual dos países, pois a quantidade de gases estufa emitida por essas fontes já afetam o meio ambiente, a qualidade do ar e, consequentemente, da vida da população.
É importante ter a dimensão da influência dessas fontes, principalmente para estudar possibilidades de renovar as matrizes e contribuir para um planeta mais sustentável.
Continue lendo o artigo e saiba quais são as principais fontes de energia não renovável, vantagens e desvantagens e como é o uso dessas fontes no Brasil. Boa leitura!
O que é uma energia não renovável?
Uma energia não renovável é aquela proveniente de fontes com recurso finito e, portanto, esgotável em médio e longo prazo. Dessa forma, tende a ter um período limitado de uso já que não se renova continuamente.
O processo de extração e transformação dos recursos provenientes dessas fontes geram gases e resíduos altamente poluentes e prejudiciais à saúde, afetando a qualidade do ar e a temperatura do planeta.
A disputa comercial por áreas abundantes nesses recursos também provoca conflitos políticos e territoriais sérios entre países.
Qual a diferença entre energia renovável e não renovável?
A diferença entre energia renovável e não renovável é que a primeira, como o nome dá a entender, vem de fontes naturais e contínuas, ou seja, que não se esgotam.
Os principais exemplos são: a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a biomassa, a energia geotérmica, entre outras.
Já a segunda, vem de fontes também naturais, porém que possuem uma reserva limitada e não se renovam em curto prazo, consequentemente, tem um período de exploração finito com o agravante de ainda serem poluentes.
Quais são os tipos de energia não renovável?
Os principais tipos de energia não renovável são:
- o petróleo;
- o carvão mineral;
- o xisto betuminoso;
- o gás natural;
- a energia nuclear.
O principal motivo das fontes de energia não renovável serem muito exploradas é porque suas características são conhecidas e o rendimento energético é alto (com poucas perdas e atendendo o uso em larga escala).
Além disso, o processo de extração, geração, distribuição e comercialização emprega várias pessoas que contribuem para a manutenção de toda infraestrutura.
Vantagens desvantagens da energia não renovável
Como todo tipo de recurso, existem vantagens e desvantagens da energia não renovável. Separamos alguns pontos importantes sobre cada aspecto. Confira!
Vantagens da energia não renovável
Infraestrutura mais barata
A implementação e a manutenção exigida para a infraestrutura de extração de recursos baseados em energia não renovável é mais barata e, por isso, é adotada pela maioria dos países. Além disso, o transporte também gera custos menores, o que também contribui para sua utilização.
Alto rendimento energético
As fontes de energia não renovável possuem um alto rendimento energético, por isso, são utilizadas para fazer o abastecimento de energia elétrica em larga escala e atender tanto áreas residenciais quanto os setores da indústria, empresas e comércio.
Gera muitos postos de trabalho
A exploração de energia não renovável gera muitos postos de trabalho desde a extração, passando pela manutenção desses locais, transporte e usinas de conversão em energia e outros subprodutos. Isso contribui para economia local, geração de renda e empregabilidade nos países.
Diversificação de uso
A maioria dos tipos de fontes de energia não renovável é utilizada para a geração de energia elétrica, mas também são:
- matéria-prima para a fabricação de combustíveis (gasolina e diesel);
- fonte para o sistema de aquecimento de casas, aquecimento de chuveiro e acendimento de fogão (gás natural);
- base para fabricação de subprodutos como plástico, parafina, asfalto, entre outros.
Desvantagens da energia não renovável
Gera gases muito poluentes
A transformação do petróleo, carvão mineral e outras fontes de energia não renovável em energia elétrica e outros recursos gera uma grande quantidade de poluentes.
Os gases do efeito estufa (GEE) como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso são prejudiciais à saúde da população além de interferirem no equilíbrio do meio ambiente e na biodiversidade do planeta.
Impactos ambientais sérios
A poluição do ar é um impacto direto da exploração em larga escala das fontes de energia não renovável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 99% da população mundial respira um ar insalubre e poluído com material particulado fino e dióxido de nitrogênio.
Outro impacto sério é o aquecimento global que provoca a elevação da temperatura do planeta, causando desequilíbrios nos climas locais, nos biomas regionais e na vida animal terrestre e marinha.
Perigos de acidente
Os potenciais acidentes que acontecem em zonas onde existem locais de extração e exploração também é um risco que não pode ser eliminado.
O acidente nuclear de Chernobyl em 1986 causa efeitos até hoje. Em 2010, a explosão da plataforma Deepwater Horizon nos Estados Unidos causou o maior derramamento de petróleo da história no Golfo do México.
Esses são apenas alguns exemplos de catástrofes com efeito em longo prazo e que não são contornáveis.
Como é o uso de energia não renovável no Brasil?
No Brasil, as fontes de energia não renovável são usadas para a geração de energia elétrica nas usinas térmicas, representando 15% da matriz elétrica nacional. O acionamento dessas usinas acontece, principalmente, em momentos de crise hídrica no país.
Atualmente, está sendo feita uma mudança do carvão mineral para o gás natural com o objetivo de diminuir a quantidade de gases estufa emitido pelas usinas.
No Brasil também existem três usinas nucleares, duas em funcionamento (Angra 1 desde 1985 e Angra 2 desde 2001) e a terceira em construção. Todas no litoral do Rio de Janeiro.
Mesmo utilizando a energia não renovável como backup do sistema de abastecimento, a matriz elétrica nacional é baseada em fontes renováveis como a energia hidráulica, energia eólica e energia de biomassa. Saiba mais no vídeo abaixo:
Conheça novas possibilidades de abastecimento de energia
Atualmente, o principal objetivo dos países é a descarbonização, trocando e diminuindo o uso de fontes de energia não renovável por fontes renováveis e limpas.
Essa meta também pode fazer parte do seu objetivo seja no uso residencial ou no abastecimento da sua empresa ou comércio.
Para sua casa, se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Faça a adesão e comece a economizar.
Já para as empresas, a Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de negócios em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da empresa. Para entender as necessidades de sua empresa, fale com um especialista Esfera.