As grandes propriedades e os pequenos produtores rurais enfrentam um desafio em comum: o alto custo com a conta de luz nas áreas produtivas. Porém, a energia solar na agricultura vem para resolver o problema de forma limpa e sustentável.
Nas áreas rurais, a luz solar vira um insumo essencial para a infraestrutura, seja em áreas de monocultura, agricultura familiar ou de criação de gado e aves.
Em 2023, o Brasil alcançou a 8ª posição no ranking dos maiores geradores de energia solar do mundo, segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).
Por outro lado, mais de 200 mil áreas voltadas para agricultura familiar não têm acesso à energia elétrica, conforme dados do IBGE.
O uso de energia solar na agricultura é uma alternativa viável, principalmente com os incentivos governamentais para ampliar o acesso a crédito, o que permite levar eletricidade de forma sustentável, acessível e com qualidade.
Continue no artigo e entenda como funciona, os benefícios, aplicações práticas e a importância da energia solar fotovoltaica na agricultura.
Boa leitura!
Como funciona a energia solar na agricultura?
A energia solar na agricultura funciona por meio da instalação de painéis fotovoltaicos que transformam a radiação solar em energia elétrica pronta para consumo em diversas atividades, desde a irrigação, aquecimento de água até a secagem de grãos.
Em áreas rurais remotas, sem cobertura das empresas distribuidoras de eletricidade, o sistema de geração solar funciona com o apoio de baterias, que armazenam o excedente de energia.
Dessa forma, o local tem abastecimento elétrico durante o dia e a noite, quando não há incidência solar.
Quando a área tem cobertura da concessionária, existe uma conexão do sistema solar que envia o excedente de energia não consumido para a rede da distribuidora.
Dessa forma, o produtor rural ganha créditos de energia, que compensam os gastos de energia utilizados da empresa de abastecimento local. Ou seja, o uso de bateria depende do acesso à infraestrutura de distribuição de energia.
Assim, com o apoio de uma empresa especializada em projetos de energia solar, é possível planejar um sistema funcional e rentável para garantir o abastecimento permanente e sustentável da área.
Quais são os benefícios da energia solar na agricultura?
O uso de energia solar na agricultura beneficia tanto as atividades rurais quanto a sustentabilidade dos meios de produção. Veja a seguir as principais vantagens do investimento.
Diminuir os custos operacionais
Independentemente do tamanho da propriedade rural, o gasto com energia elétrica é um dos maiores da lista de custos operacionais.
O investimento em energia solar diminui esse gasto, pois o sistema fotovoltaico gera eletricidade por meio de uma fonte renovável e duradoura, que melhora a rentabilidade do negócio.
Melhorar a sustentabilidade da operação
A sustentabilidade é um objetivo e um referencial importante para o sucesso dos empreendimentos rurais. Apostar na energia solar na agricultura fortalece o uso de fontes de energia limpa e, portanto, não poluentes.
Além disso, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, um desafio que os países têm em mãos para frear os efeitos das mudanças climáticas.
Ser autossuficiente na geração de energia
A autossuficiência energética é um benefício estratégico da energia solar, pois os produtores rurais produzem a energia necessária e armazenam ou direcionam o excedente para a distribuidora.
Dessa forma, independentemente de fatores externos, a infraestrutura mantém o abastecimento de energia, o que evita perdas e paralisações do trabalho.
Leia também >>> Autoprodução de energia: o que é e quem pode ser um autoprodutor?
Exemplos de uso de energia solar na agricultura
A variedade de usos da energia solar na agricultura é outro benefício do investimento. Uma propriedade rural precisa de energia para diversas tarefas e, por isso, ter um sistema próprio garante o funcionamento ininterrupto das atividades. Confira exemplos:
• Irrigação: muitos produtores utilizam a água de rios e poços próximos para irrigar a plantação. A energia solar abastece os equipamentos que precisam de energia elétrica para bombear e armazenar água.
• Abastecimento de água: com a automação dos sistemas que levam água para os bebedouros dos animais e reservatórios, a energia elétrica é um insumo essencial para manter a hidratação constante, o elimina tarefas manuais e poupa tempo da equipe.
• Secagem e armazenamento: os secadores solares são aparelhos que secam os grãos antes do armazenamento. O processo faz uma secagem uniforme, o que evita fungos e bactérias e garante o armazenamento seguro.
• Iluminação: a disponibilidade de luz para a sede, estufas e arredores do terreno permite a circulação tranquila e a continuidade do trabalho à noite, quando necessário.
Ventilação de estufas: a temperatura ideal garante o conforto dos animais e a preservação da colheita. Com a energia solar na agricultura, o custo para manter os equipamentos ativos é bem menor.
Qual a importância da energia solar fotovoltaica na agricultura?
As aplicações práticas da energia solar na agricultura reforçam o quanto o investimento pode melhorar a rentabilidade do negócio. O planejamento do sistema, como capacidade de geração e quantidade de placas, garante a cobertura total da demanda de energia.
Assim, apesar do investimento inicial alto, em média, ser de R$ 76 mil, os produtores rurais conseguem uma economia segura em longo prazo com a geração da própria energia.
Além disso, as propriedades com soluções eficientes para reduzir os impactos ambientais valorizam mais, comparado aos que não possuem recursos inovadores.
Esse diferencial ainda aumenta a competitividade no mercado e valoriza a imagem do negócio que pode atrair mais investidores e clientes, o que é fundamental para o crescimento contínuo da operação.
Por fim, a energia solar fotovoltaica na agricultura cresce conforme a necessidade da produção. Assim, se a área de plantio aumenta para acomodar novas culturas, o sistema de geração ganha novas placas para cobrir a demanda.
Conhecer as formas de geração de energia elétrica,além do modelo de compra tradicional, abre novas perspectivas e oportunidades para os produtores rurais economizarem e investirem mais em sustentabilidade.
Quer conhecer outras fontes de geração de energia elétrica? Baixe o e-book ‘Tipos de Geração de Energia’ e conheça a estrutura que regulamenta o setor e protege os consumidores no Brasil.