Está pensando em instalar um sistema fotovoltaico em casa, mas não sabe a diferença entre energia solar on grid e off grid? Então você está no artigo certo, pois vamos ajudá-lo a entender as duas soluções.
A energia solar é uma das fontes de energia renovável mais populares e acessíveis para consumidores residenciais e comerciais que desejam gerar a própria energia.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os sistemas fotovoltaicos existentes no país já somam mais de 25 GW (gigawatts) de potência instalada.
Isso demonstra a importância da micro e minigeração distribuída (MMGD) como alternativa para economizar nos gastos com energia elétrica e facilitar o abastecimento sustentável de quem está disposto a investir.
Por isso, o tipo de sistema é uma escolha que precisa ser avaliada com cuidado para que a opção instalada permita o máximo de aproveitamento.
Continue lendo e saiba o que são e como funcionam um sistema solar on grid e um sistema solar off grid, as principais diferenças e as vantagens e desvantagens de cada estrutura.
Boa leitura!
O que é e como funciona um sistema fotovoltaico on grid?
O sistema fotovoltaico on grid é aquele em que a estrutura de geração fotovoltaica tem ligação com a rede de energia elétrica da distribuidora.
Essa conexão cria um sistema de geração seguro e permite direcionar o excedente de energia produzido para a rede pública, gerando créditos de energia para o imóvel.
Além disso, à noite, quando a geração é interrompida, a casa continua sendo abastecida pela distribuidora normalmente. No fim do mês, os créditos disponíveis são abatidos da energia utilizada da distribuidora, reduzindo significativamente a conta de luz.
Outro detalhe sobre o funcionamento da energia solar on grid é que o sistema não possui baterias para armazenar energia, consequentemente, o valor de investimento inicial é menor.
Nesse sistema, os painéis fotovoltaicos captam a luz solar e geram uma corrente contínua que é conduzida até o inversor. O equipamento converte a carga em corrente alternada que é compatível com a estrutura elétrica padrão dos imóveis, permitindo o consumo direto.
Leia também: Energia solar compartilhada: o que é e como funciona?
O que é e como funciona um sistema solar off grid?
O sistema solar off grid é o modelo de geração de energia por fonte solar que funciona sem nenhuma conexão com a rede de distribuição local, armazenando a energia produzida em baterias.
As baterias garantem o abastecimento do imóvel quando a geração está baixa, como em dias nublados, por exemplo. E também armazenam o excedente quando a energia gerada não é totalmente consumida.
Por isso, o planejamento de um sistema fotovoltaico off grid precisa ser bem feito e ter a quantidade de baterias necessárias para que não falte energia.
Esse detalhe impacta diretamente o custo do projeto, pois as baterias têm um preço mais alto. Porém, é uma opção útil para casas em lugares remotos e sem rede elétrica próxima.
Como não existe gasto com a distribuidora, a implementação do sistema também resulta em economia.
O funcionamento do sistema off grid é bastante parecido com o do sistema on grid. Depois que os painéis fotovoltaicos captam os raios solares e geram corrente contínua, elas são direcionadas para o inversor que converte em corrente alternada.
Em seguida, a energia vai para a bateria, que é protegida por um controlador de carga, e é distribuída para o consumo no imóvel.
Saiba mais sobre os componentes do kit de energia solar e como o sistema gera energia limpa no vídeo abaixo:
Qual a diferença entre energia solar on grid e off grid?
A principal diferença entre energia solar on grid e off grid é em relação à forma como a energia excedente é gerenciada. No on grid, ela é escoada direto para a rede da distribuidora. Já no off grid, o excedente vai para a bateria que fica no imóvel.
Nos períodos sem geração, como a noite, em dias nublados e chuvosos, a energia da distribuidora mantém as casas com sistema on grid abastecidas, ao passo que, as casas com estrutura off grid precisam das baterias para ter energia elétrica.
Quais são as vantagens e desvantagens dos sistemas on e off grid?
Para facilitar a comparação, vamos falar das vantagens e desvantagens da energia solar on grid e off grid separados. Confira!
Vantagens e desvantagens do sistema on grid
A maior vantagem do sistema on grid é a segurança de que não faltará energia no imóvel independentemente de existir ou não geração, isso por causa da conexão do imóvel com a rede da distribuidora.
Além disso, o sistema de créditos de energia é outra vantagem, pois eles são cumulativos, valem por até 5 anos e ainda podem ser compartilhados com outro imóvel que também esteja no nome do titular.
Por outro lado, uma desvantagem desse sistema é que se houver interrompimento no fornecimento de energia por parte da distribuidora, a casa fica sem energia também, já que não existe armazenamento no sistema on grid.
Vantagens e desvantagens do sistema off grid
A vantagem do sistema off grid é ser independente de outras redes, fornecendo energia de forma ininterrupta para o imóvel. Claro que, para isso, as baterias instaladas precisam armazenar energia suficiente.
A desvantagem é que o custo de um projeto off grid é muito maior, pois as baterias são equipamentos caros, então, é preciso ter isso em mente na hora de escolher.
Qual a melhor opção para a minha casa?
Quem mora em cidades ou em áreas cobertas por distribuidoras têm um custo-benefício melhor optando pelo sistema on grid. Porém, se o objetivo é criar um sistema independente e não houver restrições orçamentárias, é possível implementar o sistema off grid também.
Como já destacamos, a energia solar off grid permite levar energia elétrica para áreas remotas e sem cobertura. Moradores e pequenos empreendedores podem viver ou desenvolver atividades econômicas sustentáveis com o apoio da energia solar.
Conhecendo as necessidades e projetando corretamente a expectativa de geração, tanto a energia solar on grid quanto a off grid são bem aproveitadas em seus respectivos contextos.
Por outro lado, caso você queira economizar na conta de luz, sem precisar investir na instalação de um sistema de energia solar, seja ela on ou off grid, pode aderir à plataforma da Esfera Energia.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais ou pela CPFL Paulista, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa e sem precisar realizar investimentos.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa e mais barata que abastecem a rede das distribuidoras. Assim, você recebe a sua conta de luz com o desconto todo mês e sem nenhum custo com adesão, sem obras e sem fidelidade.
Quer conhecer mais fontes de energia? Baixe o ebook ‘Tipos de Geração de Energia’ gratuitamente e conheça outras fontes de energia renováveis e não renováveis e as vantagens e desvantagens de cada uma.